Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 762 / 2014

19/03/2014 - 09:04:00

Abc do interior

Igreja Nova em festa

Igreja Nova foi uma das cidades interioranas que apresentou um dos mais animados carnavais do interior alagoano. O prefeito José Augusto Santos destaca diversos pontos positivos da Festa de Momo, que foi realizada com total segurança para os foliões da terra e visitantes.
Muita animação“Foi uma festa linda, onde não faltou alegria, descontração e muita animação”, comemora o prefeito, destacando que no QG do Frevo, instalado na praça central da cidade, contou com bandas locais e de renome nacional como Juninho Porradão.


Seminário em Arapiraca

Desenvolvimento urbano com planejamento. É com este tratamento que está se dando o modo de vislumbrar o município de Arapiraca. Durante a manhã e à tarde de quarta-feira (12), aconteceu o I Seminário de Desenvolvimento e Controle Urbano, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), no bairro de Santa Edwiges.Estavam presentesParticiparam corretores, empreendedores, arquitetos, engenheiros e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de palestras que debateram uma melhor cidade para se viver e empreender. Estavam presentes também os secretários Municipais de Obras e Viação (Semov), Moyses Montenegro, de Planejamento, Cícera Pinheiro, e Procuradoria, Maryny Alves.


Em parceria

O evento foi uma realização da Prefeitura de Arapiraca, juntamente à parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).Para a prefeita Célia Rocha (PTB), a qualidade de vida dos arapiraquenses é o real foco de sua gestão, o cuidado com as pessoas. “Para tanto, devemos nos voltar para práticas cotidianas, seguindo as leis municipais, com o olhar para o outro: é dever da Prefeitura de Arapiraca fiscalizar empreendimentos, loteamentos que não estejam dentro das normas para que possamos ser o melhor município, nos próximos anos, a se viver e investir”, pontua o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Ivens Barbosa.


Loteamentos irregulares

De acordo com ivens Barbosa, há mais de 20 loteamentos irregulares na cidade e o fato já foi repassado ao Ministério Público Estadual (MPE). O representante do MPE no evento, o promotor de justiça Adval de Souza Júnior, reiterou que esses locais após construídos se aglomeram de pessoas que insistem em culpar a Prefeitura e solicitar equipamentos de saúde, educacionais e de lazer, quando, na verdade, o loteamento não está nem dentro da lei.


Convidados

Além dele e do secretário Ivens Barbosa, compuseram a mesa de abertura o assessor técnico da Seduh, Samuel Balbino, o coordenador do curso de Arquitetura da Ufal campus Arapiraca, professor Rafael Rust Neves, e o gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (CREA/AL), Álvaro Machado.


Desenvolvimento urbano

Para o acadêmico Rafael Rust, é necessário este tipo de debate levantado no seminário, requerendo dos setores imobiliários mais contato, a fim de que se tornem parceiros da Prefeitura para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo de nossa Arapiraca.


Condenações penais

“Essa realmente é uma proposta muito importante para desafogar o Judiciário”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, ao atender pedido de senadores para incluir na pauta de votações a PEC 15/2011 que visa garantir rapidez nas condenações penais. O texto pronto para ser votado, garante a execução imediata da ordem de prisão em caso de sentenças de órgãos colegiados ou pelo tribunal do júri.


Indústria de recursos

A proposta é de iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e, segundo ele, vai acabar com a indústria de recursos na área penal e reduzir a sensação de impunidade.

PELO INTERIOR

... Por falar em Renan Calheiros, ele colocou em votação e o Plenário aprovou o PLS 592/2011 que consolida, em um único texto, as regras sanitárias animal e vegetal que os produtores rurais deverão seguir.

... A nova lei tem por objetivo assegurar a sanidade da safra agrícola, a saúde dos rebanhos, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária e a segurança higiênico-sanitária dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

... “É uma matéria muito importante para o agronegócio e abre portas para que o Congresso Nacional possa fazer outras consolidações de leis”, disse Renan.

... A cidade de Arapiraca foi à única no Brasil contemplada com um edital para a criação da Rede de Pontos de Cultura, em parceria com o programa Juventude Viva, do Ministério da Cultura (MinC).

... Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), no mês passado, foi lançado o documento para seleção dos Pontos de Cultura em nosso município, um marco nas políticas públicas do setor, a fomentar o acesso e o fazer artístico.

... Na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), proporcionará uma capacitação gratuita a ser realizada no auditório do Memorial da Mulher Ceci Cunha, bairro do Alto do Cruzeiro. 

.. Os proponentes e interessados participarão do curso para Elaboração de Projetos, a partir sempre das 14h.

... “Para a prefeita Célia, neste momento, é importantíssima a participação de todos os grupos que lidem com cultura popular, entidades étnico-culturais, patrimônio material, audiovisual e radiodifusão, culturas digitais, gestão e formação cultural, pensamento e memória, expressões artísticas e ações transversais para construirmos um setor mais dinâmico”, disse a secretária da Sectur, Tânia Santos.

... Por sua vez, a partir daí, será criada uma Rede de Pontos de Cultura, onde cada um destes pontos receberão uma quantia de R$ 180 mil durante três anos – R$ 60 mil em cada – para propagar a Cultura em nossa cidade em ações diversas, atentando que as instituições que se propuserem a participar devem ser sem fins lucrativos e ter mais de três anos em atividade.

... Um final de semana com paz e saúde para todos. Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia