Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 776 / 2014

25/06/2014 - 09:01:00

A Copa e as eleições

JORGE MORAIS Jornalista

O cenário político já está desenhado em relação às próximas eleições. Nacional, a queda nas pesquisas da presidenta Dilma Rousseff, candidata a reeleição, o crescimento de Aécio Neves, e a participação de Eduardo Campos dão uma demonstração clara que a eleição vai para o 2º turno e, caso isso ocorra, a campanha da Dilma não vai ser tão fácil como os petistas imaginam.

Com quase cinco meses para a eleição, Dilma só ganha no 1º turno se Aécio desistir e Campos não empolgar e continuar com um discurso fraco, acreditando que Marina da Silva, sua candidata a vice, vai puxar os votos que conquistou na eleição passada, quando chegou a 20 milhões. Na época, Marina representava o novo e vinha de uma dissidência do próprio PT, onde contava com uma militância própria e defendia, e que ainda hoje defende um projeto voltado para a preservação do meio-ambiente, seu primeiro e único discurso.

 Marina da Silva era na oportunidade, o voto de protesto de pequena parte do eleitor brasileiro de oposição ao Partido dos Trabalhadores, e cansado dos mesmos candidatos do PSDB, como o José Serra. Agora, o processo é outro.

A presidente Dilma vem despencando nas pesquisas, o candidato do PSDB não é mais o Serra, e o terceiro candidato, o Campos, é quem vai garantir o 2º turno. É difícil ganhar, mais atrapalha os planos do governo em relação à conquista do voto para vencer no 1º turno.Como no 2º turno, todos os candidatos e partidos de oposição a Dilma Rousseff estarão juntos, a presidenta vive um momento ruim e, hoje, ninguém garante mais que a sua reeleição são favas contadas.

Com isso, o PT já começa a criar um clima de terrorismo no país, e já está em campo a turma do ganhar a qualquer custo. Com certeza, os escândalos do mensalão, da Petrobras, da Eletrobrás e outros que devem estourar até as eleições, vão prejudicar a campanha da Dilma, mesmo que ela continue fazendo assistencialismo com as muitas bolsas miseráveis distribuídas pelo governo.

Além disso, o que poderia influir no resultado da eleição se o Brasil perder a Copa?Saindo do quadro nacional para a situação em Alagoas, a situação é um pouco diferente. Como na eleição para a Presidência da República, na eleição para o Governo do Estado também serão três candidaturas que despertam a atenção do eleitor. Benedito de Lira (PP), Renan Calheiros Filho (PMDB) e Eduardo Tavares (PSDB).

Tanto para a presidência ou para o governo alagoano, os demais candidatos estarão, apenas, ocupando um espaço e oferecendo um palanque com outros objetivos, como é o caso do PSOL, com Mário Agra ao governo, e Heloisa Helena para o Senado da República.Hoje, as pesquisas apontam dois candidatos ao Governo de Alagoas com mais chances de vitoria: Renan Filho e Benedito de Lira.

No entanto, não podemos desprezar a candidatura de Eduardo Tavares, o candidato do governador Teotônio Vilela Filho, que se não contar com o apoio e os votos do funcionário público, deverá usar as ações do governo no interior para conquistar algum espaço político e levar a eleição para o 2º turno, onde apoiaria a candidatura de Benedito de Lira.A grande verdade é que os presidenciáveis Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos já estão com seus palanques montados, em Alagoas.

Dilma no de Renan; Aécio no de Tavares; e Campos no de Lira, o Biu, que na convenção do seu partido, fechou acordo com o PSB, de Kátia Born e Alexandre Toledo, o PPS de Régis Cavalcante, e o PR do deputado Maurício Toledo, entre outros partidos menores, mesmo com a perda do PSD, de João Lira.

Com a Copa do Mundo no meio do caminho, a campanha começa mesmo para valer depois das convenções partidárias e a copa, em julho. No momento só nos resta torcer pelo Brasil; que as manifestações de ruas virem “marolas”; mas é bom que fiquemos de olho, para que não se percam de vista os passos dos nossos e dos candidatos dos outros.   

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia