Acompanhe nas redes sociais:

26 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 765 / 2014

09/04/2014 - 09:09:00

REPÓRTER ECONÔMICO

JAIR PIMENTEL - [email protected]

Orçamento, segunda etapa!Para quem tem disciplina financeira e faz um orçamento anual, chega a segunda etapa, ou seja, o segundo trimestre, já com tudo certo, sobra de dinheiro na poupança, muita pesquisa antes de comprar evitar se utilizar dos juros abusivos que a política econômica do Brasil oferece aos consumidores. Continue assim. Jamais pague juros do cheque especial e do cartão de crédito parcelado.Pior ainda: dos agiotas, que que aproveitam da situação crítica de quem quer dinheiro na hora, sem burocarcia e chegam a cobrar até 20% ao mês, sem qualquer critério ou direito do devedor reclamar. Seguir um orçamento doméstico à risca, é a melhor maneira de sobreviver sem sacrifícios. É dormir tranquilo, consciente de que não vai receber as cobranças constantes de credores, como bancos, financeiras,  lojas, concessionárias de serviços, etc.`Também jamais terá seu nome incluído na lista negra do SPC/Serasa. E o mais importante: ter uma reserva financeira para qualquer emergência, sem recorrer ao crédito. Siga essas dicas e viva de acordo com o que ganha, sem jamais seguir o exemplo de algum parente ou amigo consumista compulsivo. 


Pesquisando

Ao sair para às compras, leve uma lista do que realmente precisa para consumir na semana ou no mês. Os supermercados estão sempre com promoções. Acompanhe nos jornais, TV, rádios ou panfletos. Mas,mesmo assim, não compre diretamente. Pesquise em outros locais e só compre mesmo, quando tiver certeza de que fez uma boa economia. 


Concorrência

Ela é acirrada. Faz parte da economia de mercado, que domina o mundo e não tem escapatória. Só ganha mesmo o consumidor, que pesquisa, pechincha e consegue desconto, comprando à vista. Se for a prazo, claro que os juros serão cobrados e no final, o valor de à vista, fica o triplo. MarcasTrocar de marcas de determinado produto, que faz o mesmo efeito e é mais barato, é a opção de economizar,principalmente com material de limpesa, higiene e alimentos. Faça isso. Mas tem que ir ao supermercado, sem pressa, para procurar o que realmente vai substituir e possui as mesmas características. Obviamente que sejam produtos produzidos no Brasil. Os importados são caros, porque o dólar vale mais que o dobro do real. 


Serviços caseiros

Todo consumidor necessita de algum serviço caseiro (elétrico, hidráulico, pintura, etc) que não sabe fazer e precisa de um profissional para realizar. Mas os preços são diferenciados de um para outro. Portanto, pesquise no mercado e só feche negócio, quando tiver certeza de que fez alguma economia. Também só pague, quando o trabalho for concluído e testado. 


Liquida Maceió

Recebi realese da jornalista Beatriz Nunes, sobre a promoção Liquida Maceió, que vem se realizando a cada ano através da Câmara de Diretores Lojistas - CDL. É uma oportunidade do consumidor economizar, já que as lojas terão descontos especiais e ainda dão a oportunidade do comprador participar de sorteios. Mas a dica de pesquisar, continua. Visite todas as lojas que participam da promoção e exija o cupom do sorteio. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia