Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Alagoas ainda sem candidato ao governo do Estado, em 2022

20/08/2021 - 10:02

ACESSIBILIDADE

Firmino montatem
Eleições 2022, silêncio total.
Eleições 2022, silêncio total.

A movimentação política, em relação a candidaturas à chefia do Governo de Alagoas no pleito de 2022, transcorre de forma imperceptível sem que ninguém se aventure a se lançar candidato. Além da cadeira de chefe do executivo estadual, entrarão em disputa a Presidência da República, uma vaga no Senado Federal, nove cadeiras na Câmara dos Deputados e 27 cadeiras na Assembleia legislativa.

Para o Senado, tem-se, até o momento, como candidato à reeleição o Senador Fernando Collor e o Governador Renan Filho que, embora não se tenha ainda declarado candidato, movimenta-se como se candidato fosse. Collor tem andado pelo interior de Alagoas visitando prefeitos e demais lideranças políticas municipais, sempre levando ou prometendo algum investimento para os municípios visitados. Renan Filho, faz movimentação idêntica, com mais estardalhaço e levando nas mãos uma mala de dinheiro para ser aplicado, principalmente na pavimentação de estradas.

Diante dessa situação, observa-se um vazio em relação a lançamento de pré-candidaturas para disputar a chefia do Governo de Alagoas, situação que deverá sofrer alteração ainda nos últimos dias deste ano em curso e nos primeiros dias do ano vindouro, ano das eleições.

Há de se destacar que, timidamente, os nomes da deputada Jó Pereira, do prefeito JHC, prefeito Renato Filho e prefeito Luciano Barbosa, aparecem nas conversas de bastidores e botequins, ficando apenas no âmbito da especulação. O fato é que Renan Filho, embora já deva ter se decidido politicamente, não anunciou se vai ou não renunciar ao mandato de governador para se candidatar ao Senado.

Por sua vez, o deputado Arthur Lira, a mais expressiva liderança política de Alagoas no momento, que tem como aliado Marcelo Vitor, presidente da Assembleia Legislativa, forte liderança entre os seus colegas de parlamento, permanece em silencio sobre as eleições de 2022, limitando-se a dizer que será candidato a reeleição.

NOTAS:

JÁ TEMOS BISPO: Dom Valdemir, novo bispo
Depois de pouco mais de um ano da morte do religioso italiano, Dom Valério Breda, aos 75 anos de idade, Bispo da Diocese de Penedo desde 1997, o Papo Francisco nomeou um novo Bispo para a Diocese, preenchendo assim a vacância existente desde 16/06/2020.
O Santo Padre nomeou como novo Bispo da Diocese de Penedo, o religioso baiano Dom Valdemir Ferreira dos Santos, 61 anos de idade. A nomeação do novo Bispo, ocorreu no dia 18/08, sendo assim transferido da diocese baiana de Amargosa, para a Penedo, no estado de Alagoas.

THIAGO ML: Tiro saiu pela culatra

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Thiago ML (PROS), cujo mandato presidencial vai até o final do ano legislativo de 2022, convocou seus pares para uma sessão extraordinária no dia 14/08, tendo na pauta como principal demanda a eleição antecipada da mesa diretora da Câmara, para o segundo biênio legislativo. Iniciada a sessão o grupo do Presidente, que declarou ter interessa na sua reeleição, embora seja pré-candidato a Deputado Estadual no pleito vindouro, não se entendeu dando lugar uma cisão do Grupo que contava com 10 dos 19 vereadores, sendo então lançada uma chapa de oposição encabeçada pelo vereador Sérgio do Sindicato (PSDB) que foi eleita por 11 votos, sem que os 8 vereadores restantes tenham votado. Com o abandono dos 08 vereadores da sessão, o presidente Thiago disse que a sessão que elegeu o candidato oposicionista não tinha valor jurídico e cancelou a referida sessão. Agora, o imbróglio deverá ir para decisão judicial.

ANTIGOMOBILISMO: Desfile de antigos abre o carnaval de Alagoas
O Clube do Automóvel Antigo de Alagoas-CAAAL, que reúne colecionadores de automóveis antigos, estará promovendo no dia 25 de setembro um corso carnavalesco com um desfile de automóveis antigos pelas principais avenidas da orla marítima de Maceió. O evento tem a finalidade de comemorar o dia mundial do antigomobilismo e, o desfile de antigos será acompanhado da banda de frevo Pinto da Madrugada. Os automóveis antigos serão expostos, após o corso, na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, onde haverá apresentações musicais e folclóricas. O evento receberá apoio da Prefeitura de Maceió e da Fundação Municipal de Ação Cultural da capital alagoana.

CICLISMO: Deputado pleiteia faixas próprias para ciclistas

O trafego de um grande número de bicicletas nas rodovias que ligam Arapiraca a Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Traipu, Taquarana, Palmeira dos Índios, Batalha e mais de uma dezena de cidades na Região do Agreste, chamou a atenção do Deputado Tarcízio Freire (PP), levando-o a pedir ao Prefeito Luciano Barbosa e ao Governador, melhorias na malha viária do Município e do Estado.
Freire, pediu que implantem com urgência ciclovias e ciclofaixas, no âmbito de competência de cada um desses gestores, beneficiando um grande número de ciclistas que utilizam essas vias para pedalar. Para o comerciante Hugo Nunes, líder de um grande grupo de Ciclistas de Arapiraca, “a capinagem dos acostamentos das rodovias, poderá ser feito de imediato, deixando-os transitáveis e reduzindo o risco de acidente, já que o mato nos acostamentos obriga ao ciclista ir para a pista, disputar espaço com os automóveis”.

ARAPIRACA NA TV: Irmãos Silveira fazem sucesso no SBT
O Junior, palhaço Mixuruca e seu irmão cantor Nelsinho, os irmãos Silveira, que têm forte DNA artístico, herdado dos seus pais, mais uma vez se apresentaram na televisão do sul do país, em rede nacional, e mais uma vez fizeram sucesso e promoveram de forma brilhante a cidade de Arapiraca. Os arapiraquenses se apresentaram no Programa do Ratinho no dia 16/08, no SBT e arrancaram aplausos de todos, conseguindo a máxima dos cinco jurados do quadro, voltando para Arapiraca com o troféu de participação no programa e R$ 5.000,00 no bolso. Fizeram bonito, destacam-se e destacaram Arapiraca e o estado de Alagoas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato