Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 777 / 2014

01/07/2014 - 09:43:00

SURURU

Ligações perigosas

DA REDAÇÃO

Com o título “Trem Estranho” o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, volta a citar em sua coluna desta semana as ligações entre o senador Benedito de Lira (PP) e o deputado federal Arthur Lira (PP) com o doleiro Alberto Youssef, preso em uma operação da Polícia Federal por diversos crimes, entre eles lavagem de dinheiro, em um esquema que lavou mais de R$ 10 bilhõesSegundo Lauro Jardim – que já havia divulgado que a indicação do então presidente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo [falecido recentemente], havia partido do senador Biu de Lira – são também apadrinhados, pelo doleiro, Pedro Gherardi, o presidente interino, e Jorge Vieira, assessor especial da presidência e superintendente da CBTU em Minas Gerais.Na nota, o colunista destaca que as indicações dos dois dirigentes da CBTU, ”foram dos notórios Benedito de Lyra e Arthur Lira, pai e filho”. Outras indicações feitas para dirigentes da CBTU são as de Alagoas, cujo superintendente Marcelo Aguiar é sobrinho do senador e a do superintendente de Pernambuco.

Traição confirmada

Além de suas ligações perigosas com o doleiro Alberto Youssef, o senador Benedito de Lira confirmou sua ‘traição’ à presidente Dilma Rousseff, de quem recebeu atenção especial na indicação de nomes para cargos de destaque no governo federal e até mesmo em ministérios, através de seu partido o PP. Biu de Lira recebeu o presidenciável Eduardo Campos, do PSB, durante a convenção do partido em Alagoas.

Acredite se quiser!

É incrível, mas é verdade. O ex-prefeito itinerante Cícero Cavalcante, escapou da lista dos fichas-sujas de Alagoas divulgada pelo TSE.  Agora, Ciço das Cachorras, como é conhecido nas bandas do Norte, faz questão de dizer que é um “político ficha-limpa”. 


Capricho da genética

Outro político alagoano que escapou do time dos fichas-sujas foi Ronaldo Lessa. Em compensação, três irmãos do ex-governador integram o listão dos gestores públicos com pendências insanáveis junto ao Tribunal de Contas da União. Se não for coincidência, deve ser capricho da engenharia genética...

Resposta a Dilma 

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), respondeu, por meio de nota, a afirmação de Dilma Rousseff segundo a qual “esperteza tem perna curta”. A declaração da presidente foi feita após o PT perder o apoio do PTB e ceder ao PR para permanecer na aliança à reeleição.“A presidente Dilma tentou firmar-se como líder do País e não conseguiu: faz campanha mais uma vez sob a tutela de Lula. A fama de gestora foi desmentida pela mediocridade do seu governo. Que faxineira é essa que traz de volta ao seu regaço os que haviam sido dele excluído com estardalhaço?”, perguntou Aloysio Nunes.

Mais fichas-sujas 1
Entre os 137 listados pelo TCU como fichas-sujas, por irregularidades no uso de verbas públicas federais em Alagoas, dois são campeões de processos. Francisco José de Oliveira e José Afonso Freitas Melro têm cinco condenações, cada um, na Corte de Contas. O primeiro, mais conhecido por “Chico Douca”, foi prefeito de Batalha. Já Melro é ex-prefeito de Traipu.


Mais fichas-sujas 2
Não é surpresa que na lista do Tribunal de Contas da União entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (24) conste também uma frequente personagem das páginas político-policiais de Alagoas. Trata-se da ex-prefeita de Rio Largo Maria Elisa Alves da Silva, atual vice do prefeito Toninho Lins.


Mais fichas-sujas 3
O ex-prefeito de Maceió Djalma Marinho Muniz Falcão é outro a estar na lista do TCU e com duas condenações.

Extraterrestre

Rogerio Teófilo, primeiro foi cotado para vice do Eduardo Tavares, depois senador do ET e agora não sabe o que vai ser. Foi abandonado e parece mais um Extraterrestre.


Téo pensativo

O que Teotônio Vilela Filho está pensando? Esta é a pergunta chave dos bastidores da politica alagoana. Veio o lançamento do Chapão, com Renan Filho, Luciano Barbosa e Collor. Biu do PP tem como vice o usineiro Alexandre Toledo, do PSB, e parece que fechou para o Senado com o ex-presidente da OAB e democrata Omar Coelho. Téo aposta no “imponderável’ ET. Quem quer ser o vice e senador dessa chapa? As vagas ainda estão abertas.


Calote Ganês 1

Parte da comitiva de Gana fretou a van do microempresário Dinaci Santos, que cobrou 3 mil reais para levar 9 pessoas até a Arena das Dunas em Natal, e cobrou 2 mil reais para trazer 16 ganeses à Maceió.


Calote Ganês 2

O acerto segundo Dinaci, era para receber assim que chegasse em Maceió. Na primeira tentativa os cartões dos ganeses estavam bloqueados, na segunda bloqueados novamente, na terceira foram aos bancos e nada de dinheiro. Ao perceber o calote, prestou queixa. Dos 5 mil reais, recebeu 400 dólares, o que não chega a 1 mil reais, o resto ninguém sabe quando será pago.


Comércio zerado

Por falar em Copa do Mundo, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, garante que Alagoas não ganhou nada, os turistas estrangeiros não vieram para capital alagoana e o comércio só teve prejuízos nos dias de jogo, não vendem nada.


Batendo asas

Fim do governo tucano, as aves de rapina com ninhos no Palácio dos Martírios batem em revoada. Algumas querem deixar os ninhos vazios e a solidão já toma conta de algumas salas e gabinetes.


Rasteira do Lessa

Ronaldo Lessa tentou convencer a família Sampaio a retirar a candidatura de GG, neto de Geraldo Sampaio, do jogo político. O aspirante não arredou pé e é candidato a deputado federal e quer ocupar as bases de Lessa, para desespero do ex-governador. 


Expectativa

Depois do time dos fichas-sujas do TCU, a expectativa agora é pela divulgação - pelo TCE - da lista dos gestores públicos que desviaram recursos do Estado. No listão do TCU estão os que trambicaram com dinheiro federal.  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia