Alagoas, 19 de setembro de 2021 23º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Marcus Assunção
Opinião

Fique por Dentro

Por Marcus Assunção
ANA CLARA VIEIRA DE VASCONCELOS

Um dos patrimônios do Folk Lore

Marcus Assunção

25/07/2021 08h08 - Atualizado em 25/07/2021 08h08

Ana Clara Vieira
AssessoriaAna Clara Vieira

Um dos patrimônios do Folk Lore

BIOGRAFIA

Ana Clara Vieira de Vasconcelos. Professora da Escola de Educação física e Desportos na Universidade do Brasil no Rio de janeiro-GB e Estágio de modalidades esportivas pela Federação Atlética de Estudantes (entidade máxima de Esportes Universitário Carioca) filiada a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, onde cumpriu estágio. Possui licenciatura pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco. Terapeuta naturalista participou de Congressos Internacionais em mesas redondas. Respondeu por departamentos culturais estaduais e municipais. Elaborou Projetos de Auto Conhecimento com a Diretoria de Extensão – IFAL–AL, fundou uma Escola de Terapias Naturais e respondeu pela Diretoria SINATEN (Sindicato Nacional de Terapeutas Naturista Regional Alagoas).

Trademologista vivências em causas do Folk Lore, em presidências de diretorias de comissão Alagoana de Folclore, onde acompanhou todos os seus presidentes até o atual de 2020 e Associação dos Folguedos Populares de Alagoas- AFOPAL. Respondeu pelo Artesanato Alagoano e Pesquisa na Empresa Alagoana de Turismo-EMATUR, trabalho de Pesquisa, Documentação Estatística as Secretária de Cultura e Esportes –Maceió- AL. Artigos em jornais e Revistas Versando sobre Folk Lore – Raizes da Erudição. Em “Culinária Divisas de um Povo, um Olhar Alagoano”. Aspecto Sociológico, Vivências de um Costume Alimentar Tradicional, Biografias, de Mestres do Folk Loree Estudiosos, deste assunto.

Informações complementares sobre a história do Folk Lore.

O histórico das duas importantes Instituições CAF_ Comissão Alagoana de Folclore e ASFOPAL, que assistem as Tradições, Folk Lore e Cultura Popular, seguem: Historicamente, antes dos idos de um mil e novecentos (1900) e no início desses,( e. C. ), onde temos registros de escritores alagoanos e indo até 1928 no auge do modernismo, o Dr. Théo Brandão, ainda estudante de medicina no Rio de janeiro, escrevia artigos sobre Folclore, desafiando a modernidade, certo que, o clássico permanece e ciente que os portadores da nossa Cultura permaneceriam e de fato continuam sendo, comprovadamente. Eram cartas ( escritos) para sua terra amada Viçosa.

Cria-se a Comissão Nacional de Folclore em 1947( um mil novecentos e quarenta e sete), por Renato almeida, antes pertencente ao Ministério das Relações exteriores, ligado a UNESCO.

Sempre em contato com outros Folcloristas renomados do País, a exemplo de Luiz da Câmara Cascudo, e em nossa região Félix Lima Júnior, Abelardo Duarte, Diegues Junior, Luiz Lavenère entre ouros, Dr. Théo Brandão cria a Comissão Alagoana de Folclore em 09(nove) de Abril 1948 ( um mil novecentos e quarenta e oito). Logo após a partida do seu fundador, assume o professor e antropólogo José maria Tenório Rocha em seguida o Professor Pedro Teixeira e logo após, Ranilson França de Sousa.

Em 27 de Dezembro de 1985 (um mil novecentos e oitenta e cinco), Ranilson França de Sousa funda a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas -ASFOPAL.

Atualmente estou Presidente da ASFOPAL. Iniciei meu trabalho em 1968 como Professora de Educação Física, em vários Colégios de minha cidade de Palmeira dos Índios. A arte, no campo da Educação Física, com danças estrangeiras entre ouras manifestações Culturais.

Pela ASFOPAL, ganhamos um Edital, e deste, produzimos um filme, baseado em meus trabalhos literários, ENCONTRO DE MESTRES E ENTREMEIOS DE FOLGUEDOS, sendo o diretor Vinícius Palmeira. Outro trabalho da Comissão Alagoana de Folclore, O XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCORE, Tendo com Presidente, Olegário Venceslau e eu como Vice -presidente, e Pesquisadora da SFOPAL e Vice Presidente, tendo como Presidente CÍcero Farias.

Prontos para lançamento 2 (dois ) livros: Lampejos de Uma Cidade, Folclore, Raízes da Erudição e Culinária, Divisa de um Povo, um Olhar Alagoano.

Mais 4(quatro) livros a publicar: Histórias, Estórias, Contos , Causos e Mitos que o Povo conta, Biografia de Ranilson França de Sousa, Antônio Caetano (Antônio Laurindo) o segundo escritor no gênero Folclórico de Palmeira dos Índios, Relatório de de uma Administração e os entrelaçamento da Cultura como os pilares da economia. Biografia do mais Idoso Mestre do Nosso Folclore, ainda vivo e sua importância na tradição do Folguedo Chegança do Mestre Juvêncio da cidade de Pilar, Alagoas.


POLÍTICA


Ciro quer que evento de posse na Casa Civil seja uma demonstração de sua força
A posse de Ciro Nogueira na Casa Civil, que deve acontecer entre terça-feira e quarta-feira (quarta, se depender dele), está sendo vista por ele como um evento de demonstração de força do PP.
Ciro quer lotar o Palácio do Planalto de deputados do Centrão e de conterrâneos do Piauí. Presidente formal do PP e informal do Centrão, Ciro quer demonstrar força.

A propósito, para quem ligou para ele oferecendo-se para promover um jantar em sua homenagem no dia da posse, Ciro avisou:
— Na noite da minha posse vou circular em uns quinze jantares


GOVERNO DO ESTADO


Governador inaugura a 45ª grota transformada pelas obras do Vida Nova nas Grotas.

BASTIDORES da politica:


Luciano Barbosa é a maior atração em evento comandado por Arthur Lira com 40 prefeitos de AL.

Para quem fez apostas pensando que o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) voltaria para os braços da família Calheiros, começou a se decepcionar.Isso por que nesta sexta-feira passada (23) o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, reuniu cerca de 40 prefeitos alagoanos para discutir, entre outros assuntos as eleições 2022, pelo Progressistas. Compondo a mesa de honra, além de deputados estaduais e outros prefeitos, estava Luciano Barbosa. O lugar indica que o prefeito de Arapiraca deverá ser peça fundamental nas articulações para as composições do próximo pleito. A expectativa é que como outras lideranças políticas do Estado, Barbosa deixe o MDB dos Calheiros e migre para o Progressistas de Lira.

MUNICÍPIOS


Marechal Deodoro: Secretaria de Educação planeja estratégias para retorno às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais em Marechal Deodoro está próxima. A Secretaria de Municipal de Educação já vem reunindo toda a comissão técnica para o planejamento deste retorno. O atual cenário trará adaptações que já estão sendo estudadas através de dados colhidos em uma pesquisa com os pais dos alunos da rede pública municipal.

AMA


Presidente da AMA afirma que nova Reforma Tributária é um massacre aos municípios

“A proposta da nova reforma tributária é um verdadeiro massacre aos municípios. A proposta do governo parece levar Estados e municípios a falência enquanto desonera e privilegia ricos e grandes empresas, promovendo maior desigualdade social em nosso país. Promove injustiça social desequilibrando ainda mais o pacto federativo e a relação entre os entes”, declarou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, nesta terça-feira, dia 20 de julho.

CINEMA


Mostra Cinema Francês

A mais recente produção do cinema francês
Centro Cultural Arte Pajuçara
De 29 de julho a 11 de agosto
Exibição de 9 filmes inéditos em Maceió

Na tela nomes como Juliette Binoche, Jean-Louis Trintignant, Adèle Exarchopoulos, Vincent Cassel e Fabrice Luchini.

Diretores como Claude Lelouch, François Ozon e Eric Toledano.
Três sessões diárias (exceto as segundas).


ENCONTRO DOS POETAS E ESCRITORES:


Autora: Sophia Ketylin Ribeiro (Maceió)

Lugar de gente talentosa


Terra de notáveis literatos de poetas e escritores natos com suas experiências e criatividades capazes de torna tudo verdade,
a imaginação é uma coisa incrível capaz de fazer tudo mais fácil e lindo, é na nossa terra que vimos
Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando pessoa, Manuel Bandeira, Machado de Assis e Jorge Luis entre muitos outros tipo Monteiro Lobato um escritor brasileiro que por todos é amado,
por aqui eu finalizo tem tanto pra contar e muita gente para elogiar mas é nessa terra de literatos notáveis que coisas maravilhosas pode encontrar.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade