Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 770 / 2014

13/05/2014 - 17:48:00

REPÓRTER ECONÔMICO

JAIR PIMENTEL - [email protected]

Esperar para plantar

O meteorologista Carlos Molion, da Universiade Federal de Alagoas, pede cautela aos agricultores para iniciar o plantio de lavouras, afirmando se for plantar agora com as chuvas da semana passada, corre o risco de perder tudo, com a provável parada de novas chuvas, orientando ainda que se deve plantar lavoras que exijam um consumo menor de água para se desenvolver. Sua dica é plantar sorgo numa área reservada e não somente o milho. O sorgo pede menos água e tem todos os nutrientes necessários para alimentar animais. Um relatório recente da Reunião de Análise e previsão Climática para o Nordeste, que abrenge o período entre os meses de maio e junho de 2014, aponta a previsão de chuvas para todo o Estado com probabilidade de 40% acima da média e 25% abaixo do normal. O quadro é animador para todos aqueles que lidam com a terra. 


Orgânicos

A dica da coluna para quem mora em casa com espaço suficiente para plantar, cultivar uma horta, somente com adubo orgânico, preferencialmente humus de minhoca. Terá um alimento saudável, excelente para prevenir vários tipo de doenças. É só adquirir as sementes e iniciar o plantio nos próximos dias, com a chegada da estação chuvosa. 


Presentes

O Dia das Mães, é o segundo mais festejado pelos lojistas (depois do Natal). As promoções são muitas, mas o consumidor tem que pesquisar antes de comprar, optando ainda pela compra à vista, com um bom desconto. Nada de crediário de loja ou mesmo cartão de crédito parcelado, onde pagará juros, taxas diversas e multas, se atrasar. 

Custo de vida

A inflação de seu bolso é muito maior do que a oficial, anunciada todos os meses pelo governo, com base em pesquisa de preços. Assim, esqueça os números e pesquise você mesmo, só comprando quando tiver certeza de que fez alguma economia. Também não é preciso ficar estocando alimentos. Até porque eles se estragam com o tempo e perdem a validade. 


Marcas

Troque de marcas, focando apenas no preço. Se determinado alimento ou material de limpeza e higiene, estiver com um preço inferior ao que você sempre comprou, não conte conversa, coloque no carrinho e pague, com a certeza de que egiu economicamente correto. 


Cheque

Esse instrumento de pagamento vem ficando cada vez mais em desuso. O dinheiro de plástico (cartão de débito) é o que mais cresce. Você deposita seu dinheiro no banco e vai comprando,pagando com ele. Evita andar com dinheiro em espécie para o caso de ser assaltado e compra sempre à vista, com descontos especiais. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia