Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 771 / 2014

20/05/2014 - 19:03:00

Abc do interior

Arrogância e desrespeito

A direção da Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais do Estado de Alagoas – Carhp, vem agindo com perseguição a dirigentes sindicais, desrespeito e infringindo todos os artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que envolve direitos dos trabalhadores.Só pra lembrar, foram demitidos  do Sindicato do Setor Agrícola (SINDAGRO),  o tesoureiro e o secretário geral. Ao que parece, foi uma espécie de “recado” do órgão público para todos os Sindicatos que representam trabalhadores no governo de Téo Vilela.

Comprometeu

Pelo andar da carruagem, o presidente da Carhp, Élcio Oliveira Tenório de Lima, foi orientado por sua diretora jurídica Rosimary Francino Ferreira Freitas, a promover um verdadeiro “festival” de demissões, fato que comprometeu diretamente setores ligados a diversas áreas, dentre elas a gráfica, turística e agrícola.


“Indústria de processos”

Agindo com arrogância e desrespeito aos trabalhadores, a direção da Carhp provocou uma “indústria” de processos trabalhistas, já que os Sindicatos estão sendo forçados a defender os direitos de 722 servidores que foram demitidos.De acordo com o presidente do Sindicato do Setor Público Agrícola, Péricles Gabriel, a Carhp agiu ilegalmente ao dispensar funcionários aposentados sem o integral pagamento de verbas rescisórias, incluindo a integralidade dos depósitos de FGTS,acrescidos de 40%, não respeitando os prazos previstos no artigo 477, 6º, da CLT.

Prejuízos para o Estado

Péricles Gabriel lembrou que de acordo com a decisão do juiz da 6ª Vara do Trabalho, José dos Santos Junior, o não cumprimento dos direitos dos trabalhadores vai gerar prejuízos para o Estado de Alagoas. Serão aplicadas multas diárias por trabalhador demitido de R$ 2 mil, além de sanções de ordem cível e penal a serem suportadas pelo diretor-presidente da Carhp, como também pagamento de indenizações por danos morais, ora arbitrada em R$ 10 mil por trabalhador. “Assim é o que consta no proc. 1437-25.2011.5.19.0006”, disse o líder sindical. 


Batalhão de advogados

Ele revelou que as ações por parte dos sindicatos serão ajuizadas individualmente. “Pelo jeito, a Carhp, terá que contratar um batalhão de advogados e pessoal de apoio, fora a legião de amigos que já foram requisitados”, completou Péricles. 

Maragogi

Após aprovação da lei pelos vereadores, foi criada uma nova secretaria municipal em Maragogi, a de Comunicação Social. A pasta é responsável pelo assessoramento e divulgação de todos os atos do governo municipal, com o intuito de levar o nome de Maragogi para os mais diferentes meios e veículos de comunicação.


Diálogo permanente

Para avaliar os trabalhos já desenvolvidos e montar estratégias de divulgação das próximas ações, o Prefeito Henrique Madeira se reuniu com a equipe da secretaria. A reunião que contou com a presença do publicitário Paulo Detone, do  web designer e fotógrafo Lucas Victor , do radialista Assis Lima e da secretária de comunicação Elaine Rafaella, serviu para promover um diagnóstico dos trabalhos e planejar ações para que a Prefeitura possa dialogar ainda mais com a sociedade. 

Aproximação

Na ocasião, a secretária de comunicação exaltou a importância do órgão. “Estamos em uma nova etapa da gestão do Prefeito Henrique Madeira, onde um dos principais intuitos é promover uma aproximação do cidadão com as realizações da Prefeitura. Além disso, nossa equipe irá fornecer todas as informações necessárias de ações pertinentes ao município, para facilitar o trabalho dos veículos de comunicação do Estado, garantindo assim que seja realizada a divulgação de todas as ações desenvolvidas pelo município”, destacou Elaine Rafaella.


Pão de Açúcar

Na terça-feira (13), no Auditório João Lisboa, foi realizado o I Seminário Municipal de Educação Inclusiva, que tem como proposta um estudo em torno de temáticas necessárias para o reconhecimento do professor, objetivando avançar na busca de inclusão de pessoas com deficiência.


Seminário

A realização do evento é da Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Educação Especial. O Seminário está previsto para encerrar às 17 horas e o público alvo é: pais, diretores, coordenadores pedagógicos, professores do AEE, professores da Rede, CREAS, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, CAPS, ADEFAL, PSE, NASF e Assistência Social.


Inclusão dos alunos

Outro objetivo do evento é contribuir com o processo formativo da equipe Pedagógica e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), relativo às diversas áreas de atuação na Educação Especial, na perspectiva de favorecer a inclusão de todos os alunos.

PELO INTERIOR

... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), iniciou na segunda-feira (12), a primeira exposição de seus artesãos no hall do Arapiraca Garden Shopping, no bairro Santa Edwiges.


... A mostra segue até o próximo domingo (18) e conta com as obras dos artistas do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, além das peças dos artistas plásticos Cícero Brito e Rafael Siqueira.


... Para a servidora pública Luciene Eulália, a exposição contribui para que os artesãos possam exibir seus trabalhos fora do Mercado do Artesanato, dando maior visibilidade aos produtos e maior potencial de vendas.


... “Uma grande oportunidade de mostrar a todos o que há de melhor no artesanato arapiraquense. Esses artistas merecem lugares de grandiosidade semelhante ou até maior que o shopping. Excelente ideia expor aqui!”, afirma a servidora pública.


... Dentre os produtos expostos, dá-se destaque às peças advindas do crochê, biscuit, estampas em camisas, bonecas de pano e bolsas feitas manualmente.


... Segundo informou a expositora Iolanda Costa, a oportunidade de exibir o material em um grande centro comercial, abre as portas de outros estados para que tanto haja compras por outros públicos, quanto para a exposição em outros ambientes.


... Começou no último dia12, a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento seguiu até a quinta-feira, 15, e contou com a participação de 50 prefeitos alagoanos. 


... Nos últimos anos a Marcha tem atraído mais de 5 mil participantes. Em 2014 a novidade é o novo local do evento: o Centro Internacional de Convenções do Brasil.


... Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o evento é o palco mais importante e legítimo para a discussão dos problemas municipais. 

... Da pauta prioritária, Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, destaca a definição sobre a distribuição dos royalties de petróleo e o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


... Aos leitores um excelente final de semana com paz, saúde e harmonia. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia