Alagoas, 11 de maio de 2021 24º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Marcus Assunção
Opinião

Fique por Dentro

Por Marcus Assunção

O abraço cura

17/04/2021 14h02

Fernando Sérgio Lira e Gilson Machado Neto
DivulgaçãoFernando Sérgio Lira e Gilson Machado Neto

O abraço é uma das coisas mais preciosas, prazerosas e poderosas existentes entre nós, seres humanos, lógico podendo se estender para os animais e a mãe natureza. É um momento de contemplação com Deus. Aquece do frio, refresca no calor, acalma na dor. Importante troca de energia, entre nós. Trata-se de uma troca de afeto, carinho, respeito de amor ao próximo. Tipo um dos raros momentos que nos conectamos com Deus, acedendo uma luz interna transportando uma força que às vezes não sabemos explicar de tanta satisfação, e de onde ela vem.
Às vezes podemos conhecer melhor as pessoas, por um simples abraço e tirarmos nossas próprias conclusões, se quem você abraçou tem uma energia boa ou não. O Calor humano é algo imprescindível. O Abraço afaga, acalma á alma, e pode com certeza transformar uma pessoa triste , solitária mais alegre, doente em esperançosa , com medo em forte.
Quando você abraça pessoas assim é como silenciosamente falásse-mos: “ Eu estou aqui”. A Esperança existe e Deus é maior do que tudo neste universo.
São abraços diferentes, porem é necessário e fazem parte do nosso cotidiano abraçarmos pessoas em momentos tristes, alegres, de incentivos, ou na dor. Muitas vezes sentimos a ausência deste momento com pessoas que amamos e estão longe da gente. Muitas vezes sentirmos falta deste alimento da vida que nos completa. Na verdade todos nós precisamos de um abraço. Os animais e a natureza precisam sentir esta presença também, este contato. Trata-se de um contato espiritual muito elevado, e também como fosse uma peça que se encaixa em um jogo de quebra cabeça da vida.
Imaginem o momento pandêmico em que vicemos, sem podermos nos abraçar, principalmente nós brasileiros acostumados com este calor humano. Nosso abraço tem sido virtual a mais de um ano, e tem sido com o coração, com orações, olhares, acenos de longe, o imaginário, com simples trocas de toques de cotovelos Putz!
O Abraço nos dá força, bem-estar, ânimo e contemplação. Se nos perguntarmos agora qual uma das coisas que, mas estão nos fazendo falta? Fácil responder.
Um simples abraço naqueles que estão infernos, reacende a esperança, a luz de viver e consola. Quando abraçamos ficamos mais perto de Deus, e, mas felizes.
O abraço tem uma força divina.
O abraço cura.
O abraço e contato físico em geral diminui a produção de cortisol, que é responsável pelo estresse. O Abraço promove a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem estar e tranquilidade.
Estamos carentes de um abraço, órfãos. O abraço é um dos maiores alimentos da felicidade da vida. O abraço pode ser bom em qualquer lugar do mundo, mais como do povo Sertanejo, acho que não tem igual. Esperamos que esta Pandemia acabe o mais breve possível para voltarmos se abraçar.

Autor Marcus Assunção.


POLITICA:


RODRIGO CUNHA:

O Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), disse que o Senador Renan Calheiros (MDB/AL) deveria alegar suspeição e não poderia relatar a CPI da Covid. O Senador Rodrigo Cunha, criticou nesta sexta feira 16 de abril, a indicação do Senador Renan Calheiros, para a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) da Covid no Senado Federal. Ao Senador Renan que era o mais cotado para ficar com o Comando da comissão, caberá à relatoria da Comissão. Um acordo entre os parlamentares que vão compor a (CPI), responsável por investigar as ações do governo federal e o uso das verbas federais transferidas a estados e municípios para combaterem a covid-19, definiu que o colegiado será presidido por Omar Aziz (PSD/AM) e terá na vice- presidência o senador Rodolfo Rodrigues (REDE/AP), autor do requerimento de instalação da CPI.


PEDRO VILELA:

Anuncia entrega da duplicação da BR 101 até junho de 2022, segundo o Ministério da Infraestrutura. O Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB), se reuniu de forma on line com então Ministro Tarcísio Gomes Freitas nesta quarta feira dia 14 de abril.


TEREZA NELMA:

A Deputada Federal por Alagoas Tereza Nelma (PSDB) foi eleita Procuradora Geral da Mulher da Câmara dos Deputados, com 72,6 dos votos.


LÉO LOUREIRO:

Foi aprovado o Projeto de Lei nº 064/2021 de autoria, do Deputado Estadual Progressista Léo Loureiro , que pede prioridade de vacinação contra a Covid-19, para pessoas com deficiência


JOÃO CATUNDA

“O Vereador João Catunda (PSD) denuncia cratera existente em uma Rua do Bairro de Ipioca:” Evitar uma catástrofe maior”, O Vereador esteve presente na Rua Gerusa Rodrigues de Bastos nesta sexta feira 16 de abril onde constatou a gravidade devido as fortes chuvas que tem caído na capital Alagoana , onde já tomou providencias e cobrou das autoridades responsáveis medidas rápidas para a resolução do problema


NOTICIAS FIQUE POR DENTRO:

O Governador de Alagoas Renan Filho enviará esquipe do DER, para avaliar danos causados pelo temporal.

Governo Federal: Propõe salario mínimo de R$ 1.147 em 2022, sem aumento real. Reajuste segue a previsão de 4,3% do INPC para este ano.

Cristiano Matheus:
O Ex-Prefeito de Marechal Deodoro, Radialista e Executivo Cristiano Matheus tomou posse na equipe do Governador Renan Filho (MDB) na pasta da Secretária Executiva da Gestão Interna da Secom.

TCE/AL: O Presidente do TCE/AL, Conselheiro Otávio Lessa participou de Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância.


MUNCÍPIOS:


MACEÓ: JHC


Prefeito de Maceió JHC (PSB) acompanha danos causados pelas chuvas, e anuncia ação integrada.
JHC: Anunciou vacinação para pessoas de síndrome de Down e renais em tratamento.


ARAPIRACA:

Famílias carentes serão beneficiadas por doações da vacinação solidária em Arapiraca.

SÃO MIGUEL
: O Prefeito do Município de São Miguel dos Campos George Clemente inaugurou 25 leitos no Hospital de São Migue.

SAÚDE:

Segunda onda da Pandemia causa exaustão física e psicológica dos profissionais da saúde.

EUA 1: Antiviral oral contra a Covid-19 avança, para fase final de testes nos Estados Unidos. Informaram nesta quinta feira (15) a Farmacêutica, Merck e a Ridgeback Biothera.

EUA 2
O Presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden assegura vacina para todos os Americanos apesar da suspensão da J & J.


FERNANDO SÉRGIO LIRA EM BRASILIA: TURISMO

O Prefeito de Maragogi Fernando Sérgio Lira (PP/AL) esteve em Brasília em visita ao Ministério do Turismo, e foi recebido pelo Ministro Gilson Neto, que anunciou a Construção da Rodoviária e do Centro de Convenções de Maragogi, além do Aeroporto este já em construção. O Prefeito de Maragogi Fernando Sérgio Lira ficou sabendo pelo Ministro que em breve a cidade também receberá o Projeto e Obra da Construção do Museu Super Aquático, e a visita do Presidente Bolsonaro. O Ministro destacou as Belezas naturais de Maragogi e seu potencial Turístico com mais de 10.000 leitos. Com certeza com isto a Região Norte se desenvolverá mais ainda com estes importantes investimentos do Governo Federal, beneficiando a todos.
Governo concede selo Saf Travels a cidade de Porto de Pedras

Em encontro, o secretário Rafael Brito entregou a chancela ao Prefeito Henrique Vilela e tratou do andamento do projeto Bandeira Azul.

Uma das principais cidades turísticas de Alagoas e um dos destinos apontados como tendência no turismo brasileiro em 2021, a cidade de Porto de Pedras, no litoral Norte alagoano, foi chancelada com o selo internacional Safe Travels
de segurança sanitária. A autenticação foi entregue pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, ao prefeito da cidade, Henrique Vilela, em encontro na manhã desta segunda-feira (12).

Porto de Pedras foi o segundo destino turístico a receber o selo. Desde o ano passado, o Destino Alagoas, detentor do selo, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), passa a conceder a mesma autenticação sanitária aos destinos turísticos e empresas alagoanas que estejam cumprindo os protocolos internacionais de segurança estabelecidos para toda a cadeia produtiva do setor do turismo em atenção à pandemia


EMPREENDEDORISMO:

Mais de 60 empreendedores de Arapiraca, já receberam linhas de credito especial em Arapiraca.

Interior de Alagoas terá em breve Shopping de luxo:
Alagoas irá ganhar mais um Shopping. Trata-se do Shopping da Vila que será inaugurado na cidade de Delmiro Gouveia no Sertão Alagoano. O empreendimento terá 140 lojas, praças de alimentação, duas salas de cinema, estacionamento para 250 veículos. A inauguração acontecerá no mês de julho de 2021, e irá gerar 500 empregos.


PALESTRA:

A Técnica de Oratória Andrea Luz, fara uma Palestra Virtual no dia 24 de abril de 2021 com o Tema: Medo de falar em público? Em qualquer área, precisa ter uma boa comunicação. Reserva por e mail: [email protected]


CULTURA:


O ENCONTRO DOS POETAS:


Por Saysia Salomão

Querido infinito meu
particular.
Quando tudo se acalma
e o peso das urgências do
dia adormece com chá de
camomila, sinto a matéria
descansar de tudo que se
cobra e ficam evidentes
os vazios solitários que se
entristecem diante das
flores que secaram,
esperando rios de amor.

No mundo infinito particular
todo afeto é remédio e
como tratamento, precisa
ser ministrado três vezes
por dia continuamente, para
fortalecer o olhar e seguir
por todos os amanhãs que
virão.

Saysia Salomão @saysia_salomao


*O AVENTUREIRO*


Autor: Fininho.

Todos ali me fitavam
Será que vou conseguir
Todos de MOUNTAIN BIKE
Programado pra partir
Eu calado na SPEED
Mesmo assim eu vou partir

Muita chuva muita lama
Todos foram me passando
Foi chegando a tardinha
Fui logo me preocupando
Não via mais um ciclista
Cinco horas pedalando

O percurso 60 kms
A chuva caindo forte
A chuva apagando as setas
Nessa eu não tive sorte
Já não tinha mais sossego
Para mim foi uma morte
Adiante vi um casebre
Que me chamou atenção
Perguntei a um garotinho
Ele fez uma exclamação
Tu tá passando de novo
Tu tá perdido, então

O percurso 60 kms
Já passei pelo Lixão
Voltei pelo mesmo caminho
Sem seta sem marcação
Meu Deus, o que foi que eu fiz
Fiz mais 30 kms
Sem saber qual a razão

Perguntei a Bodegueira
O que tem pra se jantar
Farinha, coca e sardinha
O marido dela a me olhar
Preparou tudo certinho
Não sei se vou aguentar

O marido com um facão
Foi logo me arrudiando
Valei-me Nossa Senhora
Dois cachaceiros cantando
A fome era tão grande
E o frio me apertando
A senhora Valdenice
Sentindo pena de mim
Foi pegar um cobertor
E a camisa do Serafim

Cobrindo todo meu corpo
E ele com ciúme de mim
Enquanto os acontecimentos
Terminada a competição
Só faltava seu Fininho
Foi muita preocupação
Consegui um Celular
E fiz uma ligação

Egberto e o Facchinetti
Com Polícia da Guarnição
Avisei que estava bem
Foi a minha salvação
Dona Valdenice
Me dê a conta
Que agora vou pagar
Só esses homens bonito
A conta não vou cobrar

Sua atenção me fez feliz
Mas a grana vou deixar
Fui teimoso nessa competição
Não tenho que reclamar
Comi o pão que o Diabo amassou
Mas não vou deixar pra lá
Só vou usar GPS
Quando Egberto mandar


LIVE SERGINHO LAMECCI: IMPERDÍVEL!

Um dos maiores interprete de Alagoas, o cantor e guitarrista Serginho Lamecci estará realizando neste sábado dia 17 de abril, ás 16 horas no seu canal no You Tube, uma live com as participações especiais de: JUNIOR PANDA, MANO TAVARES, ALEXANDRE PESSOA e PAULA REGINA. São talentosos profissionais Alagoanos, que prepararam um repertório de muito bom gosto como sempre. RECOMENDO!

A Produção Cultural de ALINE ALMEIDA. Apoio Cultural: ADVANCE CONTABLIIDADE.


LIVE MUSISAL SOLIDÁRIA: FMAC


“A ação” ARTE QUE TE QUERO VIVA “ é um movimento encabeçado pela Associação Cultural Joana Gajuru, nascido durante a pandemia para ajudar nossos companheiros e companheiras da labuta artística sem possibilidades de ganhar seu pão de cada dia.
Esta ação, ARTE QUE TE QUERO VIVA - LIVE, em parceria com a FMAC, destina-se especificamente ao segmento musical (conjuntos musicais ou voz e violão). Ao todo serão realizadas durante 08 semanas - 32 “lives” que acontecerão sempre às sextas e sábados - duas lives por noite - uma banda (conjunto musical) e um “voz e violão”, no canal da FMAC, YouTube FMAC Maceió. Desta feita, propomos as Lives solidárias que já demonstraram ser eficientes para arrecadação de donativos e valores financeiros que serão convertidos em cestas básicas e distribuídas para artistas/ que passam por vulnerabilidade social oriunda da pandemia. As lives musicais, além de divertir as pessoas que estão em isolamento para prevenir a transmissão da covid-19, funcionam como meio de arrecadar doações; sejam elas financeiras ou de produtos. Assim, ao tempo que com os shows virtuais reforçaremos importância do isolamento e possibilitaremos interação entre artistas e público. As Doações podem ocorrer da seguinte forma: Depósito ou transferência bancária para ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOANA GAJURU C.N.P.J:
00471.043/0001-55
Banco
01/Banco do Brasil Agência
13-2 Conta Corrente
125832-0
Através do pix: 00471.043/0001-55
E também pelo QR CODE que estará disponível ao vivo durante as lives.

ARTESANATO ALAGOANO: E TUDO DE BOM

BORDADOS QUE RESISTEM A QUALQUER CRISE!
“A história de valentia de uma artesã na periferia de Maceió”

João Lemos
Jornalista
Linha bordada que cria a arte, linhas de sentimentos que marcam o tempo, a moda e o artesanato regional de Maceió. Tudo isso está presente numa vida desenhada pela sagacidade de Maria Adagmar da Conceição Santos de 62 anos, moradora do Conj. Luiz Pedro na Chã da Jaqueira. É na casa branquinha de n° 151 edificada já na descida para a estrada que dá acesso ao Parque Municipal de Bebedouro que reside essa artesã que através de delicados bordados e pintura a mão livre vem reinventando o espaço de trabalho produzido durante a quarentena.

Essa maceioense de coração e filha natural de Anadia veio para a capital ainda jovem deixando para trás as lavouras de mandioca e as brincadeiras do Pastoril descobrindo aqui o trançado maravilhoso do nosso bordado.

“Nasci na Zona Rural de Anadia, ainda nova plantei muita mandioca e limpei roça com meus pais, naquela época brincávamos muito Pastoril. Quando terminava as apresentações saíamos cheias de dinheiro. Aos 18 me casei com Cícero e vim pra Maceió já carregando quatro filhos”. E ela sem lembrar-se do dia do casório, olhou para o esposo e indagou, “Cícero você ainda se lembra quando nos casamos?”. E o senhorzinho de pouco mais de 1.50m todo satisfeito disse, “estamos juntos há 44 anos, casamos em 28 de Março de 1978”. E com isso, o sorriso tomou conta do semblante de D. Maria Adagmar e do Cícero de 61 anos.
Em Maceió, se instalou com a família na Chã da Jaqueira, depois vindo residir onde vive atualmente construindo moradia e educando os filhos. Aqui conheceu os trabalhos com bordados que milimetricamente desenhados surgem ao gosto da inspiração. “Comecei a trabalhar com os bordados na época em que estavam loteando o Conjunto Luiz Pedro, logo em seguida foram sendo ofertados cursos do SENAI aqui na comunidade e eu curiosa quis participar. Aprendi algumas técnicas e depois fui descobrindo outras na medida em que os clientes foram aparecendo.” Lembrou.
Com dificuldades financeiras Dona Adagmar encontrou no bordado um meio de ajudar na renda da família e manter a tradição dos bordados em sua comunidade. Mas, com o advento da pandemia as vendas foram caindo e hoje algumas dezenas de toalhas, panos de pratos, lençóis e outras fazendas aguardam o retorno do comércio para a venda.

“Com essa pandemia tudo piorou, estou sem meus clientes e não sei até onde iremos, mas, uma coisa tenho certeza que encontrei meios que não deixarão e nem tiraram o meu prazer em fazer meus bordados e as pinturas. Tudo isso que faço, faço porque gosto de fazer”, desabafou.
Os panos de prato com bordados de crochê, ponto cruz, casinha de abelha, vagonite com e sem fita, fuxicos e outros similares custam em média R$ 10,00 reais e pode ser adquiridos através dos contatos: (82) 98837-7124 / 98875-6679 – whatsapp (Elizangela-filha).
E Além de artesanato nas horas livres juntamente com o esposo participa dos ensaios do Guerreiro São Pedro Alagoano, ele como palhaço, ela como Rainha. “É a minha diversão brincar Guerreiro, há mais de 20 anos que eu brinco no São Pedro Alagoano e é onde eu ganho força para nunca desistir. Em Fevereiro deste ano sofri um derrame, mas com a graça de Deus estou me recuperando e vou voltar a brincar com toda a minha alegria”, disse.
Com a divulgação nas redes sociais, dona Adagmar vem ganhando força entre os internautas e nós torcemos que logo em breve ela possa mais uma vez comercializar seus produtos.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade