Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

PERFIL: Juíza Silvana Lessa Omena

20/06/2021 - 09:32

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Juíza Silvana Lessa Omena
Juíza Silvana Lessa Omena

PERFIL: JUIZA SILVANA LESSA OMENA.
 A juíza Silvana Lessa Omena, nasceu em 06 de junho de 1964, na cidade de Maceió, Alagoas; filha de Gerson Omena Bezerra e Terezinha Lessa Omena, mãe de dois filhos Aline e Alex, sogra de Juliana e avó de Arthur e Alice. Cursou os ensinos fundamental e médio no Educandário Santa Terezinha e Colégio Marista de Maceió, concluindo em 1981. Ingressou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no curso de Direito em 1982, formando-se em 1986. Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário CESMAC.

Funcionária Pública Estadual desde o ano de 1982 foi aprovada para a Magistratura Estadual no ano de 1996, tendo assumido as comarcas de Satuba e Porto de Pedras antes de ser promovida para a Capital, quando assumiu a titularidade do 7º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, onde se encontra até a presente data. Atuou como Coordenadora dos Juizados Especiais do Estado nos anos 2009/2010 e juíza membro da Turma Recursal da 1ª Região. Foi juíza auxiliar da Corregedoria nas gestões dos Desembargadores Elisabeth Carvalho Nascimento e Alcides Gusmão da Silva. Na Justiça Eleitoral atuou como juíza eleitoral na Comarca de Porto de Pedras e Igaci e também como Juíza Presidente de Junta Apuradora nas Zonas Eleitorais da Capital. 

Exerceu a função de desembargadora substituta do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas pelo biênio 2017/2018, e assumiu a titularidade da 1ª Zona Eleitoral da Capital. Em junho de 2020 tomou posse como desembargadora eleitoral titular do TRE/AL, onde se encontra até o presente momento; Em 23 de dezembro de 2020 foi indicada pelo Colégio de Corregedores como membro do Comitê Nacional dos Juizados Especiais – CONAJE, e atualmente compõe a diretoria do Fórum Nacional de Juizados Especiais - FONAJE no biênio 2021/2022.

Atualmente a Dra. Silvana Lessa Omena está Presidindo a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assedio Moral e Sexual, instituída no âmbito do Colegiado Eleitoral Instituída pela portaria nº 95/2021 do TRE. A Dra. Silvana Omena é titular do 7º Juizado Especial da Capital, atualmente acumulando o cargo de Desembargadora Eleitoral.

FIQUE POR DENTRO:


-Governo aceita emenda na MP da Eletrobrás que atropela Ibama e Funai em linhão de Roraima.

-Câmara aprova projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação contra a Covid-19
Bancários, entregadores de aplicativos e domésticas estão entre as novas prioridades que agora serão votadas pelo Senado.


MUNICÍPIOS:


Viçosa/AL:

-A Prefeitura de Viçosa em Alagoas, esta oferecendo linha de crédito para Microempreendedores. Recursos irão beneficiar empreendedores da região.


Senado:
-O Senado aprovou uma verba de 450 milhões para municípios atingidos pelas chuvas.


Arapiraca:

-Prefeito Luciano Barbosa lança programa para avançar indicadores em 18 comunidades de Arapiraca.


EDUCAÇÃO:


Maceió:

Educação bilíngue de Maceió é tema de mesa em evento acadêmico de Pernambuco
Professoras da rede municipal falaram sobre a implantação do projeto bilíngue e dos desafios da pandemia no ensino de crianças surdas
Com o tema “Educação especial – as experiências do município de Maceió na implantação do ensino bilíngue”, o diálogo contou com três pedagogas da rede
A educação bilíngue de Maceió foi tema de discussão em uma mesa organizada pela Universidade de Pernambuco (UPE) na noite desta terça-feira (16).


SÁUDE: VACINAÇÃO


Maceió inicia última fase de vacinação contra a Influenza na sexta (18)


HOSPITAL REGIONAL DO ALTO SERTÃO:
Governo de Alagoas entrega Hospital Regional do Alto Sertão nesta segunda-feira (21)
Com investimentos de R$ 35 milhões, unidade vai inicialmente reforçar rede pública nos casos de Covid-19 ao oferecer 10 leitos de UTI e 50 leitos


CULTURA:

Festival de Cannes celebra retorno presencial em cartaz com Spike Lee

Se não fosse a pandemia, em 2020, o Festival de Cannes teria como presidente do júri o diretor Spike Lee. O americano seria, então, a primeira personalidade negra a conduzir o tradicional evento do cinema francês, uma das principais vitrines da indústria no mundo. Pouco afeito ao mundo virtual, o festival cancelou a edição do ano passado e, agora, vislumbra um retorno presencial. Para celebrar esses dois marcos em sua história, o evento, que chega a sua 74ª edição, uniu em seu cartaz a imagem de Lee e elementos da charmosa cidade da Riviera Francesa.

O pôster traz as palmeiras que ornam a Boulevard de la Croisette, avenida onde está a sede do Festival, local que recebe as celebridades no tapete vermelho e exibe os filmes em um complexo com diversas salas. O rosto do diretor aparece com um boné com o símbolo do Festival na aba – uma alusão ao personagem Mars Blackmon, interpretado por Lee no filme também dirigido e escrito por ele, Ela Quer Tudo (1986).

A escolha da foto muda uma tradição do Festival, que costuma trazer em seus cartazes – muito esperados anualmente pelos cinéfilos – imagens emblemáticas do cinema europeu, especialmente o francês. Em 2019, o pôster trazia uma foto da cineasta francesa Agnès Varda, que morreu naquele ano. Em 2018, foi a vez de uma foto do filme O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard – diretor francês pioneiro da Nouvelle Vague, que, em 2016, também foi homenageado no cartaz do evento, com uma imagem do filme O Desprezo. Em 2017, quem ganhou o posto de símbolo do Festival foi a atriz italiana Claudia Cardinale.

O Festival de Cannes 2021 acontece ente 6 e 17 de julho.

ROCK IN RIO LISBOA 2022:


Ivete Sangalo confirma presença no Rock in Rio Lisboa

A cantora Baiana Ivete Sangalo subirá ao palco do Rock in Rio Lisboa de 2022
A musa do axé compartilha a honra com a cantora Anitta, que semanas atrás revelou que também faz parte do line-up do prestigioso evento.
"A energia da saudade é tão grande que os meus pedidos chegaram com sucesso! Família Rock in Rio, que notícia! Portugal, me aguarde! Dia de 19 de junho de 2022!", anunciou a estrela em seu Instagram.
Veveta cantará no Palco Mundo, o mais badalado do festival. Na mesma data, nomes como Black Eyed Peas, Ellie

ENCONTRO DOS POETAS:


Autor: Marcus Assunção

Marina, doce Marina.


Marinaaaa, Lua menina que me
Ilumina cheia de graça quando
Me abraça , Dormi menina alegre
Criança,toda festança vem me
Abraçar. Teu olhar esquenta o
Mar, teu olhar é pérola os teus
Sonhos me conduzem, teus
Carinhos me seduzem, Marinaaaaa
Doce Marina, Marinaaaaa

Encontro

Autora: Saysa Salomão

Foi mistura de aquarela
Suave, única e intensa.
Cores que conversaram e
flertaram antes mesmo
do toque de peles.
O agatiado exuberante
do verde sedutor
cobriu de encantos
o doce melaço
acastanhado.

Íris que se entenderam,
se encontraram e
se possuíram.
A lua parou,
observou o temperar
de tanto brilho
e o brilho acentuou.

A tez rosada de
fragrância frutal
convidou ao toque
todo aquele desejo contido,
até então, nas linhas
frágeis do falar.

Suor, suspiros ritmados,
dentes e cachos.
O enlaçar de dedos
foi consequência
de tanto sabor e calor.

Saysia Salomão

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato