Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 759 / 2014

18/02/2014 - 19:18:00

Nova adutora do Agreste já conta com mais de 45 km de tubos instalados

Obra é realizada por meio de uma PPP e vai reforçar o abastecimento de 10 municípios

Da Redação

A nova adutora do Agreste já possui 45,2 quilômetros de tubos instalados, de um total de 57 quilômetros no trecho que vai da captação no rio São Francisco, no município de Traipu, até Arapiraca.A obra é realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste, com investimentos de R$ 143 milhões, que também permitem a realização de melhorias na atual adutora, que tem captação em São Bras, e em todo o sistema coletivo do Agreste.

Além do assentamento dos tubos, está em andamento a obra de construção da estação de captação de água, que ocorre durante 24 horas seguidas. De acordo com o gerente técnico-operacional da CAB, Paulo Sérgio Clé, as obras da captação estão divididas em três grandes etapas: escavação, que já foi 100% realizada; corte e dobra de aço, que já foi 60% realizada; adição de concreto, que já foi 20% realizada.Segundo ele, o serviço de assentamento de tubos da adutora é realizado, em alguns trechos, em três turnos de 8 horas.

Já na nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que está sendo construída em Arapiraca, os serviços também são realizados durante 24 horas seguidas.“A nova adutora vai dobrar a produção de água do sistema coletivo da região, que passará de 1.500m³/h para 3.000m³/h. Ao todo, 400 mil pessoas de dez municípios serão beneficiadas, principalmente a população arapiraquense, além dos setores comercial e industrial”, destacou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

Segundo o gerente da Unidade de Negócio Agreste, Júlio César Moura Menezes Júnior, quando estiver em funcionamento, a nova adutora vai permitir a eliminação do rodízio no abastecimento de Arapiraca e dos outros municípios. “Toda a população será beneficiada com água tratada e de qualidade durante 24 horas, sete dias por semana”, reforçou o gerente.O prazo de conclusão das obras está previsto para setembro de 2014 mas, de acordo com a construtora, deverá ser antecipado para junho.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia