Acompanhe nas redes sociais:

26 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 756 / 2014

29/01/2014 - 10:03:00

S.O.S. Alagoas

Cunha Pinto

Cidadania
No Brasil é mantida para as eleições de outubro a obrigatoriedade do eleitor, uma imposição que não sendo atendida dificulta o cidadão que não justificar a ter emprego, se inscrever em concurso e outros passos pró uma estabilidade profissional.  Mas pena que entre muitos não se identifique o gesto do voto na urna como ato de cidadania.

Sem zebra

Além de conversas, assim mesmo sem cunho oficial, nada ocorre de novidade nas conversas partidárias com vistas às coligações. Ou será que jtudo já está acertado?  Relembrando: são 32 os partidos aptos a apresentarem candidatos.     

Novas avenidas“Maceió deve ter planejamento para o futuro.” Comentário foi entre profissionais liberais Questionavam a insistência pela abertura de novas avenidas com pista única mas mão dupla de direção. Exemplos aparecem  na região do Tabuleiro em direção ao litoral Norte.


Das duas uma

Ponto de vista de um político aposentado, de habitual freqüência ao Shopping da Jatiúca é que o senador Benedito de Lira (PP) está com “bala na agulha” para não recuar da candidatura ao governo de Alagoas.  Acrescenta: “Ele chegou a um ponto que não tem mais como desistir.” Mas será? A pressão começa a dar mostra de vir forte.


Acham cedo

Lideranças  partidárias analisam a época como cedo para ações que impliquem em passos à frente na campanha das eleições de outubro. Entendem a necessidade de primeiro haver arrumação da casa.Lenha na fogueira, presumem, só no segundo semestre, após  o registro dos candidatos. 


Pelo Nordeste

A presidente Dilma Rousseff começa a somar novos pontos no ibope. Isso em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agora fecha agenda para dar um giro pelo Nordeste.  Alagoas deverá estar na rota do tour  com ela ciceroneada por Renan Calheiros e Fernando Collor.


Uma queixa 

Dona de casa reclama que neste começo de ano a carestia nas prateleiras dos supermercados e nas bancas do mercado da Produção se apresentam exagerados. Os preços variam bastante, o que torna, além de necessário pechinchar, haver fiscalização.

“Puro sangue”

Marina Silva no PSB e vice de Eduardo Campos, ele também socialista, forma uma chapa  “puro sangue” nordestino e espelha firmeza na proposta “Muda Brasil.”  O otimismo quanto a força da chapa é de socialistas alagoanos na defesa do princípio de que o Nordeste precisa de mais atenção na área federal.


Sem precipitação

Cícero Almeida compor numa majoritária como vice é provável que não transfira voto para o cabeça da chapa. Comentário é de eleitores dele sustentando que vice, mesmo de governador,  não é nada mais que um suplente de luxo.


Pé na embreagem

É aconselhável neste começo de ano os que os trabalhadores mantenham pé na embreagem na aplicação dos salários. Lembrando: o trimestre é  época da entrega pelos Correios dos  carnês tributários para os contribuintes pagarem. Além dos custos, a multa por atraso também dói pesado no bolso.” 


Interrogação

Teotonio Vilela (PSDB) por mais que diga que vai tirar todo o mandato, ainda tem quem duvide.Um suspense para até fins do trimestre, quando finda o prazo para descompatibilização. V visita recente de FHC a ele motiva a dúvida. 

Exploração
Em Alagoas cai na rotina autoridades jogarem na mídia ações de combate a carestia mas, na prática, os explorados não sentem no bolso efeito positivo do compromisso. Segundo denúncias o comércio ganancioso se prolifera principalmente nas áreas de praia e a estação do turismo vai ainda até fevereiro. 

Um risco

A época, pré-final da moagem pelas usinas não projetam melhora. Ao contrário, previsão à continuidade das dificuldades é até fins de abril, começo de maio. Mas diferente de anos anteriores, é cedo soltar estimativa de produção. Algumas usinas tiveram problemas no começo da mogem.


Não é infração?

É comum flagrar ônibus de passeios turísticos e taxi estacionados em cima da faixa para travessia do pedestre na porta de hotéis (Radyson e Enseada são exemplos). A desatenção dos motoristas causa atropelos e ameaça a segurança das pessoas. Motorista  de veículos em trânsito reclama da dificuldade para enxergar o pedestre pegando a faixa. 


Nova agência

Conversas dão conta de que a agência do Produban no calçadão do comércio, deve ser desativada e os funcionários transferidos para uma nova unidade no Shopping Popular. Da informação consta que não surpreenderá se a mudança acontecer já em fevereiro.


Temas polêmicos

Do senador Paulo Paim (PMDB) em tom de desabafo: “Todo mundo sabe que em ano eleitoral os temas  polêmicos não entram nas pautas para decisões. A reforma tributária, a reforma política, o pacto federativo, nada entra. Estão totalmente descartados, não têm a mínima chance.”  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia