Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 763 / 2014

26/03/2014 - 10:38:00

Santa Casa de Maceió inaugura um dos mais modernos hospitais de Alagoas

Unidade do Farol foi construída com recursos próprios e custou cerca de R$ 9 milhões; contará com 72 novos leitos e gerou 330 novos empregos

Maria Salésia [email protected]

O jardim da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, no bairro do Farol, ficou pequeno para o número de pessoas que compareceram na sexta-feira, 14, a cerimônia de inauguração daquela unidade hospitalar. Na ocasião, diversas autoridades falaram sobre a importância do novo empreendimento para Alagoas e da credibilidade da Santa Casa na prestação de serviços ao povo alagoano.O novo hospital é dotado de equipamentos de última geração e de uma estrutura física ampla e moderna.

Durante sua fala, o secretário municipal de saúde, Jaelson Gomes, parabenizou a equipe da Santa Casa e aos alagoanos que vão se beneficiar com o projeto. “Estamos alegres por tudo o que foi realizado aqui. O entusiasmo é que essa unidade der o melhor aos alagoanos.Vejo que a saúde caminha, tem avançado e isso é um exemplo”, afirmou o secretário.O Secretário Estadual de Saúde, Jorge Vilar Villas Bôas, disse que  a Santa Casa tem sido uma grande parceira do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a nova unidade hospitalar representa um salto na qualidade na saúde do Estado.

 Garantiu, ainda, que a  instituição pode contar com a gestão estadual para que a saúde avance no Estado. “É uma satisfação  a entrega desse empreendimento de última geração e temos a convicção que será muito importante para a medicina alagoana, já que os novos acadêmicos do curso de medicina do Cesmac irão ter um centro de excelência para qualificar as suas formações acadêmicas”.Para o vice governador, Tomaz Nonô, a Santa Casa é o padrão de referência na medicina alagoana. “Aqui está a medicina de Alagoas. Fazer medicina é também vender um pouco de alegria.

 Que as parcerias somem esforços para que possamos comemorar tudo de bom que a Santa Casa tem feito”, disse ao se referir a parceria Santa Casa e Cesmac. E acrescentou:“o  rosto da Santa Casa é o seu, Humberto Gomes”, comparou.O reitor do Cesmac, João Sampaio, aproveitou o momento de sua fala para  anunciar a aprovação das 100 vagas para o Curso de Medicina da instituição, formalizado pelo Ministério da Educação e confidenciou que estava em  êxtase com a publicação da portaria.

“Foram três anos lutando para fazermos esse comodato Cesmac/ Santa Casa. Foi difícil, enfretanmos vários problemas, mas sem a Santa Casa não exitiria o curso de medicina no Cesmac”, disse Sampaio.

Em seu discurso, o doutor Humberto Gomes de Melo, provedor da instituição, fez um desabafo ao falar dos desafios vencidos e da aposta no novo investimento, visando cada vez mais a melhoria no atendimento no setor de saúde do alagoano. “Somos o hospital que  mais atende ao SUS em Alagoas, estamos gerando 330 novos empregos”, informou.

Ele fez ainda uma retrospectiva dos benefícios gerados pela Santa Casa de Maceió, juntamente com o Hospital Nossa Senhora da Guia, também mantido pela instituição, que registraram 16 mil internamentos apenas em 2013.  “Recebam esta Santa Casa que é o presente que estamos dando à sociedade alagoana”, declarou Humberto Gomes de Melo durante a cerimônia de inauguração.

O provedor da Santa Casa de Maceió assegurou que a unidade Farol será um centro de excelência e que irá contribuir no atendimento ágil, eficiente e humanizado de seus pacientes, além de formar médicos preparados para exercer a Medicina com eficiência.Estiverem presentes à solenidade de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Maceió unidade Farol, o reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa; o secretário de Saúde de Maceió, Jaelson Gomes e o chefe de gabinete da Sesau, Antônio de Pádua, além de outras autoruidades e médicos.

A nova unidade, será aberta para atendimento a partir do próximo dia 2 de abril.OS NÚMEROS-  A Santa Casa de Misericórdia, do Farol,  conta com 72 leitos, distribuídos entre acomodações, apartamentos e enfermaria tem urgência obstétrica, atendimento pediátrico, cirúrgico, acomodações de internamente e Oncopediatria com 11 leitos. Segundo o provedor, Humbertyo Gomes, a Santa Casa teve uma taxa de geração de emprego com as novas unidades de mais de 70%, enquanto o Estado cresce muito pouco, apenas 4,7 %.

O novo empreendimento fica localizado nas antigas instalações da Clínica Santa Juliana e foi construído graças à parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o Centro Universitário Cesmac, que passará a ofertar o curso de Medicina a partir deste ano. Terá uma estrutura de recursos humanos formada por 150 médicos e 287 profissionais de outras especialidades de saúde, além de pessoal administrativo.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia