Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Um dos melhores no Brasil da cozinha italiana

02/08/2021 - 11:01

ACESSIBILIDADE

Arquivo pessoal
Chef Breno Gama
Chef Breno Gama

O Chef Breno começou a trabalhar aos seus 16 anos de idade quando ele e seus irmãos Leopoldo e Dede Gama, de forma empreendedora, inauguraram a Super Pizza, há 36 anos em Maceió. Em entrevista que me concedeu, o Chef Breno Gama me falou da importância de seu acesso inicial a cozinha da Super Pizza e seu aprendizado foi muito importante. Começou a preparar a massa, preparar os molhos, entender do processo de assar no forno a lenha e elétrico, e saber a temperatura certa. Literalmente, colocou a mão na massa!!

Com a experiência acumulada no comando de duas pizzarias de sucesso em Maceió, a Super Pizza e o Armazém Guimarães (este último com filial também em Recife), o chef alagoano Breno Gama há sete anos decidiu mergulhar mais fundo em sua paixão pela cozinha italiana. À frente do charmoso Restaurante Maria Antonieta, eleito por dois anos consecutivos pela revista Veja Maceió Comer & Beber como o melhor restaurante italiano da cidade, Breno resgata a Itália de raízes, com receitas de origem como o “Ossobuco com Polenta”, entre outras. Para isso, além de viajar constantemente para a Itália, fez cursos no Senac de São Paulo e passou por estágios nos restaurantes de Roberto Ravióli e Ronaldo Roperto, dois expoentes da culinária italiana no país.

É ainda reconhecido com selo da FIC (Federação Italiana de Chefs), certificado que dá ao Maria Antonieta a honra de pertencer ao seleto time dos melhores restaurantes italianos do Brasil. Breno Gama tem outra importante referencia e experiência em seu histórico na cidade de Florença (Capital da Toscana), na Itália quando estagiou e trabalhou no Restaurante Quatri Amci (04 amigos), por um ano, em 2012. Por uma boa coincidência na sociedade Super Pizza, Armazém Guimaraes e Restaurante Maria Antonieta são três maravilhosos irmãos e amigos: Dede, Leopoldo e Breno Gama. 

Eu lhe perguntei qual a importância da FIC (Federação Italiana de Chefs) em sua vida? Ele me respondeu: Um orgulho, grande amor, divulgar e difundir a verdadeira cozinha Italiana para o Nordeste. Como destaque o Chef também é um dos Diretores da FIC no Nordeste. Breno me disse que lhe inspira também a tradicional comida italiana “Casa Linda”, tipo a comida da Nona. Trazida pelas famílias dos imigrantes em 1914. Inclusive existente ainda no Bairro do Bixiga em São Paulo, por exemplo, na Cantina Italiana C que Sabe de um amigo em comum nosso Chef Brunão, Presidente da Fic e considerado um dos maiores Chefs no Brasil, com reconhecimento Internacional. 

Dai eu também lhe perguntei: Quais os seus planos para o futuro no tocante a criação de novos pratos? Ele me respondeu que irá preparar para 2022 um novo cardápio onde vai inserir alguns pratos que tenham Sururu e Camarão, porém sem perder a essência e tradição da cozinha Italiana do Restaurante Maria Antonieta. Para terminar eu lhe perguntei: Qual a importância da sua mãe na vida de vocês? Ele me respondeu com uma pergunta: Marcus você já prestou a atenção no lustre grande em formato de arvore existente no centro do salão do Restaurante? Foi para homenagear a nossa mãe que representa esta árvore que nos dar sombra, frutos, que são os filhos, netos, bisnetos que nos acalma , acalenta que protege, forte, firme. Eu mesmo tive o prazer e a honra de conhecer Dona Maria Antonieta, pessoa alegre, educada, de uma boa energia, gentil e sempre de bem com a vida. Tivemos um momento de muita emoção quando as nossas empresas Eventur´s ´Ltda e Fortes, Serviços e Empreendimentos a homenageamos no Prêmio Selma Bandeira há 04 anos no Auditório da Federação das Indústrias, e também em ver estes irmãos maravilhosos Breno, Dede e Leopoldo Gama homenageando a mãe Sra. Maria Antonieta ao entrega-la o troféu, foi lindo!!


UMA BELA HISTORIA


Inaugurado em junho de 2009 em Maceió, o restaurante Maria Antonieta, cujo nome foi escolhido em homenagem à mãe dos três sócios, os irmãos Breno, Dedé e Leopoldo Gama (que trazem na bagagem sucessos como a Super Pizza e o Armazém Guimarães), tem como objetivo resgatar a cozinha italiana original, com suas antigas receitas e, ao mesmo tempo, dar-lhe uma roupagem contemporânea.


Para isso, o chef Breno Gama, que assina o cardápio, fez um mergulho na culinária italiana, passando por estágios em São Paulo nos restaurantes dos chefs Roberto Ravióli e Ronaldo Roperto, dois expoentes do gênero no país. Além disso, viaja regularmente para diversas regiões da Itália em busca dos segredos dos pratos mais tradicionais. Como resultado desta constante pequisa estão destaques como o “Ravióli ai Carciofi”, um ravióli de alcachofra no próprio molho, e o “Stinco d’Agnello”, uma mini perna de cordeiro no próprio molho com risoto parmegiano, além de raviólis, rondellis, espaguetes, lasanhas e tortellinis preparados com a perfeição e a simplicidade das famílias do interior da Itália.

Além de ter sido eleito pelo júri da revista Veja Maceió Comer & Beber como o melhor restaurante italiano da cidade por dois anos consecutivos, sua carta de vinhos, que conta com mais de 350 rótulos de diversos países, foi também escolhida pela revista Prazeres da Mesa nos últimos cinco anos consecutivos com uma das 20 melhores do Brasil.

Moderno e aconchegante, o projeto arquitetônico da casa foi criado pela arquiteta alagoana Humberta Farias e tem como centro das atrações uma gigantesca árvore de metal, escultura produzida pelo artista plástico paulista Wallace Simonsen. Em 2017, Breno Gama recebeu na cidade de Napoli, na Itália, o colar vermelho do Collegium Cocorum.


Destaque:


Lagosta do chef Breno Gama


Já reparou que a lagosta dos mares alagoanos lembra uma sereia? Pois bem, a belezura da foto (acima) é do restaurante Maria Antonieta e foi um dos manjares no jantar oferecido aos chefs da Federação Italiana de chefs (FIC). Eles aportaram em Maceió para prestigiar os sabores do restaurante comandado pelo chef alagoano, Breno Gama.

Seguindo umas das regras para ser aceito pela FIC, em que o cardápio deve estar no idioma italiano, a lagosta foi batizada de “Aragosta com Erbi Pasta Nera”. Mas, na nossa língua ela é uma deliciosa cauda da lagosta grelhada na manteiga de ervas (ingredientes que combinam perfeitamente com o crustáceo), escoltado pela massa negra e legumes cortados como talharim. Simples assim e divino ao paladar.


POLITICA:


Candidatura de JHC ao governo ganha força com “expectativa de vitória”

O prefeito de Maceió cresce no “vácuo” deixado pelos principais grupos políticos do Estado. Apontado como favorito numa eventual disputa ao governo em 2022, João Henrique Caldas (PSB) pode ser candidato a governador apenas dois anos depois de ter disputado a prefeitura da capital.


Codevasf tem o ‘peso político’ que Arthur Lira precisava em Alagoas

Sob o comando do ex-prefeito de Teotônio Vilela, João José Pereira Filho, o Joãozinho (PP), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf) tem ajudado ao deputado federal Arthur Lira (PP) em Alagoas.
Nas mãos da família Pereira, o órgão tem dado visibilidade e ‘peso político’ ao presidente da Câmara dos Deputados. O todo-poderoso de Brasília tem usado – como deve e pode – para conquistar até novos aliados no estado.
De fato, Arthur Lira tem ido aos municípios alagoanos – com mais frequência – para fazer entregas de veículos e equipamentos agrícolas, por exemplo, com aquela intenção que podemos chamar da ‘política do toma lá dá cá’ para 2022.


Pedro Vilela quer saúde animal inserida na Saúde Única


O deputado Pedro Vilela (PSDB) defende o reconhecimento da saúde animal como componente da saúde única, onde se inclui a saúde humana, e levou essa defesa ao Congresso Nacional através de projeto de lei que estabelece o Programa Nacional de Fomento à Causa Animal (Propet). Esse programa significa a “harmonia entre saúde humana, animal e ambiental, com vistas a assegurar a prevenção de doenças”, destacou o parlamentar.Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2021/07/pedro-vilela-quer-saude-animal-inserida-na-saude-unica/#.YQQAx8m5Q9w.whatsapp

Deputado Sérgio Toledo firma compromisso para urbanização da Lagoa Caiçara em Tapera

Ciro Nogueira na Casa Civil expõe plano de expansão do Progressistas

Em 1976, o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tinha apenas oito anos quando seu conterrâneo piauiense, o então deputado federal e presidente da Arena, Francelino Pereira, comemorou o resultado da legenda nas eleições municipais afirmando que ela se tornara “o maior partido do Ocidente”. Se, na época, o desempenho celebrado por Francelino (eleito por Minas) era impulsionado pelos métodos da ditadura militar, agora, 45 anos depois, é a vez de Nogueira tentar aproveitar o apoio do Planalto para liderar o projeto nacional do Progressistas (PP) de se tornar o maior partido do País.Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2021/08/casa-civil-expoe-plano-de-expansao-do-progressistas/#.YQboZIpk6Es.whatsapp


MUNICIPIOS: PENEDO


Secretaria de Saúde de Penedo recebe novos veículos

A frota de veículos que atende as demandas da Secretaria de Saúde de Penedo ganhou mais cinco carros. O investimento melhora a qualidade do transporte da pasta, principalmente para pacientes assistidos por Tratamento Fora do Domicílio (TFD).


EDUCAÇÃO


Docentes participam de formação para atendimento de estudantes autistas

Curso se encerra no próximo mês e conta com aulas teóricas, palestras e oficinas sobre o funcionamento da mente do portador de transtorno do espectro autista
Professores das salas de recurso da rede municipal estão participando de uma qualificação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para melhor atender os estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Foram aulas teóricas, práticas e oficinas para qualificar os professores no funcionamento da mente dos estudantes especiais, e capacitá-los na criação de materiais adaptados.


ECONOMIA

Dia dos Pais injetará R$ 6,03 bilhões na economia do país, estima CNC

Valor projetado é 13,9% superior ao resultado do ano passado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima para o Dia dos Pais deste ano volume de vendas de R$ 6,03 bilhões, maior faturamento desde 2018, com alta de 13,9% em comparação à mesma data no ano passado. Segundo o economista sênior da CNC, Fabio Bentes, o Dia dos Pais de 2020 foi o pior em 13 anos. O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro.

Na mesma época do ano passado, quando o varejo ainda experimentava o início do processo de flexibilização das medidas restritivas voltadas ao combate à primeira onda da pandemia do novo coronavírus, as vendas caíram 11,3% e geraram o menor volume financeiro (R$ 5,30 bilhões) desde 2007, que foi de R$ 4,98 bilhões. Agora, já há várias regiões brasileiras autorizando o funcionamento do comércio a toda capacidade. Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2021/07/dia-dos-pais-injetara-r-603-bilhoes-na-economia-pais-estima-cnc/#.YQRn5r

ENCONTRO DOS POETAS E ESCRITORES



Autora: Saysia Salomão

Conjugando o amor.


Eu poesio
Tu poesias
Ele poesia
Nós ( eu e tu ) nos amamos
Vós poesiais
Eles poesiam ( e se amam ).

Saysia Salomão.

BOAS VINDAS AO MÊS DO FOLCLORE... UMA HOMENAGEM AO FOLCLORE PILARENSE E ALAGOANO.

Autor Sergio Moraes

Viva o Mês do Folclore !


Que tem tantas coisas boas,
Tem Pastoril, Baiana, Chegança,
Guerreiro, Taieira e outras Danças,
Patrimônios de Alagoas.

Salve os Mestres dos Folguedos!
Especialmente os de Pilar,
Eternos e Imortais
Que não esquecemos jamais
Que quero homenagear.

Viva o Ilustre Pilarense,
Folclorista Ranilson França,
Jorge Barros, Mestra Bida
E o Mestre Bumba na Chegança,
Viva o Mestre Ângelo e Gajuru,
O Encarnado e o Azul,
Viva as cores e as danças.
Salve o Boi do Canário
e do Ciço Vale !
Viva o Mestre Edivar Vicente !
Com seu belíssimo Guerreiro,
Treme Terra Pilarense,
Das Dores e Cicera Braúna
nas Baianas,
Povo lindo, gente da gente.

Cícero Tibúrcio
na Baiana dos Homens,
Salve a Zeza do Pastoril !
Leão de Aço e Os Caçadores,
Glória a Deus, Glórias Mil,
O Folclore do Pilar e de Alagoas,
São os mais belos do Brasil.

Sérgio Moraes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato