Acompanhe nas redes sociais:

20 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 773 / 2014

04/06/2014 - 10:45:00

MEIO AMBIENTE

Mata Atlântica

Dados divulgados na terça-feira (27) apontam que a Mata Atlântica perdeu 235 km² de vegetação entre 2012 e 2013, aumento de 9% em relação ao último período avaliado (2011-2012).A área equivale a quase seis vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, que fica no Rio de Janeiro, ou ainda a 24 mil campos de futebol.As informações fazem parte do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e a ONG SOS Mata Atlântica.

Hemisfério Norte

As concentrações mensais de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, uma das causas do aquecimento global, superaram pelaprimeira vez, em abril, o limite de 400 partes por milhão (ppm) no Hemisfério Norte, anunciou na segunda-feira (26) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

77 espécies 

O Ministério do Meio Ambiente anunciou no último dia 22 a saída de 77 espécies de animais da fauna brasileira do risco de extinção. A lista foi entregue pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) à pasta, mas só deverá ser oficializada, por meio da publicação de portaria no Diário Oficial da União, no segundo semestre deste ano.O anúncio ocorre em meio a medidas divulgadas pelo ministério no Dia Internacional da Biodiversidade. Entre as espécies que ficarão fora da lista está a baleia-jubarte, encontrada na costa da Bahia e do Espírito Santo entre junho e novembro. A população das jubarte saltou de 500 animais em 1980 para cerca de 15 mil em 2012.

Filhotes de tigre 

Cinco filhotes de tigres de bengala foram apresentados pela primeira vez na segunda-feira (26) no zoológioco Kernhof, no município de St. Aegyd am Neuwalde, na Áustria. Os quíntuplos nasceram no dia 25 de abril e foram batizados com os nomes de Lali, Lela, Lila, Lulu e Obama.Esta é a terceira vez que a tigresa Eder dá à luz. Nas outras duas ela teve trigêmeos e, depois, quadrigêmeos.

Água de igarapé 

Moradores de um condomínio localizado no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de Manaus, foram surpreendidos pela nova coloração de um iga-rapé próximo ao local, na manhã da segunda-feira (26). Residentes da área afirmaram que as águas do afluente começaram a ficar com cor avermelhada por volta das 10 horas. De acordo com o geólogo Fred Cruz, o composto diluído no igarapé tem características industriais.Ao ser acionado, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar disse não ter estrutura para visitar o local.

Preservação da Amazônia

O governo brasileiro, a ONG de conservação da natureza WWF e vários parceiros anunciaram investimento de US$ 215 milhões para a preservação da Amazônia, a serem depositados em um fundo de transição que garantirá, pelos próximos 25 anos, o financiamento dos 60 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs).O fundo, que busca garantir a conservação de mais de 90 áreas protegidas na Amazônia, acontece em um momento no qual novas ações de desenvolvimento ocorrem na região, o que resultou em números maiores de desmatamento no ano passado após anos de baixas recordes.


Ativistas 

A polícia holandesa anunciou na terça-feira (27) a detenção de seis militantes do Greenpeace que se acorrentaram a uma plataforma de petróleo para impedir a saída da estrutura do país para perfurar petróleo no Ártico para a empresa russa Gazprom.“Foram detidos porque se recusaram a abandonar a plataforma, apesar de uma ordem da polícia”, afirmou o porta-voz da força de segurança, Koss Venema.O Greenpeace anunciou que os seis militantes permaneciam detidos, mas que a organização não tinha conhecimento das acusações.

Fukushima

A companhia responsável pela usina nuclear de Fukushima começou a fazer no dia último dia 21 um despejo controlado de água com baixos índices de radioatividade no mar, um método que passará a utilizar regularmente para reduzir o acúmulo de líquido contaminado na central. A primeira descarga feita foi de 560 mil litros, informou a Tokyo Electric Power (Tepco).

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia