Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Brasil vive momento político difícil e tem sua democracia ameaçada

24/07/2021 - 15:01
Atualização: 24/07/2021 - 15:10

ACESSIBILIDADE

Arquivo montagem JF
Braga Netto, ameaça desmentida.
Braga Netto, ameaça desmentida.

Os acontecimentos políticos recentes no Brasil, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, destacando-se a CPI da COVID19, em andamento no Senador e a movimentação nacional pela implantação do voto eletrônico auditável, cuja Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 135/2019, tramita na Câmara dos Deputados, tem causado grande tumulto no meio político brasileiro, gerando incertezas quanto ao futuro da democracia e das vidas dos quase 220 milhões de brasileiros.

A CPI da COVID19, sob a presidência do Senador Omar Aziz (PSD-AM) e a relatoria do Senador Renan Calheiros (MDB-AL), tem sido responsável por grandes brigas políticas e trocas de ofensas durante suas sessões, servindo de palanque político para os seus principais protagonistas, onde se tem cometido violência a direitos individuais e desrespeito à Constituição e o Regimento Interno da casa.

Outra frente de discórdia política em andamento é o voto eletrônico, auditável, que há pouco tempo era apoiado por quase todos os partidos políticos, e que, repentinamente, mudaram de posição após alguns Ministros do TSE e do STF, manifestarem-se contrários a possibilidade de se fazer auditagem nas eleições futuras, inclusive as eleições de 2022.

As frentes de discórdias, por enquanto, estão apenas no âmbito político e estão divididas em duas linhas ideológicas. De um lado a esquerda dividida em dois grupos, um liderado pelo expresidiário Lula (PT) e o outro por Ciro Gomes (PSB), e do outro lado, os patriotas, liderados pelo atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Nessa guerra, a última confusão, tem como centro da discórdia o voto auditável e envolve o Ministro da Defesa Braga Netto, acusado de ter ameaçado os Presidente da Câmara e do Senado, de não se realizar eleições em 2022, caso o TSE não implante o voto auditável. A ameaça foi desmentida pelo Ministro Braga Neto e pelo Presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira (PP-AL). Assistindo, passivamente, essas brigas políticas, o povo brasileiro espera que os políticos usem o bom senso para colocarem a vida política brasileira de volta à normalidade, assegurando harmonia e paz ao povo aos e às mulheres de bem do Brasil.

NOTAS:

PALMEIRA DOS ÍNDIOS: Ivan Barros e a Casa da Cultura
A Academia Alagoana de Letras, apresentou na semana passada o primeiro episódio do seu Projeto Alagoas Literária. O episódio foi apresentado pelo Jornalista e Promotor de Justiça, Ivan Barros, 78 anos de idade, escritor com mais de três dezenas de livros escritos e destacado membro da Academia Alagoana de Letras.
Dr. Ivan Barros, apresentou para Alagoas e o Brasil, a Casa da Cultura de Palmeira dos Índios, fundada por ele e instalada com recursos próprios, através de vídeo postado no Youtube. O vídeo vale a pena ser assistido, pois além de mostrar importantes fotografais, esculturas e documentos que retratam boa parte da história política e cultural de Palmeira dos Índios e de Alagoas, o apresentador relata fatos culturais e políticos que tiveram como palco Palmeira, Alagoas e a cidade do Rio de Janeiro.

ARAPIRACA: Assessores que atrapalham

A gestão do Prefeito Luciano Barbosa (MDB), ultimamente, tem bem divulgada onde o prefeito mostra ao povo as obras que estão sendo construídas nesse início da sua gestão, destacando-se reformas de escolas, recuperação de vias públicas, mesmo nesse tempo chuvoso e a construção do Centro de Convenções, obra há muito tempo reclamada pelos arapiraquenses.
Na contramão dessas boas ações, o prefeito tem assistido seus colaboradores registrarem seus nomes nas páginas policiais, com atos de violência como o caso dos agentes de segurança que usaram de truculência contra um trabalhador e o caso mais recente, do secretário Vytor Ferro, que agrediu um servidor do município pelo simples fato de ter reclamado da falta de álcool em gel, fato que resultou na abertura de um BO, segundo o jornalista Roberto Gonçalves.
Ser manchete nas páginas policiais não é o maior desejo de nenhum gestor, desta forma, Barbosa, que é uma pessoa avessa à violência, deve exigir dos seus colaboradores mais exaltados, que troquem a truculência pela educação e o diálogo.

ROTARY E CASA DA AMIZADE: Clubes de serviço empossam novos dirigentes
O Rotary Club de Arapiraca e a Casa da Amizade de Arapiraca, empossaram na semana passada seus novos Conselhos Diretores. A solenidade de posse foi realizada na sede Social do Rotary e da Casa da Amizade e contou com a presença dos Governadores Distritais de Rotary Internacional José Firmino, Adailton Reis e Claudio Canuto e com a presença do Prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca.
Foram empossados na Presidência do Rotary o empresário Kleber Ernesto Bezerra e na Presidência da Casa da Amizade, a arquiteta Gizélia Chaves Bezerra. Os mandatos dos empossados é de um ano, encerrando-se em junho de 2022. Os demais membros das duas diretorias também tomaram posse na mesmo ocasião, todos prometendo muito trabalho em prol das pessoas mais vulneráveis da sociedade arapiraquense, com o lema rotário “SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS”.

RENAN: Desgaste do pai pode derrotar o filho

Nas eleições de 2018, o Senador Renan Calheiros (MDB), que se encontrava muito desgastado politicamente, em decorrência de denúncias de corrupção, tinha ameaçada sua reeleição para o Senado Federal. Situação diferente, nesse mesmo ano, era a do seu filho Renanzinho (MDB), Governador de Alagoas e pleiteante à reeleição para esse mesmo cargo. O governador se reelegeu, como era esperado e, como uma certa dificuldade, elegeu o seu pai, conseguindo para ele a segunda maior votação, quase perdendo para Mauricio Quintella que ficou a menos de 5% de votos, atrás do Calheiros.
Nas eleições de 2022, quando Renanzinho deverá se lançar candidato ao Senado, seu pai não vai poder ajuda-lo, como foi ajudado na eleição de 2018, pois é grande o desgaste do velho coronel da política alagoana, que, inclusive, cuja popularidade vem em evidente queda a cada dia, o que poderá atrapalhar a eleição do filho.

ELEIÇÕES 2022: Luciano se aproxima mais de Lira e pode deixar o MDB
A presença do Perfeito Luciano Barbosa (MDB), na reunião do PP, com 40 prefeitos e o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Vitor, comandada pelo Deputado Federal Arthur Lira, no dia 23/07, está dando o que falar no meu meio político alagoano, visto que Barbosa até então estava ausente desses encontros e vinha mantendo frequentes contatos com o Governador Renan Filho (MDB), com Lira, Presidente da Camada dos Deputados e com os deputados federais Paulão (PT) e Sérgio Toledo (PL).
A aproximação de Barbosa ao Lira, poderá leva-lo a deixar o partido dos Calheiros, o MDB, e se filiar ao PP do Presidente da Câmara, levando-o ainda a participar do palanque político eleitoral do Presidente Jair Bolsonaro, nas eleições do ano vindouro, para desespero do seu velho aliado Senador Renan e do seu filho Renanzinho, que, aliás, trabalharam forte para derrotar Luciano na eleição para Prefeito de Arapiraca, no pleito do ano passado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato