Acompanhe nas redes sociais:

20 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 763 / 2014

26/03/2014 - 09:48:00

Abc do interior

Vereadores em Brasília

Mais de 200 vereadores alagoanos lotaram o gabinete da Presidência do Senado, ao serem recebidos pelo presidente Renan Calheiros, no começo da noite de quarta-feira (19).Eles vieram a Brasília para participar de encontro promovido pela UVEAL (União dos Vereadores de Alagoas) e destinado a buscar a legalização na aplicação de recursos das Câmaras Municipais brasileiras, que atualmente não tem regulamentação.


“Cargo difícil”

Durante o encontro, os vereadores expressaram sentimento de desconforto com a desvalorização e baixo reconhecimento do papel que exercem.“Não há um cargo mais difícil de exercê-lo que o de vereador”, disse o presidente do Senado.


Aumento do FPM

Ao garantir apoio para ampliar em 2 por cento os recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), outra reivindicação apresentada pelos vereadores, o senador Renan Calheiros disse ter orgulho por ter conseguido aprovar o aumento de 1 por cento no FPM, na época em que Lula era presidente da República, durante sua gestão anterior na Presidência do Senado.

Resistência

Renan lembrou que tudo que diminui arrecadação ou aumenta despesa, sofre resistência:“Por isso, disse ele, na marra não será aprovado”. Ele se referiu a necessidade de negociação para assegurar que o que o Congresso aprova, “precisa ser ratificado com a sanção presidencial”.


Projeto horta

Com a intenção de aproximar e fazer os alunos entenderem a importância dos alimentos orgânicos, a secretaria de educação do município de Anadia, aderiu ao “Projeto Horta” nas escolas, através do programa Mais Educação do Governo Federal.


Contato saudável

Uma das escolas que já aderiu ao projeto foi a Escola Cícero da Rocha Sobrinho. Por lá, os alunos iniciaram a montagem da horta desenvolvendo um contato saudável com a terra, os benefícios da agricultura e da alimentação saudável.


Benefícios

De acordo com a Diretora Josivany Santos, as atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.

Ambiente acolhedor

Para a secretária Marinalva Oliveira, a atividade favorece as relações interpessoais, proporciona a socialização do conhecimento e torna a escola um ambiente acolhedor. “Com este projeto buscamos promover a educação dos nossos alunos, utilizando os recursos e conteúdos em torno do desenvolvimento da horta escolar. Além disso, pretendemos cultivar nos estudantes o compromisso com a alimentação saudável, adequada nutricionalmente e comprometida com a sustentabilidade”, disse.


Maragogi

Por determinação do Prefeito Henrique Madeira, a prefeitura vem mantendo um permanente serviço de assistência e manutenção das estradas que ligam os povoados ao centro da cidade. O trabalho está sendo executado pela secretaria de desenvolvimento urbano, infraestrutura e serviços públicos.


Produção rural

Segundo ele, as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. “As estradas rurais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. Além disso, o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através dessas estradas”, declarou.

PELO INTERIOR

... Ainda Maragogi: De acordo com o secretário Marciano Jackson, a equipe da secretaria vem constantemente percorrendo a zona rural e dando manutenção nessas estradas.

...  “Conseguimos proporcionar mais comodidade aos alunos que diariamente utilizam do transporte escolar e facilitamos o deslocamento de inúmeras famílias” afirmou.

... Os trabalhos estão sendo realizados com auxílio do caminhão-caçamba recebido no último mês, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, o que garante a continuidade dos serviços de melhoramento das vias.

... No encontro com os vereadores de Alagoas que estiveram em Brasília, o presidente do Senado, Renan Calheiros, enfatizou a preocupação com as combalidas finanças municipais e estaduais.

... Ele lembrou ser o autor da proposta que partilha os recursos do comércio eletrônico com os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que, atualmente, não recebem nada.

... “Todos os recursos oriundos deste novo tipo de comércio ficam nos estados produtores, em detrimento dos estados mais pobres. Estamos próximos de inverter essa lógica”, disse Renan.

... Essa modalidade, conforme lembrou, já contabiliza mais de 51,3 milhões de consumidores e irá movimentar este ano mais de 30 bilhões de reais. A matéria está pronta para ser votada no Senado e já passou pela Câmara dos Deputados.

... Enaltecendo a cultura artesã, a Prefeitura de Arapiraca realizou na quarta-feira (19), no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, a I Feira de Negócios e Artes do Agreste Alagoano, a Fenearte.

... Homenageando o padroeiro do artesão, São José, o evento teve o intuito de dar melhor visibilidade aos artistas da região Agreste, dando maior diversidade cultural aos materiais expostos na feira.

... Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), que está em Brasília em busca de recursos para o município arapiraquense, o vice Yale Fernandes (PMDB) parabenizou a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, pelo empreendimento, e pela funcionalidade dada o Mercado do Artesanato.

... “Nossa intenção sempre foi dar vitrine aos materiais confeccionados pelos nossos artesãos. E a ideia de integrar a esse evento, os nossos parceiros dos municípios vizinhos, podendo fazer essa troca de conhecimento e informação, é muito satisfatório. Vamos continuar trabalhando para que outras dessas feiras possam acontecer”, afirmou Yale Fernandes.

... Um excelente final de semana para todos. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia