Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 768 / 2014

29/04/2014 - 10:03:00

Meio Ambiente

Instituto do Meio Ambiente

No dia 16, diretores do Instituto do Meio Ambiente (IMA) receberam membros do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro faz parte da agenda programada pelo Movimento durante o mês de abril, chamado de Abril Vermelho, quando eles realizam uma série de manifestações e discussões políticas sobre a situação do movimento no estado e no Brasil. Durante a reunião, os militantes solicitaram análise da situação de licenças ambientais de alguns assentamentos localizados nas cidades de Atalaia e Joaquim Gomes. O grupo requisitou ainda uma visita de representantes do IMA aos assentamentos para vistoriar as áreas que ficam próximas aos locais. Os representantes denunciaram que em alguns deles crimes ambientais, como queimadas e desmatamento, estão sendo praticados, inclusive em Áreas de Preservação Permanente.

Corte ilegal de árvores

A política do governo do Peru para proteger as florestas do corte ilegal de madeira há 14 anos provocou, de forma indireta, um saque de recursos em larga escala, de acordo com estudo publicado na revista “Scientific Reports”.Os pesquisadores do Centro de Direito Ambiental Internacional em Washington asseguram que o corte ilegal é uma “praga” na bacia do Rio Amazonas, paraíso da biodiversidade e de espécies de madeiras preciosas como o mogno e o cedro.


’Carona’ a salmões

A seca recorde que atinge o estado norte-americano da Califórnia tem forçado as cidades a racionar água e os agricultores a vender o gado.Mas também ameaça milhões de salmões que vivem na região, que não encontram fluxos suficientes de água nos rios para seguir o caminho rumo ao Oceano Pacífico.Por isso, pescadores e governo estão “dando carona” a 100 mil peixes desta espécie com a ajuda de barcos e caminhões equipados com tanques de água. 

Hotel de luxo

Camas confortáveis com lençóis macios, música ambiente, massagem relaxante com produtos à base de lavanda, menu gourmet, serviço de motorista. Mimos como esses, disponíveis em hotéis de luxo pelo mundo, agora estão sendo oferecidos também para um novo tipo de hóspede: os gatos.É essa a proposta do Meadow Cat Hotel, um novo “hotel-boutique para gatos” inaugurado na região de Cornwall, na Inglaterra.

Inseto fêmea

Cientistas japoneses afirmam ter descoberto no Brasil um inseto fêmea com pênis. Esta é a primeira vez que especialistas identificaram um animal do sexo feminino que também carrega o órgão masculino.Já os machos possuem aberturas parecidas com vaginas e são penetrados pela fêmea, que suga esperma e alimento (fluidos seminais nutritivos).O acasalamento dura de 40 a 70 horas, relatam os pesquisadores na revista “Current Biology”.

Antigo ancestral 

Paleontólogos descobriram o mais antigo ancestral dos herbívoros terrestres, com 300 milhões de anos. O espécime ajuda a esclarecer o aparecimento dessa forma de alimentação no mundo animal, determinante para a evolução do ecossistema terrestre atual.O fóssil parcial deste animal, denominado Eocasea martini, que tinha menos de 20 centímetros de comprimento, representa “o primeiro vínculo entre os carnívoros e os herbívoros”. 


Fósseis vivos’

Os tubarões modernos não são “fósseis vivos”, réplicas de seus ancestrais pré-históricos, tendo evoluído significativamente ao longo de milhões de anos para desenvolver seu desenho característico, revelou no dia 16 um estudo que contesta uma hipótese até hoje considerada um consenso.O recém-descoberto fóssil do crânio de um ancestral comum a todos os vertebrados com mandíbula, semelhante ao tubarão, reforça a evidência de que um esqueleto ósseo, e não cartilaginoso, era o protótipo.


Degolados

O Centro de Reprodução e Resgate do Pinguim de Humboldt do Peru denunciou na segunda-feira (21) a morte de cinco aves, que foram degoladas e tinham perfurações no pescoço, na praia de Media Luna do distrito de Puerto Eten, na região de Lambayeque, no norte do país.O responsável pelo centro de resgate, Guillermo Baigorria, declarou ao “Canal N” que um dos pinguins mortos estava no ninho e acrescentou que “quem fez isto tem um afã subalterno (ordenado por terceiros)”. “Não consigo pensar outra coisa”, continuou.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia