Acompanhe nas redes sociais:

19 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 751 / 2013

30/12/2013 - 10:01:00

S.O.S. Alagoas

Cunha Pinto

Bons frutos“O governo de Alagoas fortalece a fruticultura.” Comentário se espelha na inclusão do Estado como maior produtor nacional de coco, laranja, caju, pinha e mangaba. Referência é Teotônio Vilela (município) com apoio da Secretaria da Agricultura estendida para outros municípios. 

Pesquisas

É cedo liberar pesquisas de intenções de votos no Estado. Os próprios políticos reconhecem como “intempestivo” para esse tipo de iniciativa e argumentam que sequer se fala sobre coligações e pré-candidaturas.que não sejam meras especulações. Definições só a ir do segundo trimestre do próximo ano. 


Quem liga?

A lei que determina o comércio a discriminar na nota fiscal de compras impostos e outros valores, apesar de antiga, não tem ainda atenção do consumidor. A maioria se não rasga amassa esse documento e joga no chão. É uma falta de cidadania para entender o valor da nota e a utilidade de uma lixeira. 


Banho Maria

O ano legislativo praticamente entrou no recesso e reativação dos trabalhos só em março. Até lá políticos com interesses eleitorais voltados para 2014  vão dedicar o tempo com consultas às bases, estado afora, pavimentando caminhos para as eleições do próximo ano.. Previsões é que se houver desistência será mínima.


Conselho Gestor

O Conselho Gestor do Posto de Saúde Roland Simon, no Trapiche, está renovado para o mandato que se estende até 2016. A mais recente eleição reconduziu Temístocles Soares de Albuquerque (o Teté) para a presidência do conselho de usuários cadastrados. Mandato vai até 2015.


Inadimplência

É alta no Estado a média de usuários de cartão de crédito sem crédito no comércio devido a inadimplência. Uma das motivações tem a ver com o uso compulsivo e o empréstimo para  amigos que não assumem a dívida. “É um hábito que se enraizou,” comentaram alguns dos “ficha suja” na rede bancária. 

Carnaval

Vinicius Palmeira, secretário da Cultura de Maceió, tem projeto pronto não só para o carnaval, mas de todos os eventos propostos para 2014.  Tem, inclusive, apoio popular para jogar idéias nas ruas pelo sucesso da festa dos 180 anos da fundação de Maceió, em Jaraguá, paralela às comemorações pelo dia de Iemanjá, festejado no dia 8 deste mês.  


Pesquisas

Deputados em Alagoas  definem como “muito cedo ainda ” para começarem a  se  movimentar para às eleições. Entendem que pesquisa nesta época não reflete quadro para daqui há mais de seis meses. Acrescentam: o que quer que seja dito hoje não passará de especulação.

 
Cidadania

O alagoano precisa entender a importância cívica do apoio à luta contra a violência. É dever  denunciar na região onde mora quem se comporta fora da lei. É ato preventivo para no futuro  não acabar vítima do próprio silêncio. Principalmente quem tem filho ainda menor de idade. 


Violência

Hoje no Brasil, um tempo do quanto pior melhor, a violência não é mais problema de solução restrita às ações policiais. É algo para o Congresso Nacional avaliar e propor leis rigorosas para o Código Penal. É estranho, bastante até, esse alheamento à bandidagem desenfreada nas ruas das cidades. E tão lastimável é a posição de Alagoas no ranking nacional. 


Denúncia

Moradores da Ponta Verde, imediações de uma barraca bem movimentada, a uns 300 metros do Alagoainha voltaram a testemunham caminhão-tanque despejando fezes residenciais no esgoto de água pluvial com lançanmento no mar. Banhistas denunciam o ato  estimulado pela ausência da fiscalização. Deve haver outros trechos com prática do mesmo ato indecente.

Som alto

No calçadão do comércio não são mais os lojistas que infernizam o calçadão com som e altura infernal. O problema, com voz geral reclamando, é atribuído mais aos ambulantes vendendo CDs em áreas fixas. É questão mais de orientação pelos fiscais da Smccu que estão na área, que proibir.

Sob tensão 1

Apoio do PMDB para a reeleição de Dilma Rousseff (PT) é algo merecedor de dúvida entre eleitores. O argumento tem a ver com o fato de que na política acertos de hoje não terem sustentação amanhã. É uma desconfiança que se firma mesmo a presidente obtendo recente uma melhora de pontuação nas pesquisas.  


Sob tensão 2

No outro lado, o do PSDB, Aécio Neves (Minas Gerais) não mostra ainda sinais de avanço nas pesquisas nacionais de opção de voto do eleitor. O mesmo se diga de Eduardo Campos que não surpreenderá se abrir espaço para ser substituído por Marina Silva.Tudo deve depeender das pesquisas e as recentes dão mostrasde que ele tem dificuldade para crescer.. 


Banho Maria

O movimento do turismo em Maceió começa a jogar para os lados o “banho maria” do movimento do trimestre prestes a findar para pegar firme na temporada da alta estação do movimento forte, próprio para a temporada que vai se estender arté fins de fevereiro/começo de março. É naturala frota de Ônibus propondo passeios pelo litoraL alagoano na porta dos hotéis da orla. Tanto da Ponta verde como da Pajuçara. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia