Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Vacina contra a covid-19 é aplicada em quase 30 mil arapiraquenses

07/04/2021 - 15:59
Atualização: 07/04/2021 - 17:15

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Ex-vereador arapiraquense, Jorge Pereira de Oliveira, o Jorge Ulisses, um dos vacinados contra COVID-19.
Ex-vereador arapiraquense, Jorge Pereira de Oliveira, o Jorge Ulisses, um dos vacinados contra COVID-19.

Após o engajamento pessoal do Prefeito Luciano Barbosa (MDB), na campanha de vacinação contra o coronavírus, o número de vacinados teve um aumento significativo e hoje chega a marca de quase 30 mil pessoas vacinadas, entre idosos e profissionais da saúde, registrando-se que as equipes de vacinações que trabalham nos postos instalados no SESC, no Shopping Arapiraca, no Bairro Santa Edwiges e no Ginásio Poliesportivo do Centro de Educação Integral, no Bairro Baixão, são as responsáveis por esse sucesso.

A ampliação dos horários de vacinação, a instalação de um terceiro posto e a determinação para que a vacinação ocorra também aos domingos e feriados, foram as ações determinantes no aumento do número de vacinados, que atualmente ultrapassa a mil pessoas, por dia.

Organização, bom atendimento, demonstração de competência dos vacinadores e transmissão de confiança para as pessoas que vão aos postos de vacinação, são os pontos positivos e elogiados pelos vacinados e seus acompanhantes, destacando-se a atuação da enfermeira Mônica Suzy, Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, responsável pela campanha no município de Arapiraca.

Uma providência que se faz necessária é em relação as informações sobre o andamento do processo de vacinação, devendo a Secretaria da Saúde não se limitar apenas a fornecer boletim informando o número pessoas atendidas, infectadas, descartadas, hospitalizadas, falecidas, mas, também, informar o número de vacinados, suas faixas etárias e categorias profissionais.

Finalmente, tem-se conhecimento de que o grande problema surgido no momento é a ausência de mais de 4.500 idosos, com idade igual ou superior a 72 anos, que tomaram a primeira dose da vacina e já deveriam ter procurado os postos de vacinação para toarem a segunda dose. Neste caso, a Secretaria da Saúde deve fazer o chamamento desses idosos, através dos meios de comunicação, e até mesmo enviar agentes municipais aos seus endereços para chama-los, de sorte que ninguém fique sem ser completamente imunizado.

NOTAS:

ARAPIRACA x LIXÕES: reclama foco, inteligência e muito trabalho
Os pontos de concentração de lixos em Arapiraca, os lixões, continuam desafiando a capacidade o Secretário responsável pela da limpeza da cidade, para que esta seja uma cidade limpa, a exemplo das demais grandes e importantes cidades brasileiras.
O trabalho de limpeza das ruas de Arapiraca tem sido criticado pela sua deficiência, ao longo de várias gestões e tem sido alvo de reclamações feitas diariamente pela população, através das rádios e das redes sociais.
Para que este problema tenha, de fato, uma solução, faz-se necessário que o Prefeito Luciano Barbosa determine que os responsáveis pelo recolhimento do Lixo e da limpeza da cidade tenham foco, usem a inteligência promovendo campanhas educativas, por exemplo, e trabalhem muito.

CHAPECÓ: bom exemplo para o Brasil/COVID

A cidade de CHAPECÓ, município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil, com cerca de 250 mil habitantes e conhecida como a "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios", sob a administração do prefeito João Rodrigues (PSD), está dando exemplo de como enfrentar, com determinação e coragem, a pandemia do coronavírus.
Vídeos com entrevistas do prefeito João Rodrigues, onde ele passa informações de como conseguiu reduzir os números de internações e óbitos, por COVID, na sua cidade, podem ser vistos como um exemplo a ser seguido por Governadores e Prefeitos que, com algumas exceções, teimam em discutir a pandemia politicamente, como de resto, assim também procede quase toda a grande imprensa nacional.
Controlar o VÍRUS foi o propósito do Prefeito João Rodrigues que transmite a seguinte mensagem: “Atenção Governadores e Prefeitos, tratem os pacientes com tudo aquilo que é possível, pela ciência sim, mas, também permitindo aos médicos que queiram fazer o tratamento precoce, que o façam. “FOCO, FÉ, CORAGEM E UNIÃO DA SOCIEDADE”, esta é a receita.

IPTU ARAPIRACA: imposto majorado e desconto reduzido
Neste momento de pandemia, quando quase todas as atividades econômicas estão paralisadas ou funcionando parcialmente, o secretário de Finanças de Arapiraca resolveu demonstrar sua “eficiência” fiscal de uma forma cruel para com o contribuinte arapiraquense. Ele aumentou o valor do IPTU-Imposto Predial e Territorial Urbano e, não satisfeito, reduziu de 50% para 30% o desconto dado para pagamento desse imposto, no dia da sua cobrança.
Entende-se oportuna a intervenção do Prefeito Luciano Barbosa (MDB), para determinar uma revisão no aumento do imposto e no desconto, eliminando assim essa crueldade fiscal.

COLLOR x RENAN: quem vencerá o pleito em 2022

A cadeira ocupada no Senado Federal, por Fernando Affonso Collor de Mello, será posta em disputa nas eleições do ano vindouro. Até o momento, mostram-se interessados na disputa o próprio ocupante da cadeira, Senador Fernando Collor, e o Governador Renan Filho.
Collor tem se movimentado politicamente, buscando apoio para sua reeleição que, para uns será difícil e para outros, terá a reeleição garantida, graças à sua empatia, a fama de encantador de serpentes e o modo arrojado e organizado de fazer campanha política.
Renan, por sua vez, encontra-se numa situação mais delicada, pois, com a renúncia do Vice-governador Luciano Barbosa, para assumir a Prefeitura de Arapiraca, a vice-governadoria ficou nas mãos do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Victor que é aliado do Presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira, o que pode ser um grande problema para a pretensão de Calheiros, que é fazer dobradinha com seu pai, o velho Renan, no Senado Federal.

LUTO: morre Agnaldo Timóteo
Faleceu no dia 03/04, na cidade do Rio de Janeiro, aos 84 anos de idade, o cantor Agnaldo Timóteo Pereira, nascido na cidade de Caratinga, em Minas Gerais. Timóteo era uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, destacando-se pela sua potência e qualidade. O cantor fez grande sucesso nas décadas de 1960-1970, foi recordista de vendas de discos e foi agraciado com vários prêmios ao longo de sua carreira e, por várias vezes, esteve em Arapiraca onde tem um grande número de fãs. Dos muitos sucessos que fez é de se destacar: Meu Grito, Verdes Campos, Galeria do Amor, Mamãe, Eu vou sair para buscar você, Dona do meu mundo, dentre outros belas canções.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato