Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 757 / 2014

04/02/2014 - 17:53:00

REPÓRTER ECONÔMICO

JAIR PIMENTEL - [email protected]

Preparando seu currículum

Você caprichou no seu currículo, colocou tudo o que acha que deveria e vai enviá-lo, digamos, a um diretor de Recursos Humanos. Agora, responda uma coisa: você faz ideia do espaço e do tempo que tem para chamar a atenção da pessoa que vai ler seu currículo? Duas páginas e 40 segundos. Só. Mais nada. E ele tem de ser bom o suficiente para deixar a pessoa que vai ler com vontade de continuar até o fim - e curiosa para conhecê-lo pessoalmente. Diante disso, antes de começar a descrever os cargos que teve, as coisas que fez e as empresas por onde passou, coloque-se no lugar de quem vai ler o currículo. E, quando estiver com ele pronto, coloque-se de novo no lugar de quem vai lê-lo. Está atraente? Objetivo e claro? Bem escrito, com um texto elegante? Tem informações interessantes? Expõe os resultados que você conseguiu para as empresas por onde passou? Mostrou pouco de seu modo de ser? Está, enfim, à altura do profssional que você é?

O mercado

Não é novidade para ninguém que a concorrência por uma boa colocação no mercado de trabalho não pára de crescer. E é óbvio que, toda vez que a oferta é grande e a demanda nem tato, só os feras conseguem passar pelo funil. Em outras palavras, só quem realmente tem o que dizer, e ainda por cima for convincente, é que tem alguma chance hoje em dia. 


Os dados

Escreva o alto da página nome completo, endreço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, iade,estdo civil e número de filhos. E mais nada. Não se sabe por que algumas pessoas insistem em mencionar o número do RG, do CPF, carteira profissional, título de eleitor... O currículo não é um contrato, em que os documentos e mais u monte de outras coisas precisam ser relacionados. 


Seu objetivo

O que você quer tem de estar logo depois dos dados pessoas. É hora de deixar claro seu objetivo, cargo e área (ou áreas) que pretende. Ao contrário dos profissionaisexperientes, quem está que gostaria de ser e em que área desejaria atuar. Você pode até querer ser duas coisas, como gerente de marketing ou e recursos humanos. Mas ninguém normal ser coisas diferentes.


Não embrulhe

Colocar capas  é puro desperdício de dinheiro, até porque, atualmente, é mais fácil e indicado enviá-lo por e-mail. O currículo não precisa ser uma obra de arte. Basta ser biom. Não invente uma letra muito diferente. A preocupação excessiva com a estética pode dar a impressão de que o candidato está “dourando a pilula” para disfarçar falha.

 
Tamanho

Quer fazer um grande favor à pessoa que vai ler seu currículo? Não a canse contndo todos os pormenores de seus grandes feitos. Use frases curtas e evite ao máxima passar de duas páginas. Três é o limite, mas somente se for um veterano. Pessoas com pouca experiência profissional não têm desculpa para passar de uma página. 


Capacidade

Podemos dizerque o resumo profissional, o próximo ítem da lista, é o coração do seu currículo. É aqui que você vai apresentar uma síntese das competências que desenvolveu ao longo da carreira. E precisa entrar antes de citar as empresas em que trabalhou, porque este é o momento em que a pessoa que está lendo vai desistir ou ir em frente. Essa parte é a mais difícil, porque você vai ter de ser breve e discorrer sobre suas habilidades.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia