Alagoas, 27 de julho de 2021 22º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Marcus Assunção
Opinião

Fique por Dentro

Por Marcus Assunção
PERFIL

Dra. Cláudia Muniz do Amaral – “Uma grande mulher”

Marcus Assunção

17/07/2021 17h05

Dra. Cláudia Amaral
Reprodução InstagramDra. Cláudia Amaral

Biografia da Sra. Claudia Muniz do Amaral.

Cláudia Muniz do Amaral é natural de Palmeira dos Índios/ AL, nascida em 09 de outubro de 1964, filha de Paulo Petronilo do Amaral e Leila Muniz do Amaral, iniciou seus estudos no Colégio Cristo Redentor, na cidade em que nasceu. Em 1973, sua família se mudou para São Paulo e lá concluiu o quarto ano primário na Escola Municipal Marcílio Dias. Aos 11 (onze) anos, a família retornou para o Nordeste e fixou residência em Maceió, onde Cláudia estudou o ginásio no Educandário de Santa Terezinha, o ensino Médio no Colégio Marista e o Superior (curso de Direito - UFAL). O Mestrado fez no Rio Grande do Sul, em Direito Público, na UFRGS.

Primogênita da família, tem duas irmãs: Paula Muniz do Amaral (PHd em Saúde Pública) e Heloísa Muniz do Amaral (Mestre em produção vegetal e Coordenadora da CPT NE2) e é mãe dois filhos: Sara Muniz do Amaral Lima (estudante de cinema na PUC/MG e Pedro Muniz do Amaral (ensino fundamental na Escola SEB).

Ingressou na Procuradoria Geral do Estado mediante concurso público em 30 de setembro de 1988, exerceu suas atribuições nas setoriais das Secretarias de Educação, do Planejamento, da Cultura, da Infraestrutura, da Comunicação e na Polícia Militar. Foi coordenadora da Procuradoria Administrativa e da Assessoria Especial do Procurador Geral, integrou o Conselho Superior da PGE por 2 (dois) mandatos e atualmente é Corregedora-Geral da Procuradoria Geral do Estado.

Representou a Procuradoria no Conselho de Segurança Pública, quando substituiu o então Procurador de Estado Tutmés Ayran de Albuquerque e, ao término deste mandato, foi eleita pelo Conselho da PGE para o segundo mandato, oportunidade em que assumiu a vice-presidência do órgão, presidida pelo Procurador Federal, Dr. Delson Lyra.

É professora de Direito Administrativo e lecionou esta disciplina na UFAL, na pós-graduação do CESMAC, e na SEUNE, onde, além de professora, coordenou o Curso de Direito por 10 (dez) anos. Ensinou, também, Direito Administrativo em vários cursinhos preparatórios para concurso público. Atualmente, integra o Instituto de Direito Administrativo de Alagoas - IDAA, na condição de sócia fundadora.

Com uma veia política sempre atuou nos organismos de classe, foi Secretária Geral Adjunta no Diretório Central dos Estudantes, na Associação dos Procuradores de Estado, ocupou o cargo de Secretária Geral e na Ordem dos Advogados do Brasil/AL foi Secretaria Geral Adjunta e a primeira mulher a presidir a comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, na gestão do Presidente Romany Roland Cansanção, em 1995.

Foi filiada ao Partido dos Trabalhadores por 14 (quatorze) anos, onde ocupou os cargos de tesoureira, secretária geral e presidente do partido, em Maceió. Atualmente, não possui filiação partidária.

A Da. Claudia Amaral, foi indicada este ano para receber a honraria do 11º Prêmio Selma Bandeira, através da comissão técnica. O Premio criado pela Fortes Serviços e Empreendimentos e Eventur´s – Ltda . Este belo reconhecimento homenageia expressivas mulheres em diversos e importantes segmentos da sociedade Alagoana e Brasileira. Este evento glamoroso, de fortes mulheres acontece anualmente no Auditório da Federação das Indústrias do Estado.

Na minha adolescência, quando comecei a jogar volleyboll pelo Clube Fênix Alagoano em Maceió tive o prazer de conhecer 04 (quatro) jovens mulheres maravilhosas que praticavam e muito bem naquela época o esporte. O masculino treinava junto com o time feminino porque o nosso técnico era o mesmo. Tony , um carioca muito hilário, porém muito exigente e competente. Eu estou falando de minhas amigas até os tempos de hoje. Claudia Amaral, Silvana Omena, Dulce e Alessandra. São mulheres brilhantes e muito determinadas no que fazem. A Dra, e amiga Cláudia Amaral também foi uma boa atleta de Volley. (Marcus Assunção)


Municípios:



AMA MOSTRA BOM EXEMPLO AO BRASIL:

Punição por recusar vacina: Defensor Público diz que atitude da AMA está de acordo com Constituição.
O Defensor Público e Professor Doutor em Direito Constitucional Othoniel Pinheiro afirmou ser constitucional a atitude da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que recomendou que as prefeituras estabelecessem sanções para quem se recusar a tomar a vacina, seja por que não quer ser vacinado, seja por que encontrou um tipo de vacina que não agradou, quer adiar a sua vez e, por isso, atrapalhe a sistemática da distribuição. Aproveito Para parabenizar o presidente da AMA Sr. Hugo Wanderley!!


Prefeito de Viçosa anuncia instalação de Faculdade
O prefeito de Viçosa João Victor (PRB), comunicou em suas redes sociais na última quarta-feira (14) a instalação da faculdade Estácio.

"Hoje recebi a diretora geral da Faculdade Estácio Roberta Torres e do gerente comercial Afonso Brandão, onde tratamos da possibilidade da parceria entre a prefeitura de Viçosa e a Estácio a instalação de um Polo Regional da Faculdade aqui em nosso município! Desenvolvendo e fomentando a nossa educação, dando melhores condições e descontos especiais para os nossos profissionais e para a nossa população ", disse o prefeito.

Arapiraca:


Associação Pestalozzi de Arapiraca é homenageada com o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2021 da Câmara.

Arapiraca: Em palestra, Luciano fala sobre desafios da gestão pública durante a pandemia de covid-19

Maceió: Capital começa a vacinar população de 36 anos ou mais a partir desta sexta, (17) as 14hrs

Rio Largo: Gilberto Gonçalves assina Ordem de Serviço para construção de novo acesso à cidade.


PILAR:


Camarão é a atração da merenda escolar em Pilar, diz Secretário

Nesta sexta-feira (16), foi introduzido na alimentação das Escolas do Município de Pilar o camarão.
O objetivo do Secretário de Educação e do Prefeito Renato, é valorizar os pescadores da região.


Politica:


Câmara aprova projeto de combate a supersalários de agentes públicos
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) o Projeto de Lei 6726/16, do Senado, que lista quais tipos de pagamentos podem ficar de fora do teto do funcionalismo público. O texto aplica-se a servidores civis e militares, magistratura e detentores de mandato. Devido às mudanças, a matéria retorna para nova votação dos senadores.


Lançamento:


Nubank lança novo cartão com publico alvo em 60 milhões de brasileiros que não possuem conta bancária e com baixo score;


Cultura:


Programação de Cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara

Sobre este evento
Centro Cultural Arte Pajuçara

Programação de Cinema


De 15 a 21 de Julho
Não abriremos na segunda dia 19/07

Filme: MEU PAI

Vencedor do Oscar – Melhor Ator
Horários: 18h00 – (Quinta, Domingo e Quarta)

20h00 ( Sexta, Sábado e Terça)

Reino Unido

Em Meu Pai, um homem idoso recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

________________________________________________

Filme: DRUK – Mais Uma Rodada


Vencedor do Oscar – Melhor Filme Estrangeiro
Horários: : 15h40 – (Quinta, Domingo e Quarta)
17h40 ( Sexta, Sábado e Terça)

Dinamarca

Druk – Mais uma Rodada é a história de quatro professores com problemas em suas vidas, testando a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.


_____________________________________________________________


Filme: ALVORADA


Horário: 16h00 (Sexta e Terça)
Brasil

Alvorada mostra o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment. Rodado entre julho e setembro de 2016, o documentário testemunha a tensão e a perplexidade que imperavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos do Palácio do Planalto. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria.


_________________________________________________________________


ESTREIA : FALE COM AS ABELHAS


Horário: 20h00 (Quinta, Domingo e Quarta)
15h30 (Sábado)
EUA


Após a morte do pai, a médica Jean Markham (Anna Paquin) volta à sua cidade natal para assumir as funções do falecido. Quando ela começa a atender o jovem Charlie (Gregor Selkirk), conhece, no processo, a mãe dele, Lydia (Holliday Grainger), passando a se relacionar amorosamente com a mãe do rapaz.


_________________________________________________________________


ESPAÇO DOS POETAS E ESCRITORES:



Autora: Saysa Salomão.


Alvo
Aquelas palavras foram certeiras como um tiro a queima roupa.
Atingiram no alvo o músculo que já não batia nessa cadência acelerada, há tempos, só batia.
Não doeu mas rasgou e pela fresta aberta entrou luz, calor, medo e amor.
Não houve pedido de socorro.
O ferimento cresceu aceleradamente e hoje o coração está totalmente a mostra, exposto ao sol e a chuva, sendo adubado, brotando flor.
Foi atingido fatalmente pela poesia que despertou o bem querer, encheu de luz o ambiente moribundo.
Agora tudo é cor, vida, cheiro.
O órgão torácico, oco e muscular voltou a bater forte, acelerado e com emoção.

Saysia Salomão

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade