Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Um mestre dos mestres do folclore

04/09/2021 - 16:16
Atualização: 04/09/2021 - 16:25

ACESSIBILIDADE

Acervo pessoal
João Lemos
João Lemos

(Maceió-AL 24/03/1994). Escritor, compositor, jornalista e brincante do Guerreiro São Pedro Alagoano. Filho de Mozart Viana da Silva e Dorcas Lemos Viana. Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, CESMAC (2019), pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL - 2021), assessor técnico da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC). Assessor de Comunicação do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE), é membro da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV WOLRD - Brasil), da Academia Alagoana de Cultura - AAC, onde ocupa a cadeira nº 31, cujo patrono é Pedro Teixeira de Vasconcelos, membro da União Brasileira de Escritores, núcleo Arapiraca - AL. 

Sócio honorário da Academia Arapiraquense de Letras e Artes. Publicou a Obra: "A Matriz das Graças - história e a importância do Templo para o lugar!", físico e e-book. Ed. Performance 2020 / Discografia: CD Valoriza Alagoas, Maceió, JF Studio, 2020 / CD É Madeira Forte! Frevo, Ciranda e Baianado, Maceió, JF Studio 2021. Criador do Projeto Valoriza Alagoas através do Instagram: @lemosdez. (Texto com informações do autor)

Eu considero João Lemos como um dos maiores pesquisadores do Folclore em Alagoas e do Nordeste. Ele é uma boa mistura de Theo Brandão, Pedro Teixeira a Ranilson França. Na verdade um mestre. Com uma nova linguagem e, claro, sem perder a essência e o conteúdo da historia da Cultura Popular Alagoana. Tudo que este jovem jornalista, folclorista, compositor, técnico, escritor e também pesquisador da cultura popular se propõe a fazer é de muito bom gosto e sério. Tive o prazer de conhecê-lo em uma entrevista que ele fez comigo há uns quatro anos, sobre o nosso Prêmio Odete Pacheco de Comunicação.

Foram perguntas inteligentes e conteúdos vastos. João é aquele tipo pessoa que você conhece e logo quer se tornar seu amigo e apreciador do seu trabalho. Homem de vasta sabedoria e bom senso crítico e precioso. Realmente é uma pessoa comprometida com a nossa cultura e seu desenvolvimento. Ele criou um estilo próprio de ser e agir. Ainda irá mais longe. Pessoa humilde de sabedoria riquíssima, luxuosa. Com certeza um grande apaixonado pelo folclore, mas que não se priva de seus aprendizados e externa seus ensinamentos. 

Diante de tantas coisas boas e de forma merecedora, ele foi escolhido pela comissão técnica de forma unânime do Prêmio Selma Brito de Desenvolvimento, Indústria e Cultura e será homenageado até o final deste ano. Eu fico impressionado com ele, e pela idade que tem e sua maturidade. Inclusive gosto de tirar algumas dúvidas e de aprender mais com ele no tocante ao assunto folguedos; entre outras questões técnicas com o generoso e Mestre João Lemos. 

João respira Alagoas. Dentro de João Lemos existe todos os folguedos e os mestres do Folclore. Em minha coluna tenho escrito semanalmente e me preocupado em postar também, importantes personalidades em diversos segmentos que contribuem com desenvolvimento do Estado. Até porque ainda acho que Alagoas precisa conhecer mais Alagoas. Terra muito rica em todos os sentidos e principalmente no folclore -  o mais do Brasil.

(Marcus Assunção)


Ótima noticia:

Eletrobras vai distribuir R$ 9 milhões para projetos culturais no pais
A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 17 de setembro

As empresas do grupo Eletrobras (CGT Eletrosul, Chesf , holding Eletrobras, Eletronorte, Eletronuclear, Furnas e Itaipu Binacional) lançaram na ultima quinta-feira (26) o edital do Programa Cultural 2021, que vai disponibilizar até R$ 9 milhões para projetos culturais de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 17 de setembro. A divulgação do resultado ocorrerá até 29 de outubro. As propostas vencedoras serão contratadas entre 4 de novembro deste ano e 31 de janeiro de 2022, prevendo-se a realização dos projetos no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

Serão patrocinados projetos de quatro áreas da Lei Rouanet: artes cênicas (dança, teatro e teatro musical); patrimônio cultural material e imaterial (preservação, restauração, conservação, salvaguarda, identificação, registro, educação patrimonial e acervos do patrimônio cultural material e imaterial); música (erudita e instrumental); e museus e memória (planos anuais de atividades e elaboração de planos museológicos).

Podem concorrer projetos de pessoas jurídicas, inclusive microempreendedor individual (MEI), e pessoas físicas que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil.

Inovação


De acordo com o edital, serão valorizados projetos inovadores que envolvam propostas criativas que incentivem novos olhares sobre as diversas áreas artísticas e do conhecimento; alcance de público diverso e amplo, apoiando a diversidade cultural que compõe a sociedade brasileira; valorização da riqueza cultural nas mais diversas regiões do Brasil; formação de plateia, ao aproximar a atividade artística do processo educativo cultural; associação com atividades que promovam a cidadania e o desenvolvimento humano; e alinhamento com o propósito, a visão de futuro e os valores organizacionais das empresas Eletrobras.


Dúvidas sobre o o Programa Cultural das Empresas Eletrobras podem ser esclarecidas no e-mail [email protected].

Fonte: Agência Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato