Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 764 / 2014

01/04/2014 - 08:55:00

Gabriel Mousinho

Pesquisa duvidosa

Uma ONG não sei das quantas lá do México, sapecou uma pesquisa que inclui Maceió como quinta cidade mais violentas do mundo. Mas parece que essa instituição, que recebeu a credibilidade da mídia nacional, se esqueceu de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o tráfico de drogas, o incêndio a ônibus e os assassinatos são notícias permanentes nas maiores redes de televisão do Brasil.Como não conheço a pesquisa e naturalmente não sei como ela foi feita e com quais indicadores, dá a impressão que tem muita gente com ciúme de nossa terra que tem se sobressaído no turismo em todo o Nordeste.

Não há como negar que existe violência em Alagoas. Mas também não há como desconhecer o trabalho e o esforço que os governos federal e estadual estão fazendo ao longo dos anos. Se for preciso jogar mais pesado ou não contra a criminalidade, é uma questão de opção das forças de segurança. Mas expor Alagoas através de uma ONG que pouca gente conhece, talvez seja exagerado.A pesquisa, com todo o respeito, é bastante duvidosa.

Nebulosas

As composições políticas com vistas às eleições de outubro estão muito nebulosas. Alguns partidos blefam, mas trabalham nos bastidores ampliando as alianças. O PT continua como os tucanos, em cima do muro e adiam decisões por conta de compromissos do partido em nível nacional.


Racha

Mas é claro que haja divergência entre membros do PT, em Alagoas. Enquanto uns admitem uma parceria com o PMDB, como é o caso do PT, o deputado Ronaldo Medeiros pensa completamente diferente. Essa confusão ainda rolar por mais uns dois meses.


Bem de vida

Diferentemente da prefeitura de Maceió, a Câmara de Vereadores está concedendo reajustes salariais generosos para seus servidores e, pelo visto, não precisa pedir mais aumento de duodécimo da municipalidade. É uma prova de que a administração de Chico Filho está dando certo.


Definição

O prefeito Rui Palmeira já decidiu em quem votar e consequentemente apoiar nas futuras eleições. Vai marchar com o senador Biu de Lira, independentemente do que decidir o PSDB. Mas fará com cuidado para não incorrer em infidelidade eleitoral.


Dificuldade

O deputado federal Alexandre Toledo, comenta-se nos bastidores, não acredita muito em sua própria candidatura. Sabe que não tem musculatura política suficiente para vencer Biu de Lira ou Renan Calheiros. Entra no sacrifício para poder dar um palanque ao candidato a presidente, Eduardo Campos.

E os guindastes?

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira anunciou recursos na ordem de 50 milhões de reais para obras de dragagem do Porto de Maceió, além de 1 milhão para aquisição de equipamentos de segurança. Ele deveria ter aproveitado a oportunidade para também liberar recursos para a recuperação dos guindastes que estão em péssimas condições.


Esqueceram-se de mim 2

O governo tem anunciado a pavimentação e recuperação de centenas de rodovias estaduais, mas parece que esqueceu a Al-101 norte, com péssimos remendos feitos entre Maceió e Barra de Santo Antônio.


Conversa fiada

Em tempo de campanha política é assim mesmo. Inventa-se de tudo. Agora, era de que o deputado Arthur Lira seria candidato à vice numa chapa com Renan Filho. Ninguém sabe de onde saiu esta ideia fértil. O assuntonunca foi tratado e a candidatura do senador Benedito de Lira, pai de Arthur, é irreversível. O deputado ficou surpreso com a farta imaginação do autor.


Competência duvidosa

A Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado mostra-se incompetente para iluminar a pista dupla entre o Detran e a Barra de São Miguel, um pedido feito pela população depois do atropelamento e morte do empresário Álvaro Vasconcelos. Mas se mostra competente para colocar mais lombadas eletrônicas na mesma área, ou para faturar com multas, ou infernizar ainda mais a vida dos motoristas.


Pé de chumbo

Pessoas que têm relação comercial com a Secretaria de Saúde do Estado estão insatisfeitas com a morosidade do diretor Pedro Belo, que já está sendo chamado até de tartaruga e pé de chumbo. Os processos dormem em berço esplêndido nas suas gavetas.

Alívio

A população de Boca da Mata respira aliviada com o anúncio do fim da safra da usina Triunfo, uma das mais poluidoras da região, que vem causando transtornos às famílias locais. Sem filtros em seus bueiros, a Triunfo vem desafiando o Ministério Público, a prefeitura e os órgãos ambientais.


Alvo de ladrões

Se não bastasse a poluição que atinge Boca da Mata na época da moagem, os ladrões agora estão fazendo a festa. Esta semana larápios fizeram um arrastão em pequenas propriedades e levaram bombas d´água e outros equipamentos. A queixa foi registrada, mas esperem sentados por uma solução. 


Dois pesos?

A Justiça Eleitoral mandou retirar os out-doors do senador Fernando Collor, mas não deve ter feito o mesmo com o deputado Alexandre Toledo. Aliás, a medida tem efeito na capital, mas não no interior. 


Ansiosos

Os cabos eleitorais estão ansiosos com os candidatos que ainda não mostraram a cara aos seus eleitores, com raras exceções. Os bolsos estão fervendo e a procura tem sido muito grande nos últimos dias. Como passamos o carnaval, tem a Semana Santa e a Copa do Mundo, a grana cada vez mais encurta para compromissos futuros.


Justiça seja feita

Foi mesmo do senador Benedito de Lira a grande conquista do curso de Medicina do Cesmac. Para amigos do senador, ninguém, mas ninguém mesmo, além dele, lutou para a instalação desse curso. Política é assim. É jogo bruto. Jogo de interesse.


Encontro do PP

Nesta sexta-feira o Partido Progressista realiza encontro no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, para dar posse ao novo diretório municipal. O senador Benedito de Lira e o deputado Arthur Lira recepcionarão lideranças de Arapiraca e de vários municípios do agreste. Durante o encontro uma prestação de contas dos mandatos dos dois parlamentares e projetos para o desenvolvimento de Alagoas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia