Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 756 / 2014

29/01/2014 - 10:06:00

Meio Ambiente

Capacidade máxima

As unidades da Braskem em Alagoas bateram recorde em produção de PVC na última semana ao fabricar 1.383 toneladas da matéria-prima em um único dia. Com capacidade de projeto estimada para produzir 1.350 toneladas em 24 horas, a superação da produção em 33 toneladas é fruto de ajustes técnicos para desenvolver a sinergia entre as duas plantas. “Este número mostra a importância de um trabalho inteligente na área produtiva. Nossa equipe sempre está em busca de oportunidades de aumento de produção, com uma programação cada vez mais precisa para a produção de cada tipo de resina”, diz Marco Aurélio Campelo, gerente da planta de PVC em Marechal Deodoro.

A vida de mamutes 

A era do gelo é tema de uma exposição que começa nesta sexta-feira (24), no Museu da Escócia, em Edimburgo, e revela como era a vida para os mamíferos mais icônicos da época: os mamutes e os mastodontes.Um dos destaques da mostra é Lyuba, filhote de mamute de 40 mil anos e um dos espécimes mais bem preservados que existem. Ela foi descoberta por um pastor de renas da Sibéria e seus dois filhos, em 2007.

Corte de 40% nas emissões de CO2

A Comissão Europeia recomendou na quarta-feira (22) que os Estados-membros reduzam em 40% as emissões de gases de efeito estufa da União Europeia para 2030 e elevem a proporção de renováveis a 27%. A decisão de seguir estas recomendações está agora nas mãos dos líderes europeus, que deverão se pronunciar na cúpula de 20 e 21 de março em Bruxelas. Rosado e peludoEle é pequeno, peludo, e rosado. Não é um grande animal, nem o protagonista de um conto de fadas, mas poderia ser. O pichiciego-menor (Chlamyphorustruncatus), mede pouco mais de 10cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco. É o menor tatu do mundo, se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície. Encontrado nas planícies da Argentina, o pichiciego-menor é muito suscetível ao estresse e não tolera bem encontros com humanos.

Rastreamento por GPS

Um grupo de 36 pinguins de Magalhães foi solto em alto mar em São Sebastião, litoral norte de São Paulo em um trabalho realizado pelo Instituto Argonauta, de Ubatuba, com apoio do Inpe e da Marinha. Esses animais devolvidos ao seu habitat natural foram encontrados na costa brasileira durante o ano passado e passaram por um processo de reabilitação. A novidade foi que um dos animais foi devolvido ao mar com um rastreador GPS.

Licença do Ibama

O Ibama emitiu licença de operação da Linha de Transmissão 230kV Jurupari - Laranjal do Jari - Macapá, que vai permitir a integração do sistema elétrico da região Norte ao Sistema Interligado Nacional. O empreendimento, com 334 km, é parte integrante do Lote B do Linhão de Tucuruí e atravessa os municípios de Almeirim, no estado do Pará, Laranjal do Jari, Mazagão e Macapá, no estado do Amapá.

Poluição chinesa

A poluição chinesa viaja em grandes quantidades pelo Pacífico até os Estados Unidos, concluiu um novo estudo. Dessa forma, problemas ambientais e de saúde tornam-se efeitos colaterais inesperados da demanda norte-americana pelos produtos manufaturados baratos vindos da China. Em alguns dias, a queima de combustíveis fósseis na China pode ser responsável por até um quarto da poluição de sulfato no oeste dos Estados Unidos, disse uma equipe de pesquisadores chineses e norte-americanos num relatório publicado pela Academia Nacional de Ciência dos EUA, uma associação de acadêmicos sem fins lucrativos.


Garimpo ilegal de ouro

Com a ratificação de um acordo Brasil - França no fim de 2013 os países deverão atuar em conjunto contra o garimpo ilegal de ouro em uma faixa de 150 quilômetros em ambos os lados da fronteira entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá. A aprovação do pacto pelo Câmara e pelo Senado aconteceu após 5 anos de tramitação, graças à passagem do presidente francês François Hollande pelo Brasil.

Areias de Copacabana

Uma montanha de 40 toneladas de lixo está sendo exposta pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na Praia de Copacabana para mostrar à população e aos visitantes do Rio todo o resíduo que foi recolhido nas praias do bairro e do Leme desde as 20h do dia 20 de janeiro, feriado municipal de São Sebastião. O objetivo foi de conscientizar os banhistas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia