Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 775 / 2014

17/06/2014 - 08:17:00

Abc do interior

A guerra começou

Arapiraca, que possui a segunda maior população do interior e, também, o segundo maior colégio eleitoral, poderá ser vitrine e palco de um verdadeiro festival de baixarias durante o processo eleitoral para eleger o sucessor do governador Teo Vilela. Por sua importância no cenário politico alagoano, a oposição e situação escolheram dois adversários políticos para compor a chapa de vice-governador. 


Briga boa

De um lado, o ex-secretário de Articulação Política de Alagoas, advogado Rogério Teófilo; do outro  o engenheiro e ex-prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, indicado pela chamada frente de oposição com as bênçãos do presidente do Senado, Renan Calheiros.


Não se bicam

Não é segredo não só em Arapiraca como em todo Estado que Teófilo e Luciano não se bicam e não sentam em uma mesa nem para rezar o terço. São inimigos ferrenhos que vão usar toda artimanha que a política oferece para ganhar os votos dos eleitores. Nem que para isso...

De olho na Prefeitura

Mas o eleitor não se engana. Por trás das eleições majoritárias deste ano, está o domínio pelo poder e a cobiçada Prefeitura de Arapiraca, cujos cofres estarão topados de recursos federais para serem investidos em diversas áreas a partir do próximo ano.

Biu na parada

De um lado o todo poderoso Renan Calheiros, apoiando a candidatura do filho Renan Filho e Luciano Barbosa; do outro Teotonio Vilela, meio capenga com os resultados negativos da sua segunda administração, apoiando o desconhecido (pelo menos na política) Eduardo Tavares e Rogério Teófilo. No meio uma figura extremamente habilidosa que age de acordo com as conveniências.Ele mesmo: Biu de Lira.E o eleitor pode apostar. Coisas inimagináveis vão acontecer neste pleito onde com toda convicção vence quem tiver sangue de barata e folego financeiro. E o coro em Arapiraca é um só: “Sai de baixo que o bicho vai pegar”.


Pesadelo em Palmeira

Setenta famílias do Povoado Batingas, em Palmeira dos Índios, estão sendo pressionadas pela Prefeitura Municipal para abandonarem as suas casas. A administração municipal, que usa como uma espécie de interlocutor o vereador Júlio Cesar, alega que na área será construído o Polo Industrial do município. 


Pressão e desespero

O pesadelo das famílias parece que está longe do fim.  São formadas por produtores rurais acostumados com o manejo da terra para tirarem o próprio sustento e que agora estão diante de uma dura realidade com a possibilidade de morarem na zona urbana, em “casas” que são verdadeiros cubículos de 50 metros quadrados e que fazem parte do projeto do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Se isto de fato ocorrer, a própria Prefeitura poderá cometer um ato ilegal, já que as casas só podem ser distribuídas por meio de sorteio.


Moradores resistem

Mas os moradores resistem bravamente e apesar do “jogo de cintura” do “falante” vereador Júlio Cesar, se recusam em preencher um cadastro, como explica a moradora Luzia Oliveira dos Santos.  Segundo ela, apenas cinco famílias fizeram o cadastro e a maioria delas achava que era para o Bolsa Família, já que existem famílias que estão há oito meses sem receber o beneficio.


Pressão total 

Em entrevista concedida a repórter Roberta Gomes Sampaio, do semanário Palmeirense Tribuna do Sertão, Luzia Oliveira disse que a Secretaria de Assistência Social do município, montou uma tenda em uma “pracinha”, localizada logo na entrada que dá acesso ao povoado e levou uma equipe formada por oito pessoas para tentar fazer o levantamento necessário, tanto para que as pessoas possam ter acesso ao programa Federal Bolsa Família, quanto para ter o conhecimento de quantas pessoas residem na área próxima aonde será construído o polo industrial de Palmeira dos Índios.


Atitude estranha

A moradora revelou que estavam presentes alguns vereadores, dentre eles o líder do governo na Câmara Municipal, Júlio César. “Ele (o vereador Júlio César) me pediu que ajudasse a convencer os moradores para preencher o cadastro apenas com as respostas, sem que fosse necessária a assinatura de nenhum morador, pois queriam apenas ter as informações e, a partir daí, buscar soluções para o problema que envolve aquela comunidade e as obras do polo. Recusei na hora. E disse ao vereador do prefeito que não vou abandonar o meu lar”, afirmou.

Abriu vaga

 Com a saída de Luciano Barbosa para disputar as eleições majoritárias, começaram as articulações para lançar um nome para disputar uma cadeira na Câmara federal. Dentre os nomes mais comentados estão do atual vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, e do vereador Tarcizo Freire, que já tinha lançado o seu nome como pré-candidato a deputado estadual.

PELO INTERIOR

... O Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve presente na terça-feira (10) na Convenção Nacional do PMDB onde foi confirmado o apoio da sigla a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).


... Renan comemorou a formação da aliança: “A partir desta convenção histórica, que dá a largada para a vitória de Dilma Rousseff e Michel Temer, o PMDB novamente se integra e se entrega na formulação da campanha, na elaboração do programa de governo e também como parte da aliança programática que disputará a Presidência”.


... A convenção aconteceu no auditório do Senado Federal, em Brasília. Estiveram presentes peemedebistas de todo país, entre eles parlamentares, ocupantes de cargos do executivos e militantes. O vice-presidente Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff discursaram sobre a importância e a força da aliança de ambos os partidos.


... O PSDB reuniu, na terça-feira (10), no sala de eventos do Maceió Mar Hotel, prefeitos, vereadores e as principais lideranças do partido, para apresentar as estratégias para as eleições deste ano. O encontro serviu também para demostrar união da legenda em torno da pré-candidatura do promotor de Justiça Eduardo Tavares, ao Governo de Alagoas.


... Durante as cerca de três horas do encontro, os dirigentes trataram o promotor como candidato efeito da sigla ao Palácio República dos Palmares. O presidente estadual do PSDB, Pedro Vilela, destacou o trabalho desempenhado por Tavares à frente do Ministério Público e da Secretaria de Defesa Social.


... “O Eduardo tem uma capacidade de gestão já comprovada no Ministério Público e, também, no período em que esteve secretário de Defesa Social. Em cerca de dois meses na Pasta, ele alcançou mudanças expressivas, como a queda de 23% nos índices de homicídios da capital e 13% no estado de Alagoas. 


... Para o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e prefeito da cidade de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, o principal desafio do partido, agora, é massificar o nome do pré-candidato e convidar a classe política a se engajar na campanha. 


... “Apostar nessa candidatura é uma forma diferente de encarar o processo eleitoral. Eduardo Tavares é um homem de uma conduta política - não partidária - exemplar”.


... Liberdade de expressão: O presidente do Senado, Renan Calheiros, classificou como insana qualquer tentativa de impor controle à liberdade de expressão no país.


... Para Renan, a simples menção ou pretensão de abolir o direito à liberdade de expressão, a qualquer pretexto, é insana.


... “O único controle tolerável é o controle remoto. E o controle remoto não deve ficar na mão do Estado, mas nas mãos dos cidadãos”, ressaltou Renan.


... A todos, um fim de semana bacana, cheio de paz e saúde. Quanto aos desafetos que detestam o que este colunista escreve, deixo a celebre frase: Para os amigos flores, para os inimigos... É aquela velha história: “Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam”.  Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia