Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 774 / 2014

11/06/2014 - 08:24:00

Abc do interior

Em defesa do Velho Chico

O dia 03 de junho foi instituído como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Apesar do aniversário do Rio São Francisco ser comemorado apenas em outubro, o objetivo dessa data é alertar a população e o poder público para as questões relacionadas à sobrevivência do rio.A preocupação com a causa fez com que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco criasse uma campanha chamada “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. No site do projeto, é possível conhecer um pouco da história do rio, os problemas que o ameaçam e também fazer parte da campanha escrevendo depoimentos, enviando fotos no Velho Chico e até compartilhando artes e conteúdo do site nas redes sociais.


Campanha no Sertão

O prefeito de Pão de Açúcar, e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Jorge Dantas participou da campanha através do seu perfil no Facebook. “A situação do Velho Chico é realmente preocupante. O rio está muito seco e vai morrer se não puder contar com o nosso socorro, com a nossa solidariedade”, comentou Jorge. 


Está morrendo

Segundo o prefeito, é possível observar essa realidade nas cidades ribeirinhas alagoanas. Em Pão de Açúcar, por exemplo, a cada dia que passa a área de praia fica mais extensa, a navegação mais difícil e a pesca prejudicada.O prefeito também afirmou que a utilização das mídias sociais para divulgar uma questão tão importante como esta é essencial. “A internet já mostrou sua força e escolher um local tão democrático e acessível para realizar essa mobilização é garantia de que outras pessoas abraçarão a causa”, afirma Jorge. 

 Protesto em Arapiraca

Mesmo depois de receber o grupo de empresários do movimento Arapiraca Segura, o governador Teotonio Vilela não convenceu. O exemplo é que a turma vai às ruas protestar e as perguntas são sempre as mesmas: Cadê os 209 soldados que iam ficar na cidade? Onde estão as câmeras de monitoramento; as bases policiais; as reformas nas Delegacias?Ao que parece, pelo menos em termos de segurança, o Governador não está bem na fita.


Silêncio 

Sem respostas, apesar de ter recebido o grupo com honras palacianas, o Movimento vai protestar!


Dando certo

A prefeita Célia Rocha acreditou e o trabalho das mulheres doceiras de Arapiraca parece estar dando certo. Os grupos, incentivados pela Prefeitura, e que se formaram em 7 comunidades rurais, estão com a mão na massa, literalmente. 

Prêmio

A iniciativa está dando resultados e, além de fornecer alimento para a merenda das escolas (uma broa de mandioca deliciosa, por sinal), a turma levou a iniciativa da prefeita Célia a ganhar o prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae. 


Mão na massa

Além dessa vitória a prefeita parece ter acertado a mão e as coisas mais esperadas pela população estão aparecendo. Um exemplo doce está na retomada de obras e na pavimentação das ruas do Centro da cidade.

Comemoração

A prefeita arapiraquense participou do Dia do Líder Comunitário, comemorado em festa, com lideranças de toda a cidade. A receptividade a prefeita contou com o alicerce do deputado Renan Filho. Juntos anunciaram mais e mais obras. “Agora a coisa vai”, disse a prefeita animada com o apoio do político.

PELO INTERIOR

... O texto é do sindicalista Márcio Santana, diretor do Sindicato dos Gráficos: “Uma enorme fogueira foi construída ao longo destes 11 anos, e agora é chegado o momento de saber quem vai realmente pular, ou seja, resolver a situação dos funcionários aposentados da CARHP. De um lado com o estilo “matuto poderoso” a direção da Companhia, e do outro, um tipo bem mais simples o aposentado que tem total convicção de que realmente não pode continuar trabalhando se já está aposentado, porém, é necessário que se pague a ele tudo o que a lei obriga de acordo com a CLT”.


...  “Nesta festa tem dois tipos de “quadrilhas juninas”, uma que já dançou e ainda continua dançando, e outra que sabe que vai dançar, pois com certeza não vai continuar na direção da organização dos festejos”. 


...  “Primeiramente entram no “arraiá” os pares formados por pessoas simples que dedicaram grande parte de suas vidas ao desempenho de suas funções num total de 361 pares, em seguida vem à parte Jurídica que determina através de decisão do Juiz da 6ª Vara do Trabalho, José dos Santos Junior que seja pago multa diária de R$ 2 mil, além de sanções de ordem cível e penal a serem suportadas pelo diretor–presidente da Carhp, como também pagamento de indenizações por danos morais, ora arbitrada em R$10 mil por trabalhador, isso é o que consta no Proc. 1437-25.2011.5.190006, juntando a todos estes processos ainda tem a questão dos Diretores Sindicais que foram demitidos mesmo a Carhp sabendo que todos possuem estabilidade de emprego em seus órgãos, significando mais processos contra a mesma”. 


... Polêmica: O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 20 de maio deste ano, uma Emenda à Medida Provisória 632, que permite que a União arque com o salário do servidor licenciado para exercer mandato em sindicato ou outras associações de classe.


... O mesmo pensamento é defendido pela outra autora do requerimento, Professora Graça, lembrando que um representante de um sindicato tem que está a serviço de sua entidade, não pode permanecer trabalhando, porque iria gerar um conflito nos horários.


... A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou indicação do vereador Edvanio do Zé Baixinho, solicitando à secretaria municipal de Saúde, ampliar o 2º Centro de Saúde, na Baixa Grande, e aumentar o número de médicos naquela unidade.


... Segundo ele, esta reivindicação visa melhorar o atendimento aos usuários que devem ser assistidos pelos médicos, hoje com um quadro bastante reduzido.


... Também foi aprovado requerimento  da vereadora Aurélia Fernandes, solicitando à prefeita Célia Rocha, viabilizar meios para fazer convênio com a Facomar (Federação das Associações de Moradores de Arapiraca), para que os presidentes de associações de bairros possam receber uma ajuda financeira mensal.


... Em sua justificativa, Aurélia Fernandes, ressalta que os presidentes estão no dia a dia com a comunidade e precisam ser remunerados para exercerem suas atividades, porque têm alguns gastos com os trabalhos da entidade.


... Ao mesmo tempo, ela também teve aprovado Voto de Aplauso, pela passagem do Dia do Líder Comunitário, comemorado no dia 30 de maio.


... A todos um ótimo final de semana cheio de paz, saúde e harmonia. Aos desafetos eu não desejo vida longa, como blasfema a péssima música “Beijinho no ombro”. Que vão para os quintos dos infernos. Brincadeirinha. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia