Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Uma das maiores referências do Folclore Alagoano

22/08/2021 - 08:57

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Josefina Maria Medeiros Novaes
Josefina Maria Medeiros Novaes

Sra. Josefina Maria Medeiros Novaes - Uma das maiores referências do Folclore Alagoano. Professora e pesquisadora da cultura popular

35 anos dedicados a Cultura Alagoana! O maior legado do folclorista Ranilson França

Natural de Maceió-AL, formada em Geografia pela UFAL. Em 1987 ingressa na Secretaria de Cultura de Alagoas onde permanece até o ano de 2016, com um breve intervalo entre 2003 e 2008, quando ficou à disposição da Secretaria da Educação. Entre vários cargos, foi em 1997, Diretora de Folclore da Secult/AL. Ainda em 1987, inicia sua atuação como voluntária na Associação dos Folguedos Populares de Alagoas – ASFOPAL. 

Ocupa vários cargos administrativos até o falecimento do fundador da instituição, professor Ranilson França, em 2006. Passa então a ocupar o cargo de Presidente até o ano de 2012. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, fez parte da Comissão de Elaboração dos Boletins Alagoanos de Folclore, atuou como consultora do Projeto Capital Americana da Cultura, membro da Comissão Organizadora dos festejos do Dia do Folclore e da Comissão Alagoana de Folclore - CAF. 

Ao longo da carreira atuou e desenvolveu inúmeros projetos voltados para a cultura popular alagoana, tais como: projeto Engenhos de Folguedos, Encontro de Pastoris, Mestres na Escola, Laboratório Vivo de Folclore, Com Passo no Folclore, Caminhão do Forró, gravação do CD Folguedos e Danças de Alagoas. Foi consultora de pesquisa de campo para elaboração de dez encartes Alagoas Popular - Folguedos e Danças de Nossa Gente, publicados, em 2013, pela Gazeta de Alagoas. É autora do livro ASFOPAL - 25 Anos Brincando Sério, uma homenagem a instituição, seus Metres e Brincantes, do artigo Hora de Pensar, publicado no Boletim Alagoano de Folclore, do artigo Ranilson França, Guerreiro do Folclore Alagoano, publicado na Revista Graciliano, e prefácio Gorjeios do Sabiá - Sonetos de Pedro Teixeira de Vasconcelos. 

Em 2019 faz parte da comissão organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado pela Comissão Alagoana de Folclore - CAF e em 2020 faz parte da comissão julgadora do Edital de Cultura do Instituto BENESE/SE. Atualmente presta consultorias sobre a cultura popular de Alagoas, em especial, seus folguedos e danças, é líder do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE), além de consultora do Álbum Valoriza Alagoas do jornalista e brincante de Guerreiro João Lemos. 

Para mim, ela é tipo uma joia preciosa e rara, pessoa humilde e muito sábia. Dona Josefina é um legado do folclorista Ranilson França, que inclusive eu tive a honra de tê-lo como meu professor no Colégio Guido no início dos anos 80. Tive o prazer de conhecê-la há mais de 12 anos na Secult/AL. Ela é uma das maiores pesquisadora da nossa cultura popular. Conversar com ela e um verdadeiro aprendizado, um patrimônio vivo. 

Nossa joia do folclore ainda não sabe, mas receberá este ano o Prêmio Selma Bandeira, que seleciona expressivas e fortes mulheres em diversos segmentos da sociedade Brasileira anualmente e as homenageia no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. 

Evento glamoroso e bem prestigiado, concorrido com reconhecimento nacional, sobre a realização das empresas Eventur´s –Ltda e Fortes Serviços e Empreendimentos. O nome da Sra. Josefina foi indicado por nos Marcus Assunção e Fafá Rocha, para comissão técnica que de forma unânime acatou o nome da Professora e pesquisadora por seu conteúdo profissional. Neste 22 de agosto, Dia Nacional do Folclore, gostaria de dedicar a data à grande Dama do Folclore Alagoano. Pessoa que nos orgulha muito.

(Marcus Assunção)


Agenda Cultural:


Vamos Folclorear neste domingo no Pilar?
Festa em homenagem ao dia nacional do folclore.

Programação:
Das 14h as 17h
Local: Orla Lagunar
Apresentações culturais:
Guerreiro / Pastoril / Baianas da Melhor Idade / Copoeira / Contacao de História / Baiana dos Homens / Afro Ginga

Apoio: Secretária de Educação e Cultura do Pilar e Prefeitura do Pilar. Aproveito para parabenizar pela bela e importante iniciativa cultural o Secretário de Educação e Cultura Clewinho Cavalcante, Prefeito Renato Filho e coordenação de Sr. Sérgio Moraes-Diretor do Cine Pilarense.


ESPAÇO DOS POETAS E ESCRITORES:



Autora: Selma Ribeiro (Carneiros/AL)

Coisas boas


Coisas boas acontecem para aqueles que esperam... Coisas ainda melhores acontecem para aqueles que se levantam e correm atrás daquilo que querem.

Se eu pensar muito no dia de ontem, posso perder maior parte do dia de hoje. Então vivo a simplicidade e a incerteza da vida. Aproveito o amor que a vida me oferece todos os dias e ignoro os pensamentos pessimistas, mesmo que às vezes eles queiram me ofuscar. Sou Feliz do meu jeito!


LANÇAMENTO DO LIVRO:


GESTÃO CULTURAL E A CIDADE.
UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DE MACEIÓ.
DE MARCOS CÉSAR SAMPAIO (Marcão).
Quinta feira 26 de agosto ás 19:0hs
No Centro Cultural Arte Pajuçara

Um relato dos 8 anos em que tive oportunidade de participar e contribuir com políticas públicas para cultura. Será um prazer recebe-los no lançamento deste livro.
Imperdível!!!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato