Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 766 / 2014

15/04/2014 - 09:23:00

Sururu

Da Redação

Omissão 


Maceió, pela idade que tem - comemora 199 anos em 5 de dezembro deste ano - exige hoje das autoridades maior atenção na preservação de prédios públicos. O toque da advertência para a cobrança tem a ver com o  acidente recente ocorrido  no Moinho Motrisa com o desabamento de uma das suas torres de silo, provavelmente devido ao descuido com a manutenção. Trata-se de um alheamento já observado como hábito também do setor público estadual e principalmente federal. Tanto o Estado quanto a União, ao invés de preservar e manter seus prédios, optaram pelo abandono, mesmo em áreas movimentadas. Em Maceió, no Centro, são vários os prédios públicos abandonados e sem manutenção. É o alheamento próprio de quem na vida pública se habitua à gozar das benesses mas sem se preocupar com o bem-estar, a saúde e a segurança da população.     

Solidariedade 

O engenheiro Fernando Fortes Melro enfrenta os dias mais difíceis de sua vida. “Preguinho”, como é conhecido, tem recebido manifestações de solidariedade pelo drama que vem sofrendo com a grave doença que acometeu sua filha Susan Antunes Melro.  A coluna deseja à Dra. Susan votos de pronto restabelecimento.  


Déficit alto 

Sérgio Jucá, procurador-geral de Justiça, lastima que os deputados “desconheçam a verdadeira  função de um promotor”. A observação recente dele foi em análise da decisão do plenário da Assembleia Legislativa favorável ao corte de R$ 16 milhões no orçamento do MP  deste ano.


Crescimento 

O Banco Mundial estima para o Brasil um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)  em 2,4%, É um índice  observado como metade da média de expansão econômica prevista para os países em desenvolvimento, cujos cálculos alcançam média de 5,5%.


Sob investigação

É interessante lembrar: o Supremo Tribunal Federal  já coloca oficialmente  sob investigação crimes eleitorais. A questão havia sido sugerida em dezembro pelo ministro José Antônio Dias Toffoli.


Futebol

Lula não surpreenderá oficializando o seu apoio para Andreias Sanches, candidato a presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e até mais que isso, já estaria  pedindo votos. A eleição para a entidade máxima do futebol mundial acontece em dezembro.

Impróprio

O atual prédio da Câmara Municipal de Maceió, na Praça Deodoro, não oferece mais espaço físico e nem conforto para vereadores, funcionários e visitantes. Aliás, o incômodo é antigo e se estende para a rua através da privatização do meio-fio das calçadas como estacionamento de vereadores e funcionários.


 No silêncio

 Persiste nos Martírios ausência de novidades sobre o movimento do PSDB no Estado visando as eleições de outubro. Só não se sabe se o silêncio faz parte de alguma estratégia ou é desânimo dos tucanos para enfrentar o futuro..


Novamente adiado 

O julgamento dos acusados de assassinar o ex-vereador de Tanque d’Arca, Renato Lima, foi mais uma vez adiado.  A apreciação dos réus que estava marcada para o dia 3, teve que ser remarcada e agora será realizado no dia 23 deste mês. 


Beltrão

Sumiu Em conversa com o Extra, o vice-presidente do PRTB, Adeilson Bezerra, revelou que há oito meses não fala com o deputado estadual João Beltrão. Disse mais: não sabe sequer se ele será candidato, pois  o mesmo  não comparece a nenhuma reunião do partido, é um filiado ausente, não participa de nada.

O que falam

Fazendo vistas grossas, as ações de embargo a obras em Maceió que  não respeitam limites na ocupação de uso do solo, disciplinados por lei na área de edificações, não são levadas a sério como merecem pela própria fiscalização da Prefeitura. Um hábito antigo que lastimavelmente se mantém na administração de Rui Palmeira.

Quem larga o osso?

Nas prefeituras, Alagoas afora, conta-se nos dedos prefeitos com pretensões de se candidatarem para cadeiras  na Assembleia ou da Câmara Federal. Para os  eleitores, a indecisão é maior entre aqueles que estão em seu primeiro mandato.

Briga de grandes

Aos poucos, a relação dos Martírios com a Assembleia Legislativa dá mostras de estar voltando para o entendimento. Sinal da boa convivivência é identificado no  encaminhamento de projetos para aprovação dos deputados.   

Relembrando

“É um processo importante, políticos e personalidades irem para a cadeia, mas ainda há muito por fazer”. Afirmação foi de Mário Vinicius Spinelli (controlador-Geral de São Paulo ) em entrevista a IstoÉ em dezembro, mas ainda atualizada para este ano de eleições.


Voto aberto

1 – Entra em validade o voto aberto no Congresso Nacional para expurgar do mandato senadores e deputados envolvidos em  corrupção e outras derrapagens indecentes na vida pública. Nem mesmo presidente da República escapa da nova regra.


2 -  A determimação dos congressistas para expurgar corruptos da vida pública deve alcançar os  legislativos estaduais e municipais. Mas não é recomendável o eleitor começar já em outubro a abreviar essa separação?  


Procurados

Em que pé anda o número de brasileiros procurados mundo afora pela Interpol. Dados mais recentes revelaram crescimento de foragidos em torno de 20% ao ano. Da relação divulgada  constam nomes com passagem conhecida do eleitorado. Mas até agora não consta o de nenhum alagoano.


Sem entusiasmo

Po toda Alagoas, os próprios partidos reconhecem não haver entusiasmo  entre eleitores para votar nas eleições de outubro. O movimento de jovens nas zonas eleitorais para tirar título ainda é tímido.         

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia