Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Arthur Lira, seu primeiro grande desafio

17/02/2021 - 14:17

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Arthur Lira reune lideres e mesa para discutir prisão de Silveira
Arthur Lira reune lideres e mesa para discutir prisão de Silveira

A prisão do Deputado Federal Daniel Silveira (PSL), Rio de Janeiro, ocorrida na madruga desta quarta-feira de cinzas, 17/02, a mando do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na verdade, constituiu-se no primeiro grande desafio político e institucional do novo Presidente da Câmara dos Deputados, alagoano Arthur César Pereira de Lira, do Partido Progressistas.

Moraes, ao assistir um vídeo onde o Deputado Silveira faz pesadas acusações contra ele e mais alguns dos seus colegas de toga, sentiu-se desrespeitado e, com sua caneta, que não é “bic”, determinou a imediata prisão do parlamentar carioca., criando assim um grande problema para o novel Presidente Arthur Lira.

Desta forma, Lira tem a incumbência de junto com seus pares barrar esse perigoso precedente aberto por Moraes, ao prender um parlamentar federal, independentemente do que tenha ele dito, pondo na vulnerabilidade todos os congressistas brasileiros, sem provocar uma cisão entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal.

Para alivio geral, duas valiosas demonstrações foram dadas por Lira, uma de serenidade e outra de sabedoria. A primeira, quando ele afirmou que conduzira esse caso "...com serenidade e consciente de suas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia”, guiando-se "pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição". A Segunda, quando convocou os líderes de partidos e a mesa diretora da Câmara para discutir o problema, dividindo com esses a responsabilidade de solucionar este perigoso imbróglio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato