Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Fragmentos de identidade

23/06/2021 - 08:09
Atualização: 09/04/2022 - 06:43

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Dr. Jasiel Ivo
Dr. Jasiel Ivo

PERFJL: DR. JASIEL IVO- JUIZ DO TRABALHO DO TRT/AL 

Fragmentos de identidade

Jasiel Ivo é o sétimo filho de Dona Amália Bomfim Ivo e do Jornalista Floriano Ivo Júnior. Nasceu em Maceió, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas - FDA, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em 1985. Fez pós-graduação, especialização em planejamento e execução de políticas culturais na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Minas Gerais, em 1985. Em 2000 concluiu o curso de mestrado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente cursa Doutorado em Direito pelo PPGD da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

Jasiel trabalhou na Fundação Teatro Deodoro - FUNTED, de 1982 a 1988, iniciando como auxiliar, técnico administrativo e depois assessor de políticas culturais, chegando ao cargo de Diretor Artístico-cultural. Também trabalhou na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, como assessor de procuradoria. É professor adjunto IV da Faculdade de Direito de Alagoas - FDA, da UFAL, desde 1988, quando ingressou mediante aprovação em concurso público. Também trabalhou como Diretor de Secretaria da Justiça Federal de primeira instância - Seção Judiciária de Alagoas - TRF da 5a Região, de 1993 a 1995, quando então foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para Juiz do Trabalho do TRT da 19a Região. Atualmente é Juiz Titular da Vara de Penedo, onde exerceu a magistratura de 2000 a 2005 e depois de 15 anos na titularidade da 9a Vara do Trabalho de Maceió, decidiu voltar a judicar na histórica cidade alagoana banhada pelas águas do Rio São Francisco, onde se come a melhor peixada ao molho de camarão de Alagoas.

Jasiel além de professor e magistrado, também escreve crônicas, artigos científicos, tem livro publicado pela Editora Juruá na área das “relações de trabalho com o Estado” e dá palestras na área do Direito. Jasiel é pai de duas filhas, Gabriela e Beatriz, avô da doce e adorável Esther  e de Minerva, um amor não humano.

Maceioense de nascimento, pernambucano de formação e penedense de coração. Assim, Jasiel consegue ser muitos ao mesmo tempo, uma personalidade ancorada na dedicação aos afetos à família, aos estudos, ao trabalho e às poucas e boas amizades, como a que mantém com o colunista Marcos Assunção há mais quarenta anos. Como um ser de seu tempo é fragmentado como todos na pós-modernidade, cuja identidade pode ser vária, mas sempre interagindo com as pessoas ao seu redor, com os ambientes onde vive e encantado com o universo, sem nenhuma pretensão totalizante.

FIQUE POR DENTRO:



-Defesa Civil chama a atenção para as características do inverno em Maceió
Situações de risco podem ser relatadas por moradores em contato pelo telefone 199 e também receber alertas via SMS.

A madrugada de segunda-feira (21) trouxe com ela o primeiro dia do inverno para a região Nordeste do país, estação do ano que apresenta temperaturas mais baixas e maiores previsões de chuva, e Maceió registra índices acumulados de chuva significativos para este mês. Apesar disso, o primeiro dia da estação fria foi marcado por poucas nuvens e muito sol no paraíso das águas.

-Precatórios do Fundef:
O Sen. Rodrigo Cunha (PSDB/AL), busca junto a AGU, PGR e STF solução para pagamento a professor.

-Lançamento do programa SALVE MULHER Maceió:


Feliz e honrada estou em participar do visionário programa #salve mulher , que em seu escopo traz um olhar diferenciado, humano e necessário para à mulher alagoana, em especial aquelas que residem na nossa Maceió. Agradeço imensamente ao convite do Prefeito JHC, juntamente com Ana Paula Mendes, Secretária da Mulher. Para minha pessoa, bem como para o meu fazer como colunista Social e Política, é enobrecedor acompanhar o quanto o poder público, servidores e demais envolvidos possuem tamanha preocupação com o universo feminino, com a condição da mulher e com ações que possam aglutinar forças para melhorar o cotidiano de cada corajosa mulher que aqui reside e impulsiona a economia de nossa cidade e do Nordeste como um todo. “Somos mulheres, mães, esposas, profissionais, temos voz e vez!”, São palavras de agradecimentos da amiga colunista social Aninha Monteiro!!.
Estivem presentes na solenidade de lançamento: o prefeito de Maceió JHC, vereadora Silvania Barbosa, secretária da Mulher, Ana Paula Mendes a deputada federal Tereza Nelma entre outras.

MUNICÍPIOS:


CAMPO ALEGRE:


A cidade de Campo Alegre em Alagoas, recebeu 02(dois) tratores e (01) uma retroescavadeira através da CODEVASF.

POLITICA:


DEPUTADA CIBELE MOURA NO PILAR.


A Parlamentar se reuniu com vereadora Thais Canuto e o suplente Beto dos Transportes e ouvi demandas da cidade
A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) esteve, neste domingo (20), no município do Pilar. A parlamentar se reuniu com a vereadora Thais Viana Canuto (MDB), filha do ex-prefeito do município, Carlos Alberto Canuto, e com o suplente Luiz Alberto Olímpio Alves, o Beto dos Transportes (MDB).


HOMENAGEM:


Tereza Nelma é agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, o Oscar Gay 2021.


Deputada é reconhecida por contribuir com políticas públicas voltadas para diversidade sexual.
A Deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL) foi agraciada com o prêmio Triângulo Rosa, instituído pelo Grupo Gay da Bahia, entidade de utilidade pública municipal de Salvador contemplando as personalidades e instituições que deram maior apoio aos direitos humanos do LGBTQI+.


EDUCAÇÃO:


MPAL promoverá I Encontro Nacional dos Promotores de Justiça da Educação.

Cuidar da efetivação do direito à educação em tempos de pandemia: esse será o principal objetivo do I Encontro Nacional dos Promotores de Justiça da Educação, atividade em formato on-line que será promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), no próximo dia 24. O evento reunirá membros dos MPs de todo o Brasil, além de outros profissionais ligados a aérea educacional.

A abertura do encontro será feita pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. “A situação de emergência gerada pela Pandemia da Covid-19 trouxe um desafio inédito à educação, não só no Brasil, mas em todo mundo. O Ministério Público Brasileiro, órgão constitucional de defesa dos direitos coletivos e individuais indisponíveis, tem atuado em todo país, em cada comarca, na busca da efetivação do direito fundamental à educação para todos. E, claro, aqui em Alagoas, isso não é diferente. Nossos promotores têm trabalhando incessantemente para assegurar que os alunos tenham o direito à aula protegido”, garantiu o chefe do MPAL.

MODA:


Giorgio Armani prepara sucessão entre parentes e amigos mais próximos


O estilista Giorgio Armani, de 86 anos, deu pistas sobre seus planos de sucessão nesta segunda-feira, 21, dizendo que está preparando seu futuro com seus assessores mais próximos após apresentar a mais recente coleção masculina.

Armani que, em fevereiro de 2020, foi o primeiro designer de moda italiano a fechar desfile ao público enquanto a pandemia atingia a Itália, foi um dos poucos a promover evento ao vivo durante a atual semana de Moda de Milão. "Eu amo fazer isso aqui, onde eu comecei, aqui é minha casa", disse Armani a jornalistas no jardim de sua sede de Via Borgonuovo, na região central de Milão, onde sediou o desfile do lançamento de sua coleção Primavera/Verão 2022.


CULTURA:


ENCONTRO DOS POETAS


Autora: Saysia Salomão

Desejos de chuva


Eu queria chuva,
daquelas que quando cai,
faz lagoa de sentimento no chão,
daquelas que quando vem
é anunciada pelo vento,
que varre o cisco do desamor
e desarruma magoas congeladas.
Uma chuva pra inundar de fantasias
todo afeto adormecido e chama pra dançar os
corações flores que ainda não desabrocharam.

Autora: Selma Ribeiro (Carneiros/AL)


Saudade

Hoje senti sua falta, como sempre sinto.
Senti saudades de mim, saudades de você,
saudades de nós, saudades da minha felicidade,
do seu sorriso, do seu viver.
Hoje mais do que nunca senti sua falta.
Falta dos teus olhos,
falta dos meus olhos nos seus.
Falta do seu olhar,
falta da alegria no meu olhar.
Hoje senti que preciso de você,
senti sua falta. Falta de ouvir "amor meu",
falta de ser o amor seu.
Falta de
ter com quem falar,
falta de ter você comigo!
Sinto saudades, saudades de você.
Saudades do seu carinho...
Saudades da sua certeza...
Saudades da menina, da mulher.
Saudades de você, amor meu...
Senti falta de ouvir que sou o amor seu...
Hoje senti sua falta, como sempre sinto...
Saudade de você meu amor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato