Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 761 / 2014

10/03/2014 - 20:56:00

Abc do interior

Pontos de Cultura

A prefeita Célia Rocha (PTB) ao lado da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, lançou na manhã de terça-feira (25), o I Edital da Rede Arapiraca de Pontos de Cultura.


Planetário

O lançamento aconteceu no anfiteatro do Planetário Municipal Casa da Ciência, localizado no bairro Zélia Barbosa Rocha, e contou com a presença da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, da representante da Secretaria de Estado de Cultura, Wilma Nóbrega, do vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo, e do representante do Juventude Viva no município de Arapiraca, Raffael Amorim.


Apresentação artística

A solenidade tomou seu rumo com a apresentação artística do grupo da Associação Alagoana de Capoeira, e com sapateado do coco de roda mirim da Vila Fernandes.O Ponto de Cultura funciona como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projeto já existente nas comunidades do município, a qual firmará convênio com a Prefeitura de Arapiraca para o desenvolvimento de ações continuadas nas áreas de cultura popular, grupos étnicos culturais, patrimônio material, audiovisual e radiodifusão, além da cultura digital, gestão e formação cultural, pensamento e memória, expressões artísticas e/ou ações transversais.

Sem fins lucrativos

Através do documento serão selecionados projetos de instituições culturais de âmbito privado – e que não tenham fins lucrativos – para o recebimento de uma verba federal, advinda da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).


Carnaval em Viçosa

O domingo foi de muita alegria em Viçosa. O grito de carnaval foi dado numa só voz pela multidão de quase cinco mil pessoas. As bandas Sabaki, Esquadrão de Balli e Julinho Porradão fizeram a alegria dos foliões e apresentou um pouco do que a Prefeitura de Viçosa preparou para os dias de Carnaval. 


Paz e alegria

A banda Esquadrão de Balli abriu a festa no trio Ospal, saindo da entrada do município. Fabi Canuto, vocalista do grupo, cantou e se emocionou. “É sempre muito bom cantar em Viçosa. A alegria e o respeito que o povo de Viçosa tem é lindo, temos uma parceria longa”.O prefeito Flaubert Filho curtiu a festa no meio do povo, dançando e cantando com os foliões. “Uma festa onde nós oferecemos aos foliões segurança e alegria. Uma festa de paz, sem brigas. Assim é a prévia de carnaval da Viçosa”, afirmou o prefeito de Viçosa.


Agitou a região

Foliões de Cajueiro, Capela, Chã Preta, Atalaia, Palmeira dos Índios e outros municípios prestigiaram a prévia carnavalesca do município. Valentina Gomes é de Maceió, ela esteve na folia e já faz planos de voltar no carnaval com os amigos. “Uma folia com segurança e muita agitação, é isso que eu procuro. É a primeira vez que participo de uma prévia no interior. Próximo final de semana estarei aqui de novo trazendo meus amigos para conhecer a alegria viçosense”.

Maragogi

Um grupo de representantes dos condutores de lanchas na região de Maragogi, foram recebidos na terça-feira (25), pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.Os lancheiros pediram o apoio de Renan e o acompanhamento da tramitação de um projeto de exploração turística sustentável que será apresentado ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBios), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.


Grande impacto

“Nós pedimos o apoio do presidente Renan para este projeto que terá grande impacto no turismo da região, com geração de renda e emprego para nossa comunidade”, disse Enermécio Amaro Lima, presidente da Associação de Lancheiros de Maragogi. Conselhos TutelaresEm oficio encaminhado à ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou 12 municípios de Alagoas que serão contemplados com recursos para equipagem dos Conselhos Tutelares.


Municípios

 Os recursos são originários de emenda parlamentar apresentada por Renan. Os municípios beneficiados serão: Barra de Santo Antonio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Satuba.

PELO INTERIOR

... A informação é da jornalista Vanessa Alencar: O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Waldo Wanderley, recebeu na terça-feira (25), o presidente da Uveal, Hugo Wanderley, vereador por Cacimbinhas, e o prefeito do município de Campo Grande, Saulo Moura.  

... O presidente da União dos Vereadores de Alagoas e o prefeito procuraram a Arsal para obter informações sobre a segunda licitação para o Transporte Rodoviário Intermunicipal Complementar de passageiros, cujo resultado final deve ser divulgado nos próximos dias, e questionar a possibilidade de aumento no número de vagas oferecidas, a depender da demanda em suas regiões.


 ... Waldo Wanderley explicou que as possíveis demandas poderão ser estudadas em um terceiro processo licitatório para o preenchimento de cerca de 150 vagas que restaram (a maioria em linhas mais distantes da capital) das 649 oferecidas no segundo certame.


... A Prefeitura de Arapiraca por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) realizou a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil.


... O encontro aconteceu no auditório da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, e contou com a presença dos secretários municipais de Governo, José Lopes, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ivens Barbosa Leão, além dos coordenadores de Defesa Civil do Estado e Município, Eduardo Almeida Rocha e Diêgo Richard Amorim.


... Dividido em quatro eixos, a conferência abordou temas inerentes à qualidade de vida da população, levando-se em consideração a integração de políticas públicas relacionadas à proteção, a gestão integrada de riscos e respostas de desastres, e gestão de conhecimento em proteção e defesa civil, ministrados pelo representante do Estado de Alagoas em Defesa Civil, Eduardo Almeida Rocha.


... Conforme orientou o secretário de Governo, José Lopes, é de extrema necessidade que a população arapiraquense contribua para que seja estruturada uma Defesa Civil forte e de voz atuante dentro do município.

... Um carnaval bem bacana para todos, com paz e muita saúde. Até a próxima edição. Fui!!!!!!!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia