Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 772 / 2014

28/05/2014 - 07:07:00

Meio Ambiente

Fiscalização Preventiva 

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), com técnicos de 13 diferentes órgãos, policiais militares e a marinha, teve início no dia 19, na cidade de Penedo. Trata-se de uma grande operação na região do Baixo São Francisco. Na noite do dia 18, foi realizada a reunião inaugural que apresentou o planejamento operacional das ações que serão realizadas até o dia 30, quando haverá uma audiência pública. O objetivo da operação é percorrer os municípios daquela região e verificar as condições do comércio e armazenamento de agrotóxico em estabelecimentos comerciais e indústrias;saneamento básico - qualidade do abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, geração de resíduos sólidos e abate de animais; poluição, ilegalidade e irregularidade de extração mineral, crimes contra a flora, crime contra a fauna e ocupação irregular de áreas; combate a pesca predatória e segurança no transporte fluvial no Rio São Francisco; e irregularidade no transporte e revenda de produtos perigosos.

Mês do Meio Ambiente

O Mês do Meio Ambiente, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), foi iniciado e segue até o dia 16 de junho. Esse ano está sendo reconhecido o trabalho interno e a estruturação do órgão, responsável pela política ambiental no estado. Entre as atividades previstas para acontecer estão palestras de educação ambiental, barco-escola especial, passeio ciclístico e entrega do prêmio destaque ambiental. A Coordenação de Meio Ambiente nasceu em 30 de dezembro de 1975. No dia 16 de maio de 1988 nasceu o IMA, como uma autarquia estadual, com personalidade jurídica de direito público, com autonomia patrimonial, financeira, operacional, jurisdição em todo o território alagoano e uma grande responsabilidade: executar a política estadual de meio ambiente e fazer cumprir o que determina a legislação ambiental.

652 empresas 

Autoridades da capital chinesa multaram 652 instalações industriais por violação de regulamentos sobre meio ambiente nos primeiros quatro meses do ano, enquanto intensificam esforços para combater a poluição. A qualidade do ar em Pequim tem sido objeto de grande atenção desde janeiro do ano passado, quando uma espessa névoa pairou sobre a cidade alarmando seus moradores.

Cabo de aço

Uma equipe de biólogos marinhos libertou na última quinta-feira (15), na costa de Santa Barbara, no estado da Califórnia (EUA), uma baleia-jubarte que estava com cabo de aço de uma armadilha para caranguejos preso em sua cauda. Segundo a bióloga Peggy Stap, por causa da armadilha de mais de 130 quilos, o mamífero marinho não conseguia mergulhar para se alimentar. 

Estudantes visitam IMA 

Um grupo de quinze alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus Santana do Ipanema, visitou na manhã do dia 19 o Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na ocasião, os estudantes conheceram o jardineto do IMA e o Herbário MAC. A professora Erivânia Virtuoso, que leciona a disciplina de Botânica Sistemática, falou sobre a necessidade desse tipo de aula de campo. “Aqui, os alunos têm a possibilidade de conciliar, na prática, as informações que discutimos em sala de aula. É a chance de conhecer uma grande diversidade biológica dentro de um mesmo lugar”, comentou. Ela disse também que “o Herbário do IMA é uma referência. Na Uneal não temos um local específico como este para nossas atividades. Tenho alunos que já manifestaram interesse em desenvolver estudos que só serão possíveis porque existe este local de pesquisa”, revelou.


Acordo climático

Um dos desafios da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), prevista para dezembro em Lima, no Peru, será criar as bases para um novo acordo sobre o tema em 2015, que deve ter resultados por volta de meados do século, afirmou Christiana Figueres, secretária-executiva das Nações Unidas para o clima.A costa-riquenha destacou que os efeitos de um novo acordo “poderiam ser vistos a partir de 2050, mas para poder chegar a isto, temos que começar a dar os passos agora”. A vigésima Conferência das Partes convocará no Peru representantes de 194 países que tentarão costurar o novo pacto para reverter os efeitos da industrialização sobre o clima.

Cultivo de planta

Cada folha de qat mascada pelos iemenitas, grandes adeptos desta droga estimulante, aumenta a sede em um dos países mais áridos do mundo, onde o cultivo do arbusto absorve metade de seus recursos aquíferos. As plantações de qat (ou khat) demandam muita água, mas se estendem de forma incontrolável em um país devastado pela pobreza e a violência.

CO2 na Amazônia

Um grupo de cientistas de mais de 20 instituições de todo o mundo irá medir o impacto sobre a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, se o planeta chegar a ter 30% mais dióxido de carbono (CO2) do que atualmente.O experimento, lançado esta semana, contará com torres que vão emitir CO2 em áreas de floresta densa. Essas plataformas serão construídas em uma região ao norte de Manaus, no Amazonas. Sensores e observações de campo irão avaliar a reação das árvores quando forem submetidas a uma concentração de dióxido de carbono de 200 partes por milhão (ppm) mais elevadas que as atuais 400 ppm, que já é o nível mais alto registrado.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia