Alagoas, 20 de junho de 2021 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Erika Braz
Opinião

Círculo Central

Por Erika Braz
ANÁLISE

Seleção Brasileira: Tite escolheu bem?

Erika Braz

19/05/2021 14h02 - Atualizado em 19/05/2021 21h09

Tite convocou a seleção brasileira
DivulgaçãoTite convocou a seleção brasileira

A convocação da Seleção Brasileira é sempre um tema polêmico. Talvez um jogador que seja bom para mim, não seja na visão de algum torcedor, até mesmo na do próprio treinador e isso gera muita movimentação de opiniões. Então já adianto que tratar os 24 atletas como os melhores jogadores brasileiros é algo bem subjetivo. Com isso, pensando racionalmente, achei sem contexto as críticas desproporcionais ao elenco que foi escolhido e até a campanha de: #foraTite nas redes sociais.

Pois o time se compõe (no caso da seleção, sendo peças escolhidas no trabalho de um só treinador) a partir de um modelo de jogo pensado pelo seu técnico. Para isso, o Tite precisa de jogadores que tenham as características que ele necessita para conseguir colocar em prática a forma que ele queira que a seleção se apresente. E atualmente é com volantes que tenham mais mobilidade, toque rápido, laterais que joguem em profundidade, meias que flutuem pelo campo, atacante que saia da área para abrir espaço...

É fato que as escolhas foram feitas diante de uma linha de raciocínio criada pelo treinador que se encaixa com as habilidades do jogadores selecionados. Nenhuma convocação é feita, sem ter uma base do que tá sendo escolhido. Por isso não concordei com muitas críticas exageradas, como também ainda discordo de algumas peças no elenco, mas respeito o entendimento do Tite, que foi nada menos, apontado pela IFFHS(Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol) no início desse ano, como terceiro melhor técnico de seleções nacionais da última década, entre 2011 a 2020.

O único selecionado que de fato me incomodou, foi o Everton Ribeiro. Pelo o meia está em baixa no Flamengo e outra opção que merecia espaço seria por exemplo, o Claudinho do Bragantino, por atualmente está num nível mais elevado de desempenho. Porém, segundo o técnico em coletiva, ele aposta no camisa 7 rubro-negro, por ter sido um dos melhores jogadores nos últimos três jogos da seleção, possuindo versatilidade nas posições e funções que exerce, esse foi o diferencial para ser lembrado na relação.

E quem diz que Fred também não deveria ter sido convocado, com certeza não acompanha a temporada dele no Manchester United, onde é um jogador importante que ajuda nas coberturas defensivas e ofensivas do time. Portanto, no geral, se tratando do grupo, não vejo motivos para tanta histeria por parte dos torcedores e de alguns comentaristas esportivos da imprensa nacional.

Como disse no início do texto, tratar sobre quem são os melhores jogadores é algo subjetivo, pois cada tem sua opinião, mas o que deve prevalecer são as ideias de quem vai comandar, e isso deve ser respeitado. Até porque não foram escolhas inconsistentes. Acredito que seja uma boa equipe, de muitas qualidades individuais, que se encaixando será um time de peso nos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que acontecem nos dias 4 e 8 de junho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade