Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Modelo de gestão com Hugo Wanderely, presidente da AMA

29/05/2021 - 12:57

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Hugo Wanderley
Hugo Wanderley

*Presidente da AMA consolida força da Entidade na proteção dos direitos municipalistas*
Associação celebra quarenta anos de conquistas, lutas e na defesa do municipalismo

Um município é mais do que um ponto no mapa, é o centro da nossa história, cultura e luta. Somos responsáveis por integrar cada gestor público a partir da orientação técnica e a articulação com a bancada federal, que é fundamental para que as pautas prioritárias sejam discutidas em nível nacional. No terceiro biênio à frente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o presidente Hugo Wanderley coleciona conquistas que consolida a sua força na proteção dos direitos municipalistas, como o apoio para retorno da Operação Pipa e contra a extinção de cidades, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/201. Tudo isso em meio a uma pandemia que afeta a realidade da gestão municipal.

A partir do trabalho integrado, Hugo criou a comissão permanente para discussão de ações necessárias para a vacinação contra Covid-19, junto com a Sesau e o Cosems/AL. O grupo aproxima o diálogo entre prefeitos e o Estado. A AMA reforçou os ajustes necessários no sistema do Programa Nacional de Imunização (PNI) para que cada município apresente o andamento da campanha vacinal, para identificação de dificuldades no processo, com a solução de caso a caso. Já com a redução de imunizantes, ainda em Maio, o Presidente da AMA cobrou o esclarecimento técnico sobre eficácia com prazo estendido. “Porque o nosso papel, neste momento, é explicar, orientar e acalmar a população de cada município, já que há uma aflição com relação ao ritmo da imunização”, disse.

A articulação de toda rede legitima a atuação da Associação como autêntica entidade representativa dos municípios alagoanos, ao lado da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com ajuda da Bancada Federal, o presidente da AMA dedicou o começo da gestão - em 2021 - para o retorno da Operação Pipa, que é essencial para sobrevivência dos sertanejos, garantindo assim os recursos necessários para distribuição de água para mais de 137 mil alagoanos de 42 municípios do Sertão e Agreste do Estado, que ficaram desabastecidos por quase 30 dias.

A AMA conquistou espaço com novos projetos preparados para o desenvolvimento e eficiência na gestão, com programas dinâmicos para garantir capacitação e atualização nos processos de informação. Em abril, o presidente Hugo Wanderley mobilizou o Banco do Brasil contra o fechamento de agências nos municípios alagoanos, já que não é um momento adequado. “Qualquer mudança requer adaptações. Sem falar que o Banco do Brasil tem um papel social muito importante, especialmente no Nordeste, onde existe um grande nível de vulnerabilidade e uma dificuldade de acesso à internet e outras tecnologias”, afirmou Wanderley. Logo após, a instituição foi notificada pela Comissão da Câmara para uma audiência pública no mês de julho.

O presidente Hugo Wanderley acompanha atentamente o desenrolar da PEC “que quer colocar um fim na história das nossas cidades e do nosso povo. Nós somos contra isso. Cada município desse, caso fosse extinto, não iria repassar os recursos atuais ao outro, que teria a responsabilidade de recepcionar a gestão, o que iria causar um impacto econômico, político e social”, disse. A AMA é o símbolo forte dos 102 municípios alagoanos que, unidos, ajudam a construir um estado mais forte, desenvolvimento e socialmente justo. A nossa missão é manter cada gestão municipal informada e conectada a partir de vários canais de comunicação, contribuindo para a disseminação de forma transparente e rápida.



NOTICIAS: FIQUE POR DENTO



Centro Cultural Mestra Bida é inaugurado no Pilar - Alagoas de Verdade
Foi inaugurado na noite desta sexta-feira(28) o Centro Cultural Mestra Bida localizado na Chã do Pilar parte alta da cidade. O Centro Cultural Mestra Bida é mais uma obra com recursos próprios na gestão do prefeito Renato Filho (PSC). A inauguração contou com a presença do prefeito Renato Filho (PSC) da deputada Fátima Canuto (PSC),


Governo de Alagoas libera pagamento para todos servidores nesta sexta (28).
O Governo do Estado liberou o pagamento dos salários referentes ao mês de maio, nesta sexta-feira (28), para os servidores públicos incluídos em todas as faixas salariais.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que todos os servidores ativos e inativos recebem na mesma data dentro do mês trabalhado. Esta remuneração conta com a reposição salarial de 4.52% a todos os funcionários públicos estaduai



EMPREENDEDORISMO:



FIEA E SEBRAE LANÇAM PROGRAMA PARA FORTALECER INDÚSTRIAS DE MICRO E PEQUENO PORTE

Avança + Indústria oferta ações subsidiadas para aumentar produtividade e competitividade do setor.

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram oficialmente, nessa quinta-feira, 27, o programa Avança + Indústria, uma parceria entre as entidades que tem o objetivo de fortalecer as micro e pequenas indústrias do Estado.
A solenidade foi marcada por um talk show, transmitido ao vivo da Casa da Indústria, que teve como anfitriões o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AL e vice-presidente da Fiea, empresário José da Silva Nogueira Filho, além de um convidado especial: o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi.


MUNICIPIOS:


MACEIO:


-A Prefeitura de Maceió ‘iniciou um multarão de limpeza no Benedito Bentes.

-29 municípios de AL serão beneficiados com obras de perfuração de poços

Um projeto do Governo Federal para perfuração de poços e implantação de cisternas irá beneficiar 29 municípios alagoanos da região do semiárido. O investimento total é na faixa de R$ 57 milhões para cerca de 191 cidades nordestinas.


SAÚDE:


MACEIÓ ANTECIPA VACINAÇÃO DE PESSOAS COM 58 ANOS COM INCIAIS DE A A L 
Usuários da faixa etária com iniciais de M a Z serão imunizados neste domingo (30) de maio de 2021.


ENCONTRO DOS POETAS:



Autora Saysia Salmão

Quem sou eu quando não escrevo?


Sou folha morta que cai num canto do mato quando abafo minhas dores.
Sou o sorriso amarelo nervoso quando não exponho minhas alegrias.
Sou o ferimento que arde quando calo a amargura que consome meu mundo.
Sou o choro desgostoso fruto das flores que não plantei.
Sou essência de tristeza esperando confiante que amanhã as lágrimas irão cristalizar e brilhar com a luz do sol.

Saysia Salomão. @saysia_salomao

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato