Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

VIVER FERNÃO VELHO

08/12/2021 - 07:24
Atualização: 08/12/2021 - 10:02

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Arte do projeto Viver Fernão Velho
Arte do projeto Viver Fernão Velho

O Projeto Viver Fernão Velho foi criado pelos Produtores Culturais e realizadores de eventos Marcus Assunção, Fafá Rocha, Leonardo e Marina Fortes das empresas Eventurs-Ltda, Fortes Empreendimentos (há 32 anos no mercado).

O objetivo de resgatar as tradições culturais, do bairro bucólico, gastronômico, agregando o esporte através de realizações de trilhas ecológicas, ciclismo turístico, para movimentar a economia do bairro, fomentarem o turismo e despertar no empresariado de Alagoas e de ouras partes do Nordeste o interesse de investirem em Fernão Velho.

Assim conseguiremos realizar o nosso maior objetivo: geração de emprego e renda. O Bairro está apenas adormecido, porém enxergamos nele um potencial enorme. A sociedade Alagoana gosta de Fernão Velho, isto é um ponto muito positivo. O bairro precisa receber primeiro, também, de forma construtiva e pontuada uma melhor infraestrutura. Buscaremos isto através de parcerias, junto à gestão pública ,instituições direcionadas e também da iniciativa privada.

A nossa primeira ação e lançamento aconteceram neste sábado dia 04 de dezembro de 2021, aberta ao publico, com trilha ecológica, festival gastronômico nos restaurantes: Coqueirinho, Renatos e lagoas, Exposição de Artesãos de Fernão Velho Jeferson Pereira Mendes, (Quadros lindíssimos) Jose Firmo e Beto Gomez do Pontal da Barra, folclore e atrações culturais e muito mais. Já oficializamos ao Secretário de Segurança Pública do Estado, um pedido de implantação do programa Ronda no Bairro, também um melhoramento do policiamento intensivo.

Tudo será feito de forma pontuada. O bairro já possui um maravilhoso cultivo da própolis vermelho, criatório de jacarés, uma mata atlântica belíssima, Lagoa mundaú um diferencial, trens urbanos funcionando normalmente e servindo de uma boa opção para transporte.. Por exemplo, é muito bonito andar de trem durante dia no percurso Bebedouro a Fernão Velho com vista para lagoa e dentro de parte da Mata Atlântica. Sugiro isto para nossa sociedade, e principalmente passa nossos estudantes.

Foi muito importante ter conhecido recentemente, este filho de operários das antigas fabricas de Fernão Velho Vereador Dr. Valmir Gomes , através de do seu assessor Alexandre Caju um amigo de mais de 25 anos, também filho do bairro , que me informou que o Vereador Dr. Valmir Gomes tem um sonho empreendedor de transformar a antiga Fabrica Carmem , abandonada há muitos anos em um polo de geração de emprega e renda.

Foi de fundamental importância a atenção do Vice Prefeito de Maceió Ronaldo Lessa, e dos patrocínios da Secretária Municipal de Turismo e Esportes (SEMTEL), o SEBRAE, Sedetur/AL, Secom/AL, da PITU, Secult/AL, AMA – Associação dos Municípios do Estado de Alagoas, foram quem primeiro apoiaram e acreditaram na realização do Projeto. Em um segundo momento o apoio da FMAC, apenas para as atrações culturais no palco do evento.

O objetivo nosso, meu e da Fafá Rocha (instrumentos transformadores), é despertar também nas famílias Alagoanas, casais de namorados, grupos de amigos a sociedade , a vontade de prestigiar e desfrutar do potencial Fernão Velho. Se cada um visitante consumir um produto do bairro já estaremos satisfeitos, É importante valorizar os ambulantes, comerciantes, barraqueiros, espetinhos... O resultado será bom para todos.. Através de ações como o Projeto Viver Fernão Velho conseguirá movimentar a econômica do bairro.

O lançamento do projeto fluiu muito bem. Foi muito bom escutarmos dos proprietários dos restaurantes: Coqueirinho, Renatos Bar e Lagoas Bar de Fernão Velho, que seus restaurantes tiveram um melhor faturamento com a realização do Festival gastronômico. De termos descobertos outras boas trilhas no bairro. Choveu muito das 6 da manhã até o final do dia 04 de dezembro.

Foi maravilhoso escutarmos do artesão Jose Firmo ao termino de sua exposição no evento, ele que é credenciado e apoiado pelo Projeto Alagoas Feito a Mão, que receberá um bom convite para o futuro . Ele é diferenciado, suas obras são criadas através de matérias recicláveis que o mesmo encontra pelas ruas. Outro ponto positivo foi o passeio ciclístico de Maceió/ Fernão Velho, saindo do IBAMA /GRUTA para Fernão Velho onde fomos acompanhados pela ambulância da Cronos Saúde, socorristas e a SMTT.

Na parte da tarde tivemos um problema técnico na montagem da estrutura, mais a festa começou ás 16:0hs com a maravilhosa Banda Garota Sertaneja(Forró e Sertanejo) , em seguida , Eduardo Pallozzi que deu um show a parte e de um repertorio maravilhoso , em seguida o samba e pagode do Grupo Idem , colocando os presentes para dançarem , depois o cantor Alexandre Caju e Banda fazendo um forró , interpretando clássicos no nosso forró pé serra ,

Estas atrações patrocinadas pela SECULT/AL. Tivemos contato durante a programação com os coordenadores da Ong Viva Mundaú, que tem um trabalho sério de proteção ao meio ambiente, um cuidado social e especial com aqueles que vivem da pesca na lagoa Mundaú. Eu estou falando de Simone Sormani pessoa encantadora, que posteriormente fomentaremos uma parceria entre a Ong Viva Mundaú, com o nosso Projeto Viver Fernão Velho.

Uma das coisas gostosas do bairro as pessoas irem sentar nas portas para conversarem ti uma cidade de interior. Morramos na Pitanguinha e era assim do mesmo jeito. Pouco bairro de Maceió ainda pode fazer o mesmo, infelizmente. Dever cumprido: foi notório ver a felicidade estampada nos rostos das famílias, crianças e comerciantes de Fernão Velho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato