Alagoas, 20 de junho de 2021 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Marcus Assunção
Opinião

Fique por Dentro

Por Marcus Assunção

Dicas: Fique por dentro de BH – Viagens

25/05/2021 13h01

Mercado de Belo Horizonte
DivulgaçãoMercado de Belo Horizonte

Belo Horizonte

Município em Minas Gerais

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil. Rodeada de montanhas, a cidade é conhecida pelo enorme Estádio Mineirão. Construído em 1965, o estádio alberga também o Museu Brasileiro do Futebol. Nas proximidades encontra-se a Lagoa da Pampulha e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que inclui a Igreja de São Francisco de Assis, cujo teto é ondulado e que foi concebida pelo arquiteto modernista brasileiro Oscar Niemeyer.

O que fazer em Belo Horizonte?

Se você está com uma viagem marcada e não sabe o que fazer em Belo Horizonte, certamente esse é o post ideal para você conhecer um pouco mais sobre a capital mineira. Com muita história e belas paisagens, BH é uma excelente opção para quem quer conhecer uma metrópole, mas sem abrir mão de locais de natureza exuberante e construções arquitetônicas de encher os olhos.

Uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, Belo Horizonte se tornou a capital mineira em 1897 com a transferência da administração estadual vinda de Ouro Preto.

Com desenvolvimento econômico e planejamento, BH sempre foi uma cidade à frente de seu tempo. Dando a devida atenção a itens como urbanização, arborização e estruturação de ruas, associadas a uma arquitetura moderna ainda nos anos de 1920, a cidade ainda segue sendo incrível para quem mora e quem visita.

Se você ainda não conhece a cidade de Belo Horizonte, com certeza já ouviu falar de muitos dos pontos turísticos de BH, como a Lagoa da Pampulha, o Mineirão e a Praça da Liberdade são bons exemplos do que se pode esperar da cidade. Entretanto, BH é muito mais que isso, como iremos mostrar mais a frente neste texto.

O que fazer em Belo Horizonte: as 20 melhores atrações da cidade


Belo Horizonte é uma cidade muito rica em opções, seja para quem quer respirar um pouco de ar puro em seus parques, se sentir culturalmente desafiado por seus museus ou
simplesmente curtir uma boa gastronomia na vida noturna.

Sendo assim, montamos essa lista com 20 pontos turísticos de Belo Horizonte para você conhecer.

Savassi
Mercado Municipal
Feira Hippie de BH
Praça da Liberdade
CCBB
Memorial Minas Vale
Museu das Minas e do Metal
Espaço do Conhecimento da UFMG
Casa FIAT de Cultura
Lagoa da Pampulha
Igreja de São Francisco de Assis
Museu de Arte da Pampulha
Casa do Baile
Casa Kubitschek
Mineirão
Parque de Diversões Guanabara
Parque e Mirante das Mangabeiras
Parque da Serra do Curral
Praça do Papa
Inhotim

SAUDADES DE BH

Hoje eu amanheci, com saudades da minha segunda pele, minha linda BH. Saudades dos meus amigos de lá. Saudades das ladeiras, que representam parte das minhas emoções. Saudades de respirar aquele ar puro das montanhas, que exalam cultura, leveza, e energias boas. De subir até o Parque das Mangabeiras e comtemplar de lá a natureza, bela visão da cidade, quantas inspirações, poesias, canções!!. Saudade dos momentos de descontração, jogar peteca que terminavam em galinhadas, churrascos na casa do amigo Ronaldo na Pampulha, Ver uma galera aos berros hilários participando de um jogo de trunco quanta curtição!. Saudades da gastronomia, do tempero Mineiro, do torresmo, queijo da Serra da Canastra, uma boa cachaça e das comidas gostosas de Dona Penha. Rodar na garupa de uma moto noites inteiras em vários botecos até a Savassi, Depois tirar um som e cantar no Whesten House, no Tarô quanta saudade!. Amanhecer depois de várias cantorias, farras e paqueras no Mercado Central de BH, onde você poderá encontrar quase tudo para comprar; e ainda tomar uma gelada de saideira kkk, comer um petisco na chapa delicioso para forrar, hum!! Bom demais sô. Saudades das lindas paisagens, Saudades de caminhar pelas ruas desta grande fazenda, disfarçada de metrópole. Ir passear na Praça da liberdade nos finais de semana, curtir as feirinhas de artesanato, tirar uma prosa, olhar as moças bonitas e comer aquela coxinha de Catupiry, que não tem igual. Gente, só em BH. Terra do povo bonito, da Morena Mineira.

Saudades dos encontros com amigos no Bairro de Padre Eustáquio, na porta do meu amigo Toninho Grande, para tocar violão, quantas alegrias, quantas geladas!. Aqueles papos agradáveis e vários chopp´s gelados por diversas noites na Cervejaria Brasil point da boemia da época, com meu amigo Charles Damasceno, que de quebra encontrávamos com Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, entre outras estrelas da música Minera e assíduos do local. Quanta sorte nossa e felicidades. Parecíamos até que tínhamos participado de um dos maiores movimentos culturais do Brasil “O Clube da Esquina”. Saudades daquele maravilhoso pão de queijo com cafezin nos fins de tarde na Padaria do Bairro. Saudades de escutar um Uai sô! . De escutar musicas de Milton Nascimento, Flávio Venturini. Dos passeios de trem nos finais de semana de BH para Sabará. De ir ao Mineirão, comer tropeirão e ver o meu Galo jogar. Saudades de BH . Saudades até das minhas várias tentativas de entrar nas gravações do Programa Arrumação, de um dos maiores artistas da Cultura Brasileira Saulo Laranjeira. Saudades de BH, Saudades de sair das minhas tocadas e terminar algumas noites frias na Casa de Shows Cabaré Mineiro, e dançar ao som do Grupo Veludo Cutelê. Putz!! Saudades deste Trem bom chamado BH.

Autor: Marcus Assunção


POLITICA



DAVI DAVINO:

O Deputado Estadual Davi Davino (PP/AL) lidera nas pesquisas para o Governo do Estado. O mesmo se destacou com uma expressiva votação nas ultimas eleições para Prefeito de Maceió.


NOTICIAS: FIQUE POR DENTRO


ABUSO 4 : EMBAIXADA AMERICANA INFORMA A POLICIA FEDERAL APREENSÃO DE NOVOS LOTES DE MADEIRAS. A Mesma historia continua acontecendo 520 anos depois do descobrimento do Brasil. Por isto que o sistema quer expulsar os indos das terras deles.


TRISTE PARTIDA:

Morre em Maceió por problemas de complicações de câncer a empreendedora, caridosa, e incentivadora cultural entre outros bons adjetivos a empresária Amara Sales proprietária do tradicional Pão de Queijo K´Delicia. A sociedade Alagoana sentirá muito a sua falta. Sejamos fé e coragem a Sr. Amaro, e funcionários.

RENAN FILHO:

O Governador de Alagoas Renan Filho anunciará novo decreto de distanciamento nesta terça feira 24 de maio.

FMAC:

Divulga edital para eleições do Conselho Municipal de Politicas Culturais.


MUNICIPIOS:



MACEIÓ: PREFEITO JHC.

-Em Maceió Prefeito JHC anuncia ampliação para quatro pontos de vacinação.

- O Prefeito de Maceió JHC, oficializou o apoio a Casa da Mulher Alagoana.


SÃO MIGUEL DOS CAMPOS:

O Prefeito George Clemente liberou pagamento dos servidores a partir desta segunda feira, 34 de maio.


PILAR:

A antiga delegacia da cidade do Pilar é transformada em escola.


ARAPIRACA:


O Hospital de Emergência do agreste comemora a recuperação de 49 pacientes, casos de Covid -19 nesta semana. Parabéns a toda equipe médica, enfermeiros e demais guerreiros na frente de trabalho.

RIO LARGO:

O Município de Rio largo iniciou vacinação esta semana para novos grupos prioritários.


ESPORTES: MEDINA

Um dos maiores Surfistas do mundo, Brasileiro e campeão mundial Medina supera tristeza com vitórias na Austrália.


SAÚDE: SESAU

Sesau capacita 102 municípios Alagoanos , para aplicação da vacina da Pfizer, contra o Covid -19.



ENCONTRO DOS POETAS:


Autora Saysia Salomão

A importância do EU TE AMO.

Existe um encantamento, uma magia no “eu te amo’’, embora muitas pessoas digam que os “eu te amo”, escondidos em pequenos e imperceptíveis gestos durante o dia sejam mais valiosos e sentidos do que essas palavrinhas…

“Como foi seu dia?”, “Você já almoçou?”, “Dormiu bem?” Tudo isso tem seu valor e não vou contestar o quão importante é esse cuidado, como essas e outras perguntas, ao longo do dia ou quando menos esperamos, nos faz sentir confortados, amados, acarinhados.

Mas o EU TE AMO, é arrebatador, seja ele dito entrelinhas ou sonoramente rasgado.

Um “eu te amo”, é sempre “eu te amo”, dito com transparência e sinceridade, com a voz do coração, enche o dia de cor, flor e amor!!!!


Saysia Salomão. @saysia_salomao



Autora: Selma Ribeiro (Carneiros/AL)

Sou matuta
Sou da roça
Falo caipira
Tenho prosa
Gosto desse sertão
E tenho orgulho da mão grossa
Sou amante desse lugar
Desse povo simples
Que gosta de conversar
Olhando as estrelas no céu
Tão belas quanto luar
Sou caipira
Minha nossa senhora
Ando de pés no chão
Não tenho medo
De boi brabo
Nem tão pouco de peão
Sou sacudida
Que nem folhas secas
Com as fases desse sertão
Não me entrego facilmente
Tenho nas veias
Sangue de um peão
Que gosta de lidar com gado
Montado num alazão
Ainda sonho casada
Com um vaqueiro arretado
Vestido no seu gibão
Com um chapéu de couro
Um chicote na mão
Dizendo pra mim mulher
Te carrego no coração
Nossa casa vai ser clara
Com a luz do lampião
E nas noites mais românticas
Com luar do sertão
Aqui o sol se esconde mais cedo
Por detrás do arvoredo
Da noite não tenho medo
Porque vou dormir mas cedo
Nos braços do meu vaqueiro
Que amo de coração.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade