Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 764 / 2014

01/04/2014 - 08:35:00

Abc do interior

Água para o Sertão

“Tive que ver para crer”. A declaração da funcionária pública Vânia Batista, de 44 anos, é um bom exemplo do sentimento dos alagoanos sobre o Canal do Sertão. Ela é uma dos milhares de pessoas que cresceram ouvindo promessas de diferentes governos durante vinte anos, mas nunca viram a obra sair do papel.“Eu ouvia falar da obra. Mas escutei tantas promessas à vida inteira, que eu não acreditava que o Canal tinha saído do papel de verdade. Hoje eu vim aqui e pude ver a maravilha que ficou essa obra”, contou Vânia.


Cidades beneficiadas

Na quarta-feira (26), a servidora pública natural de Maribondo viajou para visitar o Canal do Sertão, que já leva água ao longo de 65 km e beneficia sertanejos de diferentes cidades. Ao ver o leito de água que constitui o segundo maior “rio” de Alagoas, Vânia não conseguiu disfarçar a alegria.


Ver para crer

“O povo sertanejo sofre demais. Estou muito feliz de ver que toda essa água já está ajudando na vida deles. Tive que vir aqui hoje para acreditar e confiar nessa grande obra”, afirmou Vânia. “Os sertanejos precisam muito disso aqui”.Vânia foi uma das 300 pessoas de diferentes municípios alagoanos que viajaram em caravana ao Canal do Sertão nesta quarta-feira para conhecer a obra.

Saiu do papel

Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura e presidente do PSDB Maceió, recepcionou a caravana e contou a dimensão do trabalho que foi realizado. “Quando visitei pela primeira vez a obra do Canal do Sertão, em 2007, havia apenas um grande buraco no local onde a água seria captada”, conta. “Com muito empenho conseguimos tirar do papel o que hoje é uma das maiores obras da história de Alagoas, que vai levar água para um milhão de alagoanos”.


Lamentável

O ex-monsenhor Raimundo Gomes, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no dia nove de março, faleceu na tarde de ontem. O monsenhor foi envolvido em denúncias de pedofilia juntamente com outros religiosos no município de Arapiraca.Por causa de complicações no seu estado de saúde o religioso foi transferido para o Hospital memorial Arthur Ramos, Localizado no bairro do farol, em Maceió.


Lagoa da Canoa

Na manhã de quarta-feira (26), o prefeito de Lagoa da Canoa, Álvaro Melo (PMDB), esteve reunido com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AL), onde foram discutidas diversas pautas voltadas ao empreendedorismo local. O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura e ainda contou com as presenças de empreendedores locais e outras lideranças do município.

Comércio local

Uma das pautas do encontro foi à discussão de estratégias voltadas ao fortalecimento do comércio local, uma vez que a cidade não possui empresas de grande porte e muitas famílias sobrevivem basicamente dos programas sociais ofertados pelo Governo Federal. 

Feira livre

Durante a reunião também foram discutidas estratégias para a melhoria da Feira Livre, uma das mais movimentadas da região e que recebe clientes da zona urbana e de todas as comunidades da zona rural.Também se fizeram presentes no encontro, representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na oportunidade foram pactuadas a reforma da agência dos Correios da cidade e a reabertura de um posto de atendimento no povoado Mata Limpa, um dos maiores e mais importantes de Lagoa da Canoa.

Debate na Uneal

Políticas públicas e desenvolvimento social. Esta é a temática central do Seminário Arapiraca em Debate, que vai acontecer ao longo desta sexta-feira (28), a partir das 8h30, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. A ideia foi concebida por uma comissão pluripartidária e sociedade em geral. 


Mesa redonda

A partir das discussões realizadas com as mesas redondas promovidas, os participantes elaborarão um documento a ser encaminhado ao Executivo municipal. O objetivo final é fomentar o debate cidadão em torno de temáticas importantes para Arapiraca e suas demandas por políticas públicas. 

Propostas

A intenção dos organizadores é realizar um  trabalho de ressignificação dos partidos políticos para além dos períodos eleitorais, reafirmando o real sentido de suas existências, qual seja, o da produção e difusão de ideias e proposição de alternativas para a melhoria da qualidade de vida da população.

PELO INTERIOR

... O vereador Moisés Machado voltou a fazer um apelo ao comandante do 3º Batalhão de Polícia em Arapiraca, tenente-coronel Thulio Roberto Emery, e ao secretário de Defesa Social, EduardoTavares, para que autorizem a instalação de uma Base Comunitária na Canafístula, em Arapiraca.

... Em sua justificativa, durante sessão realizada na última terça-feira, Moisés disse que o bairro, por ser bastante populoso e localizado distante do centro da cidade, precisa urgente de um apoio das autoridades para diminuir os índices de violência.

... Após as reformas nas unidades escolares da cidade, a Prefeitura de Barra de Santo Antônio, está realizando a entrega de material escolar gratuito para todos os alunos da Rede Municipal, aproximadamente 5 mil crianças, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 

... O sonho da casa própria mais tangível, mais perto de se tornar real para o homem do campo. É isto o que está proporcionando a Prefeitura de Arapiraca, por meio de recursos federais adquiridos através dos esforços da prefeita Célia Rocha (PTB).

... Sonho este não apenas para o homem, mas também para a mulher do campo. É o caso da jovem Alessandra Farias da Silva, de 22 anos. A trabalhadora rural, que lida com fumo, milho e feijão diariamente, foi uma das contempladas com o Minha Casa, Minha Vida Rural, pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

... Além desta localidade, outras duas da zona rural do município estão começando suas obras: Capim e Lagoa Cavada.

... “Os arapiraquenses que vivem no campo tem uma vida dura, mas tem o espírito aguerrido, batalhador. Nosso dever é facilitar o dia a dia deles, dando acesso à água, a equipamentos e maquinário necessários e, agora, a uma moradia digna”, disse a prefeita Célia Rocha.

...  “É nosso compromisso que estes homens e mulheres do campo beneficiados ganhem mais ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida de suas famílias e a economia do município e região agrestina”, garante a prefeita arapiraquese.

... A todos, um ótimo final de semana, com saúde, paz e harmonia. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia