Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 772 / 2014

27/05/2014 - 16:24:00

REPÓRTER ECONÔMICO

JAIR PIMENTEL - [email protected]

Suas compras

Casal que conversa civilizadamente sobre o orçamento doméstico, dividindo as despesas, anotando tudo que ganha e gasta, além de reservar uma parte para a caderneta de poupança, vive tranquilamente, sem brigas, sem ressentimentos. Mas deve cumprir à risca, não deixando de anotar qualquer gasto que faça, até mesmo o pão diário. Um fica encarregado dessa tarefa do dia a dia e o outro acompanhando tudo. Ao se dirigir a um supermercado para as compras da semana, quinzena ou mensal, vai apenas um, que deve ser o mais disciplinado. O outro fica em casa. A lista de compras é essencial. E só deve comprar mesmo o que estiver anotado. Nada de compra por impulso. Mesmo sendo uma promoção. O tempo livre é importante. Não deve ir com pressa, mas com tempo suficiente para pesquisar preços. 


Marca

Uma dica importante, é trocar de marcas. Muitas vezes você usa uma marca de sabão em pó por anos. De repente ver um similar na prateleira com um preço menor e com a mesma composição. Não conte conversa: coloque no carrinho e comprove que fez o mesmo efeito. 


Na balança

Ao comprar um produto que é pesado, preste atenção se a balança fica num local realmente fixa e atente para o peso e preço. Em casa, se tiver balança, pese novamente. É uma outra tarefa que você deve cumprir. 


Preço

A etiqueta de preço deve se encontrar no próprio produto ou na prateleira. Atende para os valores. Pode também ver os demais produtos, com a mesma marca e checar se realmente os valores estão iguais. Muitas vezes pode ocorrer de ter diferença entre o que se encontra na frente e o de trás. 

Pagamento

Na hora de pagar no caixa, vá prestando atenção na tela, do valor exposto no produto e o que foi colocado. Essa operação requer muita paciência. Se houver algum engano do  funcionário, re-clame e peça para registrar o valor correto.

 
Em casa

Ao chegar com as compras, antes de guardar no armário, vá conferindo produto e preço através da nota e ainda da lista que levou. Faça o comparativo com a compra anterior. Constate quais os produtos que se encontram com o mesmo preço e os que aumentaram. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia