Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Em Arapiraca, vacinação segue lenta e com horário limitado

25/03/2021 - 16:07
Atualização: 25/03/2021 - 19:10

ACESSIBILIDADE

Arquivo
COVID19: Postos de vacinação em Arapiraca.
COVID19: Postos de vacinação em Arapiraca.

Com apenas dois postos de vacinação no mesmo bairro, Santa Edwiges, a Secretaria de Saúde de Arapiraca, lentamente e com horário estabelecido de 08;00 às 17;00, no Posto do SESC e de 07;00 às 13;00, no Posto do Shopping, segue imunizando a população arapiraquense contra o COVID-19, situação que deixa evidente a deficiência da logística posta em prática, o que reclama uma ação mais célere e eficiência da Secretaria, diante do clamor público vivido no momento.

As informações que se tem sobre o número de pessoas vacinadas por dia em Arapiraca, que era de 300, passou para cerca de 700 pessoas, número ainda muito acanhado para um município que tem uma população de mais de 220 mil habitantes.

É de se destacar, ainda, o fato de que a concentração dos dois postos de imunização no Bairro Santa Edwiges, dificulta o acesso dos moradores de bairros populosos e distantes desses dois locais, como é o caso dos Bairros Baixão, Cacimbas, Primavera, Ouro Preto, Canafístula, dentre outros, além de Vilas e Povoados, a exemplo de Bananeira, Lagoa do Ranho, Pau D´árco, Poção e outros.

Diante da notícia de que Arapiraca, com 340 óbitos por COVID, é responsável por 10% das mortes registradas em Alagoas, segundo consta no Boletim Epidemiológico Municipal, acredita-se ser imprescindível, neste momento, o envolvimento direto e pessoal do Prefeito Luciano Barbosa, com a finalidade de rever a logística de vacinação ora aplicada, oferecendo os meios materiais necessários para que a ação do Município, no combate ao COVID, seja descentralizada, mais rápida e mais eficiente.

Há de se destacar, finalmente, que uma visita aleatória do Prefeito Luciano aos postos de vacinação é muito importante, visto que o mesmo poderá comprovar, in loco, a necessidade de um maior número de servidores no atendimento, bem como, a sua informatização, já que as fichas individuais dos imunizados e anotações feitas pelos servidores que cuidam da parte burocrática, estão sendo preenchidas à mão comprometendo, desta forma, a rapidez e a eficiência do serviço.

NOTA:

COVID19: comitê nacional de gerenciamento
Em reunião convocada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, realizada na manhã do dia 24/03, no Palácio da Alvorada em Brasil, foi criado um Comitê Nacional de gerenciamento do combate ao Coronavírus. Na reunião estiveram presentes dos chefes do Executivo, do Judiciário, da Câmara dos Deputados e do Senado, além de outras autoridades, dentre elas o governador de Alagoas, Renan Filho.
O Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), será o coordenador do Comitê, junto aos governadores dos Estados, sendo assim o interlocutor dos governadores, levando ao Comitê as demandas apresentadas pelos chefes dos executivos estaduais.

POLICIAS: respeito à cidadania e combate ao crime

Nesse tempo de vigência de medidas restritivas de direitos, aplicadas sob o pretexto de se evitar o avanço da contaminação pelo Coronavírus, nós temos assistido Brasil a fora abordagens policiais revoltantes, cujas vítimas têm sido trabalhadores ambulantes e empresários, flagrados cometendo o “crime hediondo” de estarem trabalhando contra a determinação de governadores e prefeitos.
Felizmente, em Alagoas a atuação do PM e da Policia Civil tem sido de forma oposta a essa e as polícias têm concentrado suas forças no real combate crime, apreendendo drogas e armas e prendendo os verdadeiros marginais, merecendo, pois, o aplauso da população alagoana.

HIPÓLITO: recuperação gradual e continuada

O empresário José Hipólito Correia Costa, Diretor Presidente da empresa ASA BRANCA DISTRIBUIDORA de Arapiraca, internado num hospital de referência na capital paulista, por conta do COVID, está apresentando, a cada dia, uma melhora animadora no seu estado geral de saúde o que deverá, em breve, garantir seu retorno ao convívio da família e dos amigos. Hipólito é um empresário muito querido pelos arapiraquenses e por empresários, políticos e autoridades do Estado de Alagoas, que estão muito contentes com a recuperação gradual e continua da sua saúde.

CHUVAS DE VERÃO: águas de março

Os primeiros dias do OUTONO deste ano de 2021 têm sido chuvosos na região do agreste, deixando os agropecuaristas animados com as constantes chuvas caídas neste final de março. Para o Dr. Sergio Murilo, Zootecnista arapiraquense e criador de bovinos e equinos, essas águas de marços eram esperadas desde o dia 19, mas que somente chegaram na região no dia 21, o que garantirá milho verde para as festas juninas e melhorará as pastagens, além de inibir os focos de incêndios que normalmente surgem durante o tempo seco.

MASCARAS: obrigação de uso

A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde do dia 24/03, Projeto de Lei que torna obrigatório o uso de marcara no Estado de Alagoas. O Projeto é de autoria do Governo do Estado que agora tem um instrumento para controlar a vontade dos indivíduos, impondo-lhe a obrigação da máscara. Apenas três deputados votaram contra a obrigatoriedade, Antônio Albuquerque, Cabo Bebeto e Bruno Toledo, tendo 13 parlamentares de diversos partidos políticos aprovado a matéria que dá ao governador o poder de polícia em relação a todos os cidadãos e cidadãs que residem ou que estejam de passagem por este Estado.

PENEDO x COVID: bom exemplo a ser seguido

O Prefeito da histórica e bela cidade de Penedo, Ronaldo Lopes, acaba de dar mais um bom exemplo de como a população do seu município deve ser tratada quando o assunto é COVID. Lopes determinou ao setor de saúde daquele município que a partir do dia 24/03 os idosos residentes na zona rural do município deverão ser transportados para os centros de vacinação em ônibus da municipalidade que serão disponibilizados para pegar e levar em suas casas os idosos e seus acompanhantes para serem vacinados. Os ônibus circularão com capacidade reduzida de lotação. Aí está, portanto, um bom exemplo a ser seguido.

LIXÃO: Prefeitura interditada rua com lixo
A Prefeitura de Arapiraca transformou num grande lixão a céu aberto, parte da Rua José S. Lima, no Bairro de Canafístula, interditando todo o seu segundo quarteirão. A rua que liga a aquele bairro a Rodovia AL-110 é uma importante via de acesso, principalmente para quem sai do centro da Canafístula, com destino ao trevo da Policia Rodoviária Estadual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato