Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 766 / 2014

15/04/2014 - 09:41:00

Abc do interior

Eleições em Arapiraca

Pela importância que tem Arapiraca no cenário político de Alagoas, correligionários do ex-secretário de Articulação Política do Estado, Rogério Teófilo, acreditam que ele será indicado pelo governador Teotonio Vilela para compor a chapa governista como candidato a vice de Eduardo Tavares na disputa para o Governo de Alagoas. Nos bastidores, contudo, são fortes os comentários que Teófilo sairá  candidato a deputado federal com a finalidade de “atrapalhar” Luciano Barbosa, que já se articula para conquistar a vaga deixada pela saudosa deputada Ceci Cunha.


O troco

Seria uma espécie de “troco” pela decisão de Barbosa que o preteriu como candidato a sua sucessão nas eleições passadas. Luciano, juntamente com a atual prefeita Célia Rocha anunciaram apoio ao irmão de Rogério, o atual superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo. E o resto da história toda Arapiraca sabe: Rogério não quis acordo, foi para a oposição e acabou sendo derrotado por Célia Rocha.


Puxou o tapete

O Governador Teotonio Vilela incentivou de todas as formas a pré-candidatura de Marcos Fireman para disputar o Governo de Alagoas. Foram reuniões intermináveis, com largos sorrisos, abraços apertados e tapinhas nas costas. O resultado, todo estado de Alagoas viu, principalmente Fireman: Teo impôs e empurrou goela abaixo a candidatura de Eduardo Tavares. Foi covardia? Bom, que sabe responder a essa pergunta com certeza é o próprio Marcos Fireman. 

Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca sediou na quinta-feira (10), no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), no bairro Cacimbas, a II Conferência Regional de Economia Solidária.


Parceria

O evento é uma idealização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics).


Em Brasília

O encontro reunirá empreendedores econômicos solidários da região, com o objetivo de gerar trabalho e renda de forma sustentável para os grupos e comunidades integrados na conferência, através do Projeto Crescer – Baixa da Onça, Baixa da Hora, Bálsamo, Batingas, Pau Ferro, Carrasco e Mercado do Artesanato.Esta edição servirá como preparatório para a III Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontecerá em Brasília, no Distrito Federal, no final do mês de novembro.


Semana Santa

A Prefeitura de Anadia vai garantir à população carente do município a ceia da semana santa e distribuir, gratuitamente, peixe, coco e arroz.  De acordo com o Prefeito José Augusto, serão distribuídos mais de 2 mil kits. “Esta iniciativa é para que os anadienses possam cear em família, e também, sentir um pouco do sentido da Páscoa, esta época de renascimento e renovação para todos”, declarou o gestor. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, o chefe de gabinete Edney Oliveira está pontuando os povoados e bairros que serão beneficiados com a ação, que acontecerá na próxima quinta-feira, 17.  

Maragogi 1

Médicos e Enfermeiros da Unidade Mista Maria Valência em Maragogi, participaram do curso de capacitação de Teste Rápido para Diagnóstico de HIV e de triagem para sífilis e hepatites B e C. 


Maragogi 2

O curso foi ministrado pela Secretaria de Saúde do Estado, através dos capacitadores Claudeanne Nascimento e Davi Marcos Tavares. Os médicos Pedro Rafael e Selma Galvão e a enfermeira Íris, foram treinados para serem os multiplicadores das informações no município e já transmitiram seus conhecimentos para os outros profissionais da área realizarem os testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde.


Maragogi 3

De acordo com a secretária de saúde Vânia Marinho, o objetivo da capacitação é qualificar e ampliar o acesso da população ao diagnóstico de HIV e detecção da sífilis. “O diagnóstico precoce evita complicações e óbitos pelas doenças e se tratadas adequadamente, o risco da transmissão ao bebê na gestação diminui muito”, explicou.

PELO INTERIOR

... Qual o impacto de uma obra gigantesca sobre a vida de milhares de pessoas? O que muda no dia-a-dia de famílias afetadas com a seca que veem um grande rio surgir em sua região? Aos 48 anos de idade, o agricultor alagoano Admilson de Oliveira Silva virou protagonista do filme “Água que transforma em Alagoas”, que conta, a partir da sua história, as mudanças ocorridas no semiárido do estado com a chegada do Canal do Sertão.

... Admilson acorda todos os dias antes das 4h da manhã para trabalhar na sua lavoura e não reclama do despertador adiantado. Pelo contrário, comemora. É que no lugar onde ele vive, o solo rachado e seco só deixava as plantações vingarem no inverno, uma vez por ano. Por isso, o agricultor havia deixado sua terra natal.

... Gravado em Delmiro Gouveia, “Água que transforma” mostra o retorno de Admilson a Alagoas e a transformação vivida pelo agricultor, que hoje planta, colhe, vende na sua própria banca de feira e sustenta a família. “Eu mesmo pensava que ia morrer e não ia ver uma riqueza dessas. O Canal do Sertão fez eu ficar na minha terra. Depois que chegou água, eu não saio mais não”, relata no vídeo.

... A arte está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. Pensando nisso, a prefeita Célia Rocha (PTB) determinou a abertura das matrículas para o Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II (Caeti), localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca.

... As inscrições são destinadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino, e disponibiliza atividades nas mais diversificadas áreas culturais, a exemplo da dança, da música, desenho, artes plásticas e artes marciais.

... A prefeita considera que esta é mais uma forma de estimular os dons dos jovens e crianças arapiraquenses, instigando cada uma delas a desempenhar, com auxílio dos professores, suas técnicas produtivas.

... Dentre as atividades desenvolvidas, estão inclusas: balé para crianças, desenho, mangá, canto, teclado, violão, pintura em tela e capoeira.

... As inscrições poderão ser efetuadas nas instalações do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II, vizinho à Escola Hugo Lima, a partir da próxima segunda-feira (14), das 8h às 17h.

... Os interessados deverão comparecer ao estabelecimento com a seguinte documentação: uma foto três por quatro (3x4), registro de nascimento e declaração da escola.

... Muita paz e saúde par os leitores da coluna nesse final de semana. Até a próxima edição. Fui!!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia