Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Esquerda e seus aliados não ouvem a voz do povo e derrotam sua esperança

12/08/2021 - 08:58
Atualização: 12/08/2021 - 16:52

ACESSIBILIDADE

Firmino montatem
O povo foi as ruas pedir a aprovação do voto impresso e 218 deputados ignoraram
O povo foi as ruas pedir a aprovação do voto impresso e 218 deputados ignoraram

A PEC 135/19, de autoria da Deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF), que tratava do voto impresso, foi objeto de discussão acalorada desde sua apresentação na Câmara, cabendo aqui o destaque de que no passado, o voto eletrônico impresso era desejo comum entre os políticos, inclusive da esquerda, sendo defendido pelo seu líder, o ex-presidiário Lula da Silva(PT).

A discussão sobre este tema não é nova. Nas eleições de 2002, o Estado de Sergipe, o Distrito Federal e 73 municípios de outros Estados, tiveram eleições com registro impresso do voto e, em 2015 o assunto voltou à discussão com o PLC 75/2015, que se transformou na Lei 13.165/2015, estabelecendo a obrigatoriedade da impressão do voto. Esta Lei foi defendida por 368 deputados e 56 senadores, que derrubaram o veto da então Presidente da República.

Com a derrubada do veto a Lei entrou em vigor, impondo a obrigatoriedade da impressão do voto para as eleições de 2018. Entretanto, a procuradora Geral da República, Raquel Dogge, ingressou com ação no STF e, em 06/06/1988, oito Ministros, Alexandre de Moraes, Barroso, Fachin, Marco Aurélio, Rosa Weber, Lewandowski,
Celso Mello e Cármen Lúcia, derrotaram os 424 parlamentares que aprovaram o voto impresso.

Em 2019, de volta a discussão, o voto eletrônico impresso tomou conta da pauta da Câmara dos Deputados e das falas constantes do Presidente da República, até que em 09/08 de 2021 a referida PEC 135/2021 foi à votação em plenário naquela casa legislativa, não obtendo os 308 votos necessários para sua aprovação, já que somente 229, dos 424 deputados presentes à sessão, votaram “sim”, faltando 79 sufrágios para que a PEC fosse ao Senado Federal.

Desta forma, como se vê, os 218 deputados da esquerda e seus aliados, dentre eles quatro de Alagoas, Paulão (PT), Isnaldo Bulhões (MDB), Tereza Nelma (PSDB) e Sérgio Toledo (PL), não deram a menor importância a voz do povo brasileiro que foi às ruas pedir a aprovação do voto eletrônico auditável e derrotam a esperança desse povo de ter, nos pleitos futuros, votações eleitorais com possibilidade de auditagem.

NOTAS:

CORRUPÇÃO: Passado recente de triste lembrança
Observando as manifestações acanhadas do PT e seus aliados, turbinadas pela parte cega da imprensa, pedindo a volta da corrupção e da marginalidade política ao comando da Republica, chega-se à conclusão de que esses defensores do caos são débeis mentais ou estão certos de que o povo brasileiro já esqueceu o sucateamento do Brasil, durante os quase trinta anos que estiveram no poder.
Como uma, apenas uma lembrança desse desastre, traz-se à luz os casos do ex-deputado baiano e ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), condenado a 14 anos de cadeia, e da sua mãe Marluce Vieira Lima, condenada a 10 anos de prisão, por terem sido encontrados com R$ 51 milhões de reais, objeto de corrupção.

ARAPIRACA: Caldeirão político em agua morna

O caldeirão político em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com seus mais de 143.187 eleitores, somente deverá entrar em ebulição no ano que vem, ano em que ocorrerão as eleições para presidente da república, senador, deputados federais, governador e deputados estaduais. Até o momento, Luciano Barbosa (MDB), maior líder político da Região, permanece em silencio, mostrando-se concentrado apenas na edificação de um grande número construções e reformas de prédios públicos, recuperação de estradas vicinais e ruas dos bairros da cidade.
Barbosa tem tido a companhia do seu filho Daniel, nas visitas diárias que faz às obras em construção e a lideranças políticas locais, o que pode ser um indicativo de que Daniel Barbosa poderá ser candidato a Deputado Federal, nas eleições vindouras, com grande possibilidade de ser eleito.

ROTARACT/INTERACT: Prestação de serviço voluntário
O Rotary Club de Arapiraca, sob a presidência do comerciante Kleber Ernesto Bezerra, está recrutando jovens de 12 a 35 anos de idade para reorganizar o Rotaract e o Interact Club de Arapiraca, com a finalidade de formar um grupo jovens voluntários para prestarem serviço à comunidade.
O trabalho de reorganização desses clubes está a cargo da Comissão da Juventude do Rotary, que tem na sua presidência o rotariano Rodrigo Leite. A reorganização do Rotaract e do Interact já foi iniciada e, em breve, os jovens componentes desses clubes estarão integrados à família rotária, prestando serviço voluntario aos arapiraquenses.

OLIMPÍADAS: Arapiraca nas futuras competições

O destaque brasileiro nas Olimpíadas realizada no Japão, neste ano de 2021, foi o Nordeste, na medida em que seus atletas ganharam 4 medalhas de ouro, Ítalo Ferreira, Rio Grande do Norte, surfe; os baianos Isaquias Queiroz, canoagem; Ana Marcela, maratona aquática e Herbert Conceição, no peso médio e, finalmente, a maranhense Rayssa Leal, de 13 anos de idade, ganhou medalha de prata no skate street.
Esta proeza dos atletas do Nordeste, leva à conclusão de que, nos jogos olímpicos futuros, Arapiraca tem condições de ter atletas de alta performance na seleção brasileira, contanto que o Prefeito Luciano Barbosa ponha em prática um projeto voltado para seleção, preparação e apoio de jovens atletas, disponibilizando, para tanto, recursos financeiros suficientes.

FLORDELIS: Mandato cassado
Em votação ocorrida na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 11/08, a pastora evangélica e cantora gospel Flordelis dos Santos de Souza, 60 anos de idade, deputada federal do PSD, pelo estado do Rio de Janeiro, teve seu mandato cassado por 437 votos, quando eram necessários apenas 257. Flordelis foi denunciada pelo Ministério Público, acusada de ter mandado matar seu marido, o também pastor evangélico Anderson do Carmo, na madrugada de 16 de junho de 2019, com 30 tiros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato