Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 774 / 2014

11/06/2014 - 08:50:00

O Brasil e a Copa do Mundo

JORGE MORAIS Jornalista

A renomada revista FRANCE FOOTBALL traz sempre belíssimas capas, ilustradas com fotos de lances sensacionais, gols, troféus, torcidas celebrando com suas bandeiras, etc. Mas esta semana veio com uma “Edição de Luto”. A edição detona o Brasil e aponta a próxima copa como “O Mundial do Medo”. Onde deveria estar escrito “Ordem e Progresso” foi colocada uma tarja preta.

A reportagem, de 12 páginas, não está liberada no Brasil.Recebi por e-mail uma parte do que é registrado pela revista em relação à copa que diz: Apesar do lema brasileiro “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso. A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil quem procurou a FIFA e fez a proposta.

Que a corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo; que a burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios; que tudo se desenvolve a base de propinas.Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles; que hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada; que o Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política; que o Brasileiro elege jogadores de futebol para cargos públicos.

Nesse caso, cita Romário, hoje deputado federal, que aproveita o descontentamento com a copa para se auto-promover, mas nunca apresentou um projeto de lei sobre saúde ou educação. Sua meta é dar ingresso da Copa para pobre (como se essa fosse à prioridade para um pobre brasileiro). Que o deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será? Em uma de suas músicas ele diz: “Ele é ladrão, mas é meu amigo!”.

Isso traduz bem o espírito do Brasileiro.Afirma ainda a revista: A carga tributária do Brasil é altíssima, maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo. Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA. Há um dito popular que diz que “Deus é brasileiro”.

A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Aparthaid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado da França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.

A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos. Melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. O governo brasileiro acaba de gastar 400 milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os brasileiros.

Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.A revista FRANCE FOOTBALL afirma que não há transporte por trens; que as pessoas rezem para não terem problemas de saúde enquanto estiverem aqui; Vacina contra febre amarela é recomendada. Use repelentes, no Brasil ainda há pessoas morrendo com dengue, malária ou doença de chagas, já erradicadas na França no século XVIII. Faça um seguro de saúde privado antes de chegar ao Brasil.

Médicos privados cobram mais de 100 Euros por consultas de 20 minutos.Que os hospitais públicos são péssimos, comparáveis aos das zonas de guerra. Este texto representa, apenas, uma parte do que a revista destaca em relação à Copa do Mundo. Na próxima semana, trago mais detalhes sobre a matéria que, na visão deles, retrata o que será essa copa no Brasil. Você que acabou de fazer sua leitura, pensa muito diferente do que foi dito pela FRANCE FOOTBALL?     

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia