Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 767 / 2014

23/04/2014 - 08:30:00

Meio Ambiente

Mudança climática 

A terceira e última parte do quinto Relatório de Avaliação feita por cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que são necessárias mais ações para cortar as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento do planeta a 2ºC até 2100. Segundo os cientistas, é preciso abandonar os combustíveis fósseis poluentes e utilizar fontes mais limpas para evitar o efeito estufa, que poderá provocar um aumento da temperatura do planeta entre 3,7ºC e 4,8ºC antes de 2100, o que seria um nível catastrófico.

Cerejeira ‘espacial’ 

Monges budistas e cientistas japoneses se surpreenderam com o crescimento rápido e o florescimento precoce de uma cerejeira procedente do espaço.A árvore, de apenas quatro anos, floresceu em abril, seis anos antes do previsto. Não é um exemplar qualquer, ela protagonizou uma odisseia espacial.

Ciclone Ita

Milhares de lares continuavam sem água ou luz no domingo (13), principalmente na cidade de Cooktown, no estado australiano de Queensland, o mais afetado pela passagem do ciclone Ita, que atingiu todo o litoral próximo da Grande Barreira de Corais. A tempestade perdeu potência e, de força 4, caiu para 1 ao chegar em terra firme, mas prosseguiu com ventos fortes, chuvas e ondas que provocaram danos em todo o litoral afetado.Até o momento, no entanto, não há registro de vítimas ou grandes danos materiais.


Jatos militares

Uma experiência científica realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas-das-frutas foto) são capazes de mudar o curso de seus voos em breve frações de segundos, de modo semelhante à mudança súbita de trajetória que é feita por caças militares.


Carne infectada 

Um leão de um zoológico húngaro morreu depois de comer carne infectada com antraz, proveniente de uma fazenda próxima, na região leste do país, de acordo com informações divulgadas na quinta-feira (10) pela agência de notícias nacional MTI. Citando a autoridade veterinária local, a MTI informou que a carne infectada veio da aldeia de Esztar e foi enviada ao zoo de Debrecen.Tartaruga amputadaUma nadadeira artificial desenvolvidas por um estudante de design industrial possibilitaram que uma tartaruga-verde com as patas esquerdas amputadas voltasse a nadar livremente.A tartaruga Hofesh - nome que significa “liberdade” em hebraico - foi resgatada com ferimentos no Mar Mediterrâneo pela equipe da organização israelense “Sea Turtle Rescue Center”. As patas esquerdas tiveram de ser amputadas, o que a tornou incapaz de nadar.


Contra extinção

Paul Goldstein está acostumado a fotografar animais em seu próprio habitat. Mas nesse trabalho, o fotógrafo especialista em vida selvagem mudou de posição e ficou na frente das câmeras.O ensaio, feito ao redor do mundo, é parte de um movimento para denunciar a extinção de várias subespécies de tigre.


Água radioativa

Cerca de 203 toneladas de água com alto teor radioativo da usina nuclear de Fukushima, no Japão, foram despejadas por erro a instalações que não estavam preparadas para coletar este vazamento, segundo confirmou nesta segunda-feira a operadora da central.O vazamento é parte de água usadas para refrigerar os reatores 1, 2 e 3 da unidade, que habitualmente é levada para depósitos antes de ser processada para reduzir sua contaminação radioativa, segundo disse à Agência EFE um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco).

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia