Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 767 / 2014

23/04/2014 - 07:58:00

Abc do interior

Rombo em Viçosa

Uma auditoria realizada pela Previdência Social constatou um “rombo” de R$ 7 milhões no Instituto de Previdência daquele município. Preocupada com o problema, a presidente da Câmara Municipal, Micheline Fernandes (PV), cobrou explicações do prefeito do município Flaubert Torres (Pros) e pediu, durante pronunciamento na Casa, uma investigação minuciosa de órgãos fiscalizadores. 


Auditoria

De acordo com a vereadora, a auditoria foi realizada no instituto de previdência do município. “Foi descontado dos servidores determinado valor e não foi repassado ao órgão”, revelou Micheline que quer saber onde foi parar o dinheiro. “Isso é improbidade”, atesta, para afirmar que não pretende ser conivente com situação que ela considera grave.


Sumiu

Micheline Fernandes adiantou que existem informações de que R$ 7 milhões simplesmente sumiu do Instituto da Previdência Municipal. Sem conseguir respostas da prefeitura, Micheline Fernandes encaminhou denúncia ao procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá e à Comarca de Viçosa.Pelo jeito, essa história ainda vai dar muito que falar.Com a palavera, o prefeito de Viçosa.

Turismo religioso

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, na noite de terça-feira (15), o vereador Fabiano Leão, fez um veemente apelo para que a realização da Encenação da Paixão de Cristo, no Morro da Massaranduba, deixe de existir. De acordo com o parlamentar, Arapiraca hoje está órfã de turismo religioso, onde as pessoas deixam a cidade neste período para viajarem para o litoral alagoano. Fabiano fez um apelo aos dois deputados estaduais por Arapiraca - Ricardo Nezinho e Severino Pessoa, como também a prefeita Célia Rocha, para que juntos possam resgatar o evento religioso.

Idealizador

Durante pronunciamento na tribuna daquela Casa, Fabiano Leão  lembrou do seu pai, o ex-deputado Demuriez Leão que foi o idealizador da peregrinação que já acontece a várias décadas, tornando-se hoje, com um ponto turístico religioso da cidade.


Brisa do lago

“Trazemos a vocês uma brisa de coragem, de empreendedorismo, de solidariedade”. Com esta afirmação, o espanhol Arturo Jordan Goni, diretor técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), pontuou os benefícios levados para os moradores do conjunto habitacional Brisa do Lago, em Arapiraca.


Lançamento

Na terça-feita (15), houve o lançamento do projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST), uma parceria entre Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura de Arapiraca para fomentar as políticas públicas para aquela comunidade e região vizinha.


Em Brasília

“A prefeita Célia Rocha [PTB], que está em Brasília em busca de recursos federais para Arapiraca, se preocupa demais com a Brisa do Lago. É tanto que aqui já há creche, uma Escola de Tempo Integral, um CRAS [Centro de Referência em Assistência Social] e uma base comunitária da Polícia Militar. É notório o compromisso da nossa gestora com os conjuntos habitacionais deste municíio, não à toa seu empenho trouxe para cá este projeto DIST, que, por dois anos, ficará instalado aqui, ampliando, promovendo e capacitando os moradores desta localidade”, diz o secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.


Foram empossados

Em mais uma cerimônia oficial, a prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, empossou na manhã desta terça (15), outros 76 aprovados no concurso público realizado em setembro do ano passado. O evento aconteceu no auditório do II Centro de Apoio das Escolas de Tempo Integral, localizado na Praça Luís Pereira Lima. Dos 76 empossados, 66 são profissionais destinados a área de educação, 04 auxiliares administrativos, 04 auxiliares de serviços gerais, 01 zootecnista e 01 fiscal municipal.


Prioridade

Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), o secretário de governo José Lopes, disse que a gestão municipal tem priorizado a valorização do servidor público, bem como garantindo todos os direitos sociais e trabalhistas dos funcionários municipais. “ A prefeitura tem até dois anos para convocar os aprovados no concurso, mas a prefeita Célia Rocha em apenas três meses já deu posse a mais de 700 aprovados” afirmou o secretário de governo.

PELO INTERIOR

... Ainda na posse dos novos servidores, a secretária de Administração de Arapiraca, Lúcia de Fátima, também ressaltou a coragem e comprometimento da gestora municipal em realizar o concurso público no primeiro ano de gestão. 

... “ Célia Rocha entra para a história do município como a prefeita que mais realizou concurso público. Atualmente a prefeitura tem 4.500 servidores, desse total 3.500 foram empossados pela prefeita Célia Rocha” informou Lúcia de Fátima.

... A secretária municipal de Educação, Ana Valéria, deu boas-vindas a todos os novos servidores e informou que no próximo dia 24/04 os servidores da educação devem comparece ao II Centro de Apoio as Escolas de Tempo Integral no horário comercial, para serem informados  qual o local onde eles vão iniciar as atividades no serviço público.


... Os novos servidores iniciaram na tarde de terça (15), o Seminário de Inserção, que vai abordar temas como Comportamento e Ética no Serviço Público, Noções sobre ato administrativo, Orçamento e Execução Orçamentária á e Direitos e Deveres do Servidor. As palestras são ministradas pelos técnicos Alisson Nogueira e Milena Pereira. 


... A informação é da jornalista Daiane Amaral: A hipótese que escutamos durante toda a nossa infância e adolescência de que alunos com notas melhores ganham mais foi confirmada. 


... Um estudo da Fundação Itaú Social, conduzido pelos economistas Andréa Zaitune Curi (FGV) e Naércio Menezes Filho (Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper), mostra que alunos com notas 10% mais altas em português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) têm remuneração 5% superior no início da carreira. Já para estudantes que alcançaram notas 10% maiores em matemática, o rendimento aumenta em cerca de 4,6% em relação à média.     

 ... Para Mariana Bruno Chaves, chefe do departamento de desenvolvimento de material didático de Língua Pátria do Kumon, Uma boa base de ensino escolar impulsiona um futuro profissional. 


...  “Por isso a importância do estímulo desde cedo, bem como, o incentivo dos pais em todos os momentos para estimular o hábito de estudo”, comenta.


... Aos leitores da coluna desejamos um ótimo feriado, cheio de paz e saúde. Até a próxima edição!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia