Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 775 / 2014

17/06/2014 - 09:36:00

Frente de Oposição acerta últimos detalhes para convenção

Partidos hipotecam apoio à candidatura de Renan Filho e Luciano; Galba faz mistério quanto apoio do PRB

João Mousinho [email protected]

Essa semana a executiva do PMDB em Alagoas anunciou o nome de Luciano Barbosa, ex-prefeito de Arapiraca, como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo também peemedebista Renan Filho. A decisão colocou um ponto final nas especulações sobre o escolhido. A opção pelo nome de Luciano Barbosa teve três motivações pontuais, segundo políticos ligadas ao PMDB. Primeiro, as negativas dos deputados federal e estadual, Givaldo Carimbão (Pros) e Judson Cabral (PT), respectivamente; já que ambos irão disputar suas reeleições em seus atuais cargos.

 Acomodação para chapa proporcional para deputado federal foi outro fator que pesou para escolha de Luciano. O próprio ex-prefeito de Arapiraca garantiu à reportagem do jornal Extra – no encontro que marcou o nome de Renan Filho como candidato ao governo pela Frente de Oposição - que sua candidatura natural seria para deputado federal, pois o município de Arapiraca teria perdido sua representatividade em Brasília com o retorno da então deputada federal, Célia Rocha (PTB), ao comando do executivo do município. O terceiro fator, por fim, seria o alto índice de aprovação de Luciano Barbosa perante o segundo principal colégio eleitoral de Alagoas: Arapiraca.

O ex gestor é conhecido pelas obras e a ideia de modernizar o município. Luciano ainda mantém uma gama de seguidores no agreste e exerce forte influência política na prefeitura. Até aqui os partidos que hipotecaram apoio à candidatura de Renan Filho e Luciano Barbosa foram: PT, PDT, PSD, PTB, PRB, PPL, PSC, PV, PROS, PTdoB, PCdoB e PHS.

O coordenador da Frente de Oposição, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), confirmou que a convenção que irá oficializar a chapa puro sangue do PMDB será realizada na próxima quinta-feira, 19/06. Quem também fez o uso da palavra durante o anúncio de Luciano na chapa da Frente de Oposição foi o deputado estadual Dudu Hollanda (PSD): “Existe um compromisso do PSD com a Frente de Oposição e com o deputado Renan Filho, o ex-prefeito Luciano Barbosa e o senador Fernando Collor. Reuni-me com o presidente nacional do nosso partido, Gilberto Kassab, e ele me pediu para conduzir o processo aqui em Alagoas. Chegamos, enfim, a um entendimento”. 


PRB faz mistério 

Outro partido que pode marchar com a Frente de Oposição é o PRB, que tem em Alagoas como presidente Estadual o ex-vereador por Maceió, Galba Novaes. Vale ressaltar que Galba ainda não bateu o martelo quanto ao apoio à candidatura de Renan Filho, o que tem gerado certo desconforto para alguns caciques políticos. 

O PRB abriga o suplente do senador Fernando Collor, Euclydes Mello, o que poderia comprometer a reedição da dupla para o pleito deste ano caso Galba decida marchar com outro grupo. Há informações de bastidores de que o ex-vereador vem mantendo conversas com o PP, de Biu de Lira, que é pré-candidato ao governo do Estado. Galba estaria interessado em fazer parte de uma coligação proporcional que lhe fosse favorável para se eleger deputado estadual. Quem também é do PRB e confirmou essa semana sua pré-candidatura a deputado estadual no plenário da Câmara de Maceió foi o pastor Marcelo Gouveia. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia