Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 754 / 2014

14/01/2014 - 09:28:00

Muito cuidado com eles...!!!!

José Arnaldo Lisboa Martins [email protected]

Tomara que dessa vez, as Licitações das Linhas de Coletivos Urbanos de Maceió, sejam realizadas, como está prometendo o Prefeito Dr. Rui Palmeira. Tomada que elas se realizem com a maior lisura possível, para que não aconteçam litígios jurídicos, pois, muitos interesses políticos e financeiros estarão em jogo.

Tem muita gente que pode azedar o pirão! Eu já fiz parte de Comissões de Licitações e, já sei como funcionam, quando aparecem “lobos entre ovelhas”. Eu conheço quase todos os principais Empresários de Ônibus, do Estado de Alagoas, tanto os das Linhas Intermunicipais, como das Linhas Urbanas, como Sr. Schwambach (da Real Alagoas), Sr. Antonio Nascimento (da Santo Antonio), Sr. Genauro (da Palmeirense),  Sr. Valença (da São Domingos), além dos que já faleceram, como o Sr. Euzebio (da Santanense), Sr. Benedito Moreira (da Santa Luiza), Sr.  Ernandes Calheiros (da São Luiz), Sr. Moraizinho (da São Sebastião) e o Sr. Monteiro (da Rio Largo).

Nos 22 anos, nos quais eu fui o Diretor da Divisão de Trânsito do DER/AL, sempre estive em contato com desses senhores, quando conversando com eles, advertindo-os e multando-os, porém, sempre cumprindo, honestamente, o Regulamento dos Transportes Coletivos Intermunicipais, com todos os seus artigos.

Éramos nós que julgávamos os Autos de Infração e as Multas, sempre tendo os passageiros, como nossos principais beneficiados. Na época, quando eu assumi, ainda não havia o Conselho Rodoviário, para realização de Licitações, embora as Linhas Intermunicipais, tivessem licenças Concedidas pelo DNER, como se aquele fosse o Órgão Concedente, também, das Linhas Interestaduais e Internacionais.

Depois da experiência no DER-AL, com Linhas Intermunicipais, fui convidado pelo, então, Prefeito de Maceió, para ser o Assessor Especial para Transportes da SMTT, onde tive a maior decepção profissional da minha vida, pois, eu não estava preparado para ser desonesto. Passei, apenas, oito meses, pois, o “esquema” era outro, do tipo “ou dá ou desce”.!!!!.

Eu ainda era menino, quando começaram a falar em Licitações para as Linhas Urbanas de Maceió. Acontece que, nenhuma autoridade, como Juíz, Procurador, Promotor, Prefeito ou Superintendente teve “coragem” de realizá-las, pois, “o negócio é muito quente” e, elas sempre esbarram em interesses estranhos........!!!!! Nossos Empresários de ônibus, sempre foram senhores honestos, todavia, uns “passageiros” se aproveitam nessas ocasiões, para o ganho de “milhares de passagens de cortesia”. 

Vamos ver se dessa vez, as tais Licitações vão acontecer, como está prometendo o Prefeito de Maceió. É claro que, as Empresas que já exploram as atuais linhas, devem receber uma “pontuação ponderada”, pelos seguintes motivos:

1º - por já estarem com seus motoristas, cobradores e funcionários treinados e habituados com as atuais linhas e os seus bairros,

2º - por já terem suas garagens em locais estratégicos, bem como a suas oficinas e almoxarifados, em pleno funcionamento,

3º - porque, nem sempre ônibus novos, poderão suprir as faltas e deficiências das novatas, ou mesmo aventureiras que poderão aparecer por aqui.

Tenham muitos cuidados com certos “auxiliares”, pois, nessas ocasiões, podem aparecer “sabidos” já escolhidos “à dedo”, para as composições das Comissões de Recebimento de Propostas, Triagens e Julgamento.

Tenham muitos cuidados com certos “caras”, desconfiados e nervosos, para que não sejam necessárias as querelas judiciais, muito comuns em Licitações que não sejam honestas!


Em Tempo - A Sra. Ana Pereira é uma das mais assíduas leitoras dos meus artigos. Ela me deixou muito sensibilizado com alguns elogios! Obrigado! 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia