Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Renan Filho em campanha para o Senado, busca restabelecer popularidade

04/02/2021 - 11:07
Atualização: 04/02/2021 - 11:33

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Renan Filho busca popularidade em campanha para o Senado.
Renan Filho busca popularidade em campanha para o Senado.

O Governador Renan Filho (MDB), após constatar através das urnas que sua popularidade e força política eleitoral se reduziu muito, durante esses dois anos do seu segundo mandato, iniciou um processo de mudança de postura pessoal e estratégia política na busca de apoio de lideranças e de votos para tomar de Fernando Collor (PROS), a cadeira de Senador da República, nas eleições de 2022.

A postura política e pessoal de Renan Filho, antes do pleito eleitoral de 15 de novembro, era de caudilho, de senhor da razão, de mandatário. Para demonstrar sua força e o peso do cargo que ocupa, escolheu o vice-governador Luciano Barbosa, também do MDB, tentando impedi-lo de ser candidato a prefeito de Arapiraca.

Outra imposição do jovem e inquieto governador, que igualmente não deu certo, foi impor como candidato a Prefeito de Maceió, o nome do seu aliado Alfredo Gaspar de Mendonça, ignorando acordos políticos anteriormente firmados, fazendo prevalecer sua vontade.

Como resultado dessa impulsividade, JHC derrotou o candidato do Governador em Maceió e Luciano Barbosa o derrotou na justiça e lhe deu um banho de votos nas urnas, em Arapiraca, forçando-o a reconhecer sua dupla derrota e estender a mão para ele, chamando-o de volta para ninho emedebista.

Há de se somar a esses dois desastres eleitorais, o fato do Deputado Federal Arthur Lira (PP), hoje Presidente da Câmara dos Deputados, ter conseguido eleger 27 prefeitos pelo seu partido, fora os prefeitos eleitos de outros partidos políticos que são seus aliados. Essa situação forçou o governador a mudar sua postura pessoal e estratégia política e antecipar a campanha para o Senado Federal.

Desta forma, temos agora um Governador popular, com muito dinheiro em caixa ao ponto de se dar ao luxo de não precisar de recursos federais e com uma campanha massificada nas ruas, usando a rede social para anunciar realizações de concursos, liberações de recursos para municípios, assinaturas de ordens de serviços para construções de estradas, hospitais e escolas, buscando restabelecer sua popularidade que era alta no final do seu primeiro mandato como Governador.

NOTAS:

Deputado Arthur Lira(PP), 302 votos, Deputado Baleia Rossi (MDB), 145 votos.

CÂMARA DOS DEPUTADOS: Lira na presidência
A vitória massacrante do Deputado Federal Arthur Lira (PP), de Alagoas, para presidência da Câmara dos Deputados, por 302 votos contra 145 de Baleia Rossi (MDB), seu principal adversário, surpreendeu ao candidato e aos seus aliados e impôs ao então Presidente da casa, Rodrigo Maia, do Rio de Janeiro, e aos demais adversários de Lira e do Presidente Jair Bolsonaro, uma desastrosa e exemplar derrota política.
Para o pequeno Estado de Alagoas, a vitória de Lira está sendo vista com muita animação e expectativa, pois, com um alagoano no topo do poder central e na linha sucessória da Presidência da República, Alagoas poderá finalmente receber os benefícios que lhes são devidos e que, os outros alagoanos que assumiram cargos de igual poder de mando e até maior, jamais lhes deram.

VALE VERDE: Com a palavra o Ministério Público

Desde o início do ano passado, 2020, a população e autoridades de Craíbas, vêm denunciando a Mineradora Vale Verde, sob a alegação de cometimento de vários tipos de infrações que vão desde o descaso com a segurança dos seus trabalhadores até ao fornecimento de agua da Casal para a população da cidade.
A empresa, através de uma nota oficial longa e prolixa, desmentiu as acusações. Outrossim, seria interessante que o Ministério Público, de posse das denúncias e da extensa Nota oficial da empresa fizesse uma investigação para tomar conhecimento da realidade dos fatos trazidos á público, através da imprensa.

CASAL: Burocracia e péssimo serviço

A CASAL, desde o início do seu funcionamento, tem prestado ao povo alagoano um serviço ruim e caro, com um atendimento burocrático, demorado e ineficiente. Em Arapiraca a reclamação é grande e, para se ter ideia, até mesmo para se conseguir uma simples segunda via da sua fatura ou um comprovante de pagamento do seu débito é difícil, diante da dificuldade que se tem para navegar no seu portal.
A tecnologia, no mundo inteiro, tem servido para facilitar a vida das pessoas, para a CASAL a coisa é diferente, ela usa a tecnologia para burocratizar o acesso às informações relacionadas as faturas mensais do seu próprio consumo e fazer raiva, muita raiva aos seus clientes.

ELEIÇÕES 2022: A vez de Arapiraca mostrar sua força política

O município de Arapiraca, com os seus quase 150 mil eleitores, tem condições de voltar a ter um vice-governador, dois deputados Federais e cinco Deputados Estaduais, tudo dependendo da união e articulação das lideranças políticas locais. Atualmente, neste período político eleitoral que se finda em dezembro de 2022, Arapiraca teve o Vice-governador, Luciano Barbosa (MDB), que deixou o cargo para ser Prefeito deste município, um Deputado Federal, Severino Pessoa (REPUBLICANOS) e três deputados Estaduais, Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire (PP) e Breno Albuquerque (PRTB). Como se pode ver, não está longe de se alcançar a meta.

CARNAVAL 2021: Covid pode cancelar a festa

A prudência recomenda que governadores e prefeitos brasileiros cancelem a festa de Carnaval deste ano de 2021, evitando-se com isso uma aglomeração gigantesca, além do uso desmedido de bebidas alcoólicas e drogas de uso proibido todas as especiais. Em Arapiraca, o Prefeito Luciano Barbosa ainda não anunciou se vai ou não proibir as festividades carnavalescas deste ano, ou vai impor limites para a realização desse evento que este ano acontece mais cedo, iniciando-se já próximo dia 16 (terça-feira), deste mês de fevereiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato