Produtor Cultural de Eventos há mais de 30 anos em Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Acreditar!

24/04/2021 - 08:40

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Acreditar!
Acreditar!

De manhã quando você acordar, se você não sorrir poderá apanhar. Você nasceu saudável e no Brasil você é privilegiado. O que se faz para você mudar o resto? Você conseguiu levantar, isto já é privilégio também. Quantos não conseguiram? O sol já esta brilhando, o dia já clareou. Você esta vivo e saudável precisa muito, é que agradecer. Vai ser produtivo, vai correr atrás dos seus sonhos e começando o dia sorrindo só atrairá coisas boas, independente da sua luta. Não tem como não agradecer a Deus. Até porque não existem vitórias sem lutas. Pensamento positivo atrai coisas positivas. Procure ser sempre grato. “O Meu maior ânimo e alegria, além de Deus, é acreditar no meu trabalho, na minha pessoa e dizer pra mim mesmo: ‘Eu sou capaz”. Se você não acreditar em você, quem acreditará? Impossível!
 
Deus nos diz “Faz, que eu te ajudarei”. Tem outra coisa que eu aprendi nos momentos mais difíceis da minha vida: “Não cruze os braços diante das desilusões, porque o maior homem morreu de braços abertos”. Precisamos agradecer pelo dia que se iniciou e, lógico, corrermos atrás.

A maioria das pessoas fica esperando pelo primeiro milhão, uma casa de luxo, um iate, carro importado, as melhores roupas, ter grandes ações da bolsa de valores.

Não fiquem somente esperando por isto, até porque o tempo não para e seu tempo passará muito rápido. Levante de manhã, sorria e corra atrás para fazer diferença na vida das pessoas e na sua vida. Nunca fique se lamentando. “ Quem acredita sempre alcança”, como já dizia o grande compositor e cantor Renato Russo em uma de suas belas música. Se você acha que não está no melhor momento da sua vida a única pessoa que poderá mudar isso é você, através da iniciativa e atitude. Você voltar a acreditar, a ter fé em Deus, esperança, acreditar em si mesmo e na sua segunda mãe, que é a sua pátria. Smiles é tão fácil ser feliz, é um estado de espirito. Precisamos ser eternamente gratos e ficarmos felizes não só pelo o que conquistamos mais o que está também a nossa volta. E o que não estiver de acordo com o que está a sua volta, dê um passo a frente e tente mudar. Não passe os seus problemas para terceiros, nem a culpa e não espere por ninguém, nem pelo mercado, nem pelo governo, nem pelo prefeito, pelo presidente. Somos o mercado. Procure uma saída, sendo criativo e junto a pessoas que acreditem em seus projetos, que tenham visão. Acredite em você e nunca perca o seu foco. Um dia com certeza você alcançará seu objetivo. Tente uma, duas, três vezes até acontecer. ACREDITE!

Autor: Marcus Assunção.


NOTÍCIAS: FIQUE POR DENTRO:


Câmara aprova reformulação da Lei Aldir Blanc para prorrogar auxílio ao setor cultural


A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira, o Projeto de Lei 795/21, que reformula a Lei Aldir Blanc para prorrogar prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de Covid-19. Como já foi aprovada pelo Senado, a matéria segue agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O texto permite que Estados, Distrito Federal e municípios utilizem, até 31 de dezembro de 2021, o saldo remanescente do dinheiro transferido para ações emergenciais de renda e projetos culturais.

Com as regras, poderão ser novamente repassados aos municípios recursos que foram devolvidos ao fundo estadual de cultura porque as prefeituras não os utilizaram em projetos culturais. Nesse caso, um novo prazo (31 de outubro de 2021) é reaberto para as cidades aplicarem o dinheiro nessa finalidade, sob pena de terem de devolver ao fundo. O que não for usado em 2021 deverá ser devolvido pelos entes federativos à União até 10 de janeiro de 2022.

Já a prestação de contas deverá ocorrer até 30 de junho de 2022 ou 31 de dezembro de 2022, conforme as despesas realizadas sejam com recursos de responsabilidade exclusiva de cada estado ou município ou com recursos da União. A matéria foi aprovada com parecer favorável do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), que recomendou também aprovação de emenda de redação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), relatora do projeto pela Comissão de Cultura da Câmara.

Cabral lembrou que, apesar de dificuldades de execução, a lei foi um sucesso. “Mesmo prejudicada especialmente pelo atraso na regulamentação e definição do cronograma de desembolso estabelecido pelo governo federal, a Lei Aldir Blanc contemplou 40 mil projetos de editais somente nos estados e no Distrito Federal”, disse o deputado em seu relatório.

A emenda permite aos municípios concederem novos subsídios mensais para manutenção de espaços artísticos e culturais e de organizações culturais comunitárias, por exemplo, contanto que elas tenham interrompido suas atividades por força das medidas de isolamento social. Os recursos redistribuídos poderão servir ainda para chamadas públicas a fim de selecionar, entre outros, projetos artísticos e culturais que possam ser transmitidos por redes sociais e plataformas digitais. Jandira Feghali ressaltou que, na Câmara, houve 12 autores de projetos cujas contribuições foram levadas ao Senado.

Manutenção

O texto prorroga também o prazo para aplicação de recursos destinados a atividades culturais por meio de projetos aprovados antes da pandemia. O prazo acaba em junho de 2021 e será prorrogado para mais um ano.

A proposta define uma das finalidades de aplicação dos recursos repassados, a manutenção de espaços artísticos e culturais, de microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias.

Assim, será considerada manutenção a despesa geral e habitual desde o início da calamidade pública se relacionadas a serviços recorrentes, transporte, atividades artísticas e culturais, tributos, encargos trabalhistas e sociais e outras despesas comprovadas pelos espaços culturais.

Contrapartida

Em relação à contrapartida que os beneficiados pela lei deverão apresentar para ter acesso aos recursos, o projeto aprovado estabelece um prazo de 180 dias, contados do reinício de suas atividades, para que isso ocorra, considerando-se a situação epidemiológico-sanitária de cada cidade e região. Uma das contrapartidas criadas pelo projeto é a apresentação ao vivo com interação popular pela internet, as famosas lives.

Outra mudança é o aumento da carência para os tomadores de empréstimos junto a bancos federais nas condições previstas pela Lei Aldir Blanc. Em vez de começarem a pagar no começo de julho de 2021, as prestações serão devidas a partir de 1º de julho de 2022.

O texto também prorroga por mais um ano os prazos para captação e execução de todos os projetos culturais homologados e aprovados no âmbito do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura).

Já as atividades constantes dos projetos poderão ser realizadas somente após o fim das restrições determinadas pelas autoridades sanitárias. A lei se referia ao decreto de calamidade pública, cuja vigência acabou em 31 de dezembro de 2020. A prestação de contas deverá ser feita em 180 dias após a execução do projeto.


ALFREDO GAZZANEO:

Gostaríamos de parabenizar ao engenheiro, escritor e poeta Alfredo Gazzaneo Brandão, por sua posse na Academia Alagoana de letras, onde ocupara a cadeira nº 6. Parabéns!

ADEMIR CABRAL: RECEBE HOMENAGEM

O Secretário de Articulação do Governo de Alagoas Ademir Cabral foi condecorado com a alta honraria do NCIA. A entrega da homenagem aconteceu nesta quinta feira, 22 de abril de 2021. Merecido!

SEBRAE

O SEBRAE oferece 150 cursos on line gratuitos para fazer de sua casa com direito a certificado. Inscrições abertas.

GOVERNO DO ESTADO:

O Governador Renan Filho anuncia concurso para Emater, com cerca de 100 vagas.


POLÍTICA:


RODRIGO CUNHA:

O Senador Rodrigo Cunha (PSDB), garantiu R$ 17 milhões de investimentos para educação.


CIBELE MOURA:


Deputada Cibele Moura faz indicação para construção de creche em Capela

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) apresentou indicação, com apelo ao governador Renan Filho e ao secretário estadual da Educação, Fábio Guedes, para que liberem recursos para a construção de uma creche no município de Capela. A parlamentar entende que é fundamental que novas creches sejam construídas Segundo ela, se trata de “medida para acolher e amparar as crianças em uma das fases mais importantes de sua vida”.

Na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Cibele é voz em defesa da educação. “Vivemos um momento muito grave, com a pandemia do coronavírus que impactou não apenas a economia e saúde, mas também a educação. É preciso a união de esforços para enfrentarmos o problema e, juntos, encontrarmos uma saída”, ela diz.

A deputada reforça ainda seu compromisso com os capelenses e a parceria com o prefeito Adelmo Moreira Calheiros, o Adelminho (MDB) “Tenho um carinho muito grande com o povo de Capela, cidade que me apoiou. Meu mandato sempre estará à disposição para ajudar no que for preciso. O prefeito Adelminho é um amigo e parceiro político. Estamos juntos”, diz Cibele.


MUNICÍPIOS:


IFAL:

Seleciona pequenos negócios agrícolas no Sertão para receber assistência.


PENEDO:

Escola da SEMED promove gincana virtual com estudantes.


MACEIÓ:

-Prefeitura de Maceió retirou mais de 500 kg de lixo, das galerias do Mercado da Produção.

-Prefeitura de Maceió cobra Braskem rapidez e revisão na base de cálculos na revisão.

-A Prefeitura de Maceió ampliou o horário de funcionamento da Feirinha da Pajuçara e do Pavilhão do artesanato. São importantes pontos turísticos da cidade.


SAÚDE

A vacinação contra a Covid-19 em Maceió segue para aqueles que possuem comorbidade e 59 anos de idade.


TURISMO: ITA TRANSPORTES AÉREOS

Malha AÉREA

Alagoas receberá um novo voo com a Itapemirim


Texto de Thiago Tarelli

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vem trabalhando no restabelecimento da malha aérea do estado, fragilizada por conta da pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o estado ganhará mais uma conexão direta entre Maceió e Brasília (DF) no início do segundo semestre deste ano. O voo será operado pela nova companhia aérea brasileira Itapemirim Transportes Aéreos (ITA).
Recentemente lançada no mercado da aviação no Brasil, a Itapemirim operará o trecho entre a capital alagoana e Brasília com uma das dez unidades da aeronave modelo A320, com capacidade para 185 passageiros, que compõem a frota da empresa.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, essa conquista é determinante para o sucesso da retomada da atividade turística no Estado, principalmente visando a alta temporada de verão.
“Vamos ser uma das principais rotas da mais nova companhia aérea do Brasil. Isso será muito importante para o Destino Alagoas no cenário do mercado do turismo brasileiro. Com o avanço da imunização, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a atividade turística retomará de forma plena e com grande demanda reprimida, certamente seremos mais uma vez um dos destinos mais vendidos e procurados do país, gerando emprego e renda para os alagoanos”, frisa o secretário Rafael Brito.
A Itapemirim será mais uma companhia aérea beneficiada com a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o Querosene de Aviação (QAV), o que torna a operação no Estado mais barata, já que o combustível representa até 35% dos custos. Visando fomentar as vendas do trecho a ser implantado, o executivo estadual e a transportadora também irão investir, em parceria, em campanhas promocionais do Destino Alagoas nas mídias da empresa.


PRESENTE DO DIA DAS MÃES:

Encomende e presentei sua mãe de forma especial com Receitinhas da Gilda, variedades de doces deliciosos fabricados em Alagoas. Bolos, tortas, broas, biscoitos entre outros. Contato 99968-5082, com Fernanda Tavares.


CIL LANCHES

Faça já sua encomenda, de tortas, salgados de forno, coxinhas e pizzas em diversos sabores. Tudo feito com muito bom gosto com produtos originais. Funcionamento de Domingo á domingo das 17 ás 23 horas. Só Delivery -98815-0215 falar com Sr. Pedro.


SOLIDARIEDADE: REVISTA AAPICE.

A Revista AApice da executiva e amiga Sílvia Régia, está fazendo uma campanha muito importante e solidária em Arapiraca para ajudar a Pestalozzi do município. Corrente do Bem!! Uma revista, uma criança feliz! Participem.

BARU CLOTHES: CAMPANHA SOLIDÁRIA.

Para participar é fácil levando um kg de alimento não perecível você concorrerá á um brinde, á parir de uma cesta de alimentos você poderá ganhar uma premiação especial de muito bom gosto. Participe! A Baru Clothes fica na Avenida Amélia Rosa na Jatiúca.


AGENDA:


LIVE SOLIDÁRIA COM OS CHORÕES DE MACEIÓ

Acontecerá neste sábado 23/abril á partir das 13 goras pelo canal do You tube. Evento será uma comemoração ao dia nacional do choro. Participem!


LIVE: HOMOFOBIA COVARDE E SUA BLINDAGEM RELEGIOSA!

Com Marcelo Nascimento, Fundador do Movimento LGBTQI+ no estado de Alagoas, Neto Mahnic , ator, produtor, roteirista de espetáculos Teatrais, Direito do Instagram do GGM com Messias Mendonça Presidente do Grupo Gay de Maceió,. Neste sábado 23 de abril ás 19 horas. Realização GRUPO GAY DE MACEIÓ. Participem!


ENCONTRO DOS POETAS:


AUTORA: SAYSIA SALOMÃO:

Dos desejos brilhantes da nova era.


Teto e brisa
afago e saliva
expedição de felicidade
no mundo encantado
do viver.

Querer ser gente
com o coração de fada
buscando abrigo
onde caiba intensidade.

Sonhar com
encontros cósmicos,
beijos tsunamis
e poeira de estrelas.

Busca incansável do
ser amor...

Saysia Salomão @saysia_salomao


AUTORA: CATARINE CALHEIROS (VITÓRIA-ES)

Cuscuz

Ele é amarelinho
pode ser grande ou pequenininho
É ele mesmo, o cuscuz de milho
Um alimento que fortalece
e a mesa enriquece,
Ah como é linda a culinária do nordeste.

Alimento natural africano,
foi trazido pelos portugueses
que se apaixonaram tanto
que quis que o Brasil ao cuscuz também se rendesse.

No Brasil afora,
é feito de vários sabores e formas.
Tem o paulista, o mineiro
porque o que realmente importa
é trazer esse alimento pra mesa do brasileiro.

No nordeste a gente tem nossa maneira Joga a farinha de milho na cuscuzeira
Depois serve com leitinho, ovo ou margarina
E desse jeito o cuscuz já alimentou muitas famílias.

E há quem diga
Que ele não é gostoso
Aqui vai uma dica
Prove de novo

O cuscuz é tradição
É sustento, é paixão
É o alimento básico
Do nosso cardápio
Não deixe ele de fora não
Introduza na sua alimentação
E se apaixone também
Que com certeza você não mais conseguir viver sem.

Autor: FININHO

*O AVENTUREIRO*


Todos ali me fitavam
Será que vou conseguir
Todos de MOUNTAIN BIKE
Programado pra partir
Eu calado na SPEED
Mesmo assim eu vou partir

Muita chuva muita lama
Todos foram me passando
Foi chegando a tardinha
Fui logo me preocupando
Não via mais um ciclista
Cinco horas pedalando

O percurso 60 kms
A chuva caindo forte
A chuva apagando as setas
Nessa eu não tive sorte
Já não tinha mais sossego
Para mim foi uma morte

Adiante vi um casebre
Que me chamou atenção
Perguntei a um garotinho
Ele fez uma exclamação
Tu tá passando de novo
Tu tá perdido, então

O percurso 60 kms
Já passei pelo Lixão
Voltei pelo mesmo caminho
Sem seta sem marcação
Meu Deus, o que foi que eu fiz

Fiz mais 30 kms
Sem saber qual a razão
Perguntei a Bodegueira
O que tem pra se jantar
Farinha, coca e sardinha
O marido dela a me olhar
Preparou tudo certinho
Não sei se vou aguentar

O marido com um facão
Foi logo me arrudiando

Valei-me Nossa Senhora
Dois cachaceiros cantando
A fome era tão grande
E o frio me apertando

A senhora Valdenice

Sentindo pena de mim
Foi pegar um cobertor
E a camisa do Serafim
Cobrindo todo meu corpo
E ele com ciúme de mim
Enquanto os acontecimentos

Terminada a competição
Só faltava seu Fininho
Foi muita preocupação
Consegui um Celular
E fiz uma ligação

Egberto e o Facchinetti
Com Polícia da Guarnição
Avisei que estava bem
Foi a minha salvação
Dona Valdenice
Me dê a conta
Que agora vou pagar
Só esses homens bonito
A conta não vou cobrar
Sua atenção me fez feliz
Mas a grana vou deixar

Fui teimoso nessa competição
Não tenho que reclamar
Comi o pão que o Diabo amassou
Mas não vou deixar pra lá
Só vou usar GPS
Quando Egberto mandar

*Autor: Seu Fininho (Manoel Moura do Nascimento - é ciclista, músico, compositor, poeta, cantor, inventor. Toca 4 instrumentos de uma só vez - gaita na boca, violão nas duas mãos, timbau no pé esquerdo e pandeirola no pé direito) e é o Presidente da Associação Alagoana de Ciclismo-AAC.*


AUTORA: SELMA RIBEIRO

Sou Nordestina...

Sou nordestina e tenho orgulho de ser
A minha terra é rica e bonita
Coisa que todos precisam conhecer
Tem festa e muita cultura
Tem gente linda de mais
Inteligente e cheia de ideias
Fortes e cheia de esperança
Porque o nordeste é rico
É forte como uma rocha
Seu povo é acolhedor
Se você não me conhece
Venha me conhecer seu Doutor
Já me cansei dessas mentes poluídas
Coisas de quem não tem o que fazer
Vão estudar um pouquinho e aprender
Que o nordestino já tem a alma sofrida
Mas ninguém é diferente nessa vida
Porque em Deus nasceu cada criatura
E em cada um pôs um tanto de ternura
Mas não pode o ser humano ser perfeito
Porque todo portador de preconceito
Fica curado com uma dose de cultura.
Eu sou nordestino e porque não?
O que importa se eu nascesse lá no sul
Nunca vi um céu que não fosse azul
Ou um peito que não bata um coração
Que diferença vai fazer a região
somos irmãos e precisamos ter postura
Quem passa fome ou se vive na fartura
Nesse mundo o que vale é ter respeito
Porque todo portador de preconceito
Fica curado com uma dose de cultura.
Orgulho-me de ser nordestina, não tenho vergonha de falar, venho de um povo alegre temos historia para contar, não fale mal da minha cultura, tenho orgulho de ser de lá!


ESPAÇO DOS ESCRITORES:


AUTOR: SÉRGIO MORÃES (PILAR/AL)

BRASIL DE TODOS OS POVOS


Ao Meu Brasil querido. Ao Meu Brasil amado.
Gigante por natureza, com sua imensa beleza,
Que pela Côrte Portuguesa, foste muito cobiçado
Foste cobiçado também, pelos Holandeses e Franceses,
Mas quem te conquistou mesmo, foram os sábios Portugueses.
Mas quando Eles aqui chegaram os Índios aqui estavam,
Não foram os estrangeiros, a te conquistar primeiro,
Pois os Índios brasileiros, nestas terras já moravam.

E nessa mistura de raças e culturas diferentes,
O Brasil se multiplicou, tudo aqui se transformou,
Nossa história e nossa gente...

E hoje, neste país imenso, de índios, brancos e mulatos,
Negros, imigrantes e estrangeiros, ricos, pobres e favelados,
Muitos povos, muita gente, nesse Brasil espalhado.

Gente pobre, gente humilde, assim como eu e você,
Gente rica com recursos, pra tudo desenvolver.
Cada um com seu talento, com o seu jeito de ser,
Trabalhando com firmeza, para este país crescer.
Os povos da Amazônia, de toda a Região Norte,
Desbravando aquelas matas, lutando até a morte.
Gente da Região Centro-Oeste, da natureza e do Pantanal,
De um povo trabalhador, lá da Região Central.

Temos outro povo guerreiro, chamados “Cabras da Peste”,
Que são “pau pra toda obra”, o bravo povo do Nordeste,
Que também ajudaram muito, no crescimento do Sudeste.
Esse Sudeste Brasileiro, é uma potência industrial,
Tem povos de todos os cantos, até internacional,
Gente competente e eficaz, trabalhando cada vez mais,
Nas Colônias Tradicionais.

E no Sul desse Brasil, que também nos orgulhamos,
Temos brasileiros e Imigrantes, Alemães e Italianos.
Povos de todas as raças, seguindo os seus caminhos...
Com suas culturas e festas, na Região do frio e vinho.
E passeando nesse Brasil imenso, muitas vezes paro e penso:
O que vou dizer para os novos ?
Não quero que nada mude, vou contar pra Juventude:


É o “BRASIL DE TODOS OS POVOS”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato