Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Amizade de Renan e Luciano é como cristal quebrado

13/01/2021 - 17:12

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Renan e Luciano amizade desfeita, um cristal quebrado.
Renan e Luciano amizade desfeita, um cristal quebrado.

O pleito eleitoral de 15 de novembro, quando se disputou a chefia do Poder Executivo de Arapiraca e teve Luciano Barbosa como candidato eleito, provocou o rompimento de uma amizade de muitos anos entre os emedebistas Renan Calheiros, pai e filho e Luciano Barbosa.

Barbosa, que assumiu pela terceira vez a prefeitura de Arapiraca, foi vice-governador de Renan Filho por imposição do seu pai Senador e, desde o momento em que assumiu a vice-governadoria, teve trabalhando contra si a tropa de choque do Governador, ao ponto de não ter prestigio para resolver o mais simples dos problemas, junto às demais Secretarias, além da pasta da Educação cuja titularidade era sua.

O rompimento da amizade entre Barbosa e os Calheiros, começou quando esse se deu conta de que estava em curso um processo de enfraquecimento político do seu nome, iniciado com a sua convocação para depor na Assembleia Legislativa, vindo em seguida uma ação da Secretaria da Saúde, que resultou na prisão de alguns amigos seus e da sua filha.

Desligar-se do Palácio foi a solução encontrada. Distanciar-se do Governador foi a melhor alternativa. Este caminho poderia ter sido percorrido sem trauma, não fora a disposição do governador de fazer valer o seu poder, demitindo os amigos de Luciano, indicados por ele para cargos em comissão no Governo e, ato seguinte, tomou-lhe a direção do MDB e o expulsou da agremiação partidária.

Resignado e contando com o apoio do povo arapiraquense, Luciano conseguiu vencer as eleições nas urnas e na Justiça Eleitoral, sendo duplamente eleito Prefeito do maior e mais importante município do Estado de Alagoas.

Buscando reparar o erro cometido, o Governador devolveu o MDB a Luciano e, nesse início de janeiro, o convidou para uma reunião no Palácio, com declarações de amizade fraterna ao Prefeito de Arapiraca. Ocorre que, boas e verdadeiras amizades são comparadas a cristais e como tal, devem ser tratadas, evitando-se que se quebre, já que não se descobriu ainda uma formula eficaz de se emendar o cristal quebrado.

Assim, o anuncio feito pelo Prefeito Luciano, na sua rede social, dizendo que estava indo ao Palácio a convite do governador para uma reunião institucional e a pauta com 15 reinvindicações a serem feitas a Renan Filho, mostram que a reunião anunciada era apenas institucional, concluindo-se que não foi nesta e nem será numa próxima reunião que o governador conseguirá sarar as chagas, que ainda sangram, abertas por ele, em Luciano Barbosa.

NOTAS:

ACADEMIA SERGIPANA: homenagem ex-governador João Alves Filho
A Academia Sergipana de Letras-ASL, realizou, na segunda feira passada, dia 11, Sessão Virtual para prestar homenagem póstuma ao engenheiro civil, escritor, ex-prefeito de Aracaju, ex-ministro do Interior e ex-governador de Sergipe, JOÃO ALVES FILHO.
A sessão foi presidida pelo Acadêmico José Anderson Nascimento, Presidente da ASL, a apresentação do vasto e rico currículo do homenageado foi feita pela Acadêmica Marlene Alves Calumby, intelectual membro da Academia e irmã de João Alves.
Vários depoimentos emocionantes foram dados, inclusive pelo ex-governador sergipano Albano Franco, também membro da Academia Sergipana de Letras.
Em Alagoas, o ex-governador João Alves Filho tem uma importante participação na área da construção civil, visto que a sua empresa Habitacional construiu vários imóveis residenciais e comerciais aqui em Alagoas, destacando-se o fato de ter proferido palestras em Maceió e Arapiraca, sempre falando sobre a transposição do Rio São Francisco.
O falecimento de João Alves, ocorrido no dia 24/11/2020, representa uma grande perda para Sergipe, para o Nordeste e para o Brasil, notadamente para o mundo intelectual, a área da construção civil e para a política sergipana e brasileira.

AUTOMÓVEIS ANTIGOS: Dia municipal do antigomobilismo

O Prefeito de Maceió, JHC sancionou no dia 08 deste mês de janeiro, a Lei 7039/2021, criando o Dia Municipal do Antigomobilismo, em homenagem aos colecionadores e donos de automóveis antigos da cidade de Maceió. A lei estabelece o dia 30 de setembro como dia oficial do Antigomobilismo e fará parte do calendário Oficial da Capital de Alagoas. O Pleito foi encaminhado à Câmara Municipal de Maceió pelo Clube do Automóvel Antigo de Alagoas-CAAAL, através de oficio subscrito pelo tesoureiro do clube, Ayres Marques de Oliveira, e teve como patrono o Vereador Cleber Costa.

NATAL E ANO NOVO: Decoração elogiável
A decoração de Natal e Ano Novo em Arapiraca, principalmente, na Avenida Ceci Cunha e no Bosque das Arapiracas, merece elogios pela sua beleza e sobriedade. Baseada na iluminação, a decoração natalina e de Ano Novo desta cidade, idealizada pela Arquiteta e então Secretaria de Cultura do município, Rosangela Carvalho, embelezou a cidade e atraiu milhares de pessoas que, além de tirar fotografias das belas peças decorativas, participaram dos eventos promovidos pela municipalidade.

SEGURANÇA: Alfredo Gaspar e a prevenção ao crime

O Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, nesse curto espaço de tempo em que assumiu pela segunda vez essa Secretaria, já disse a que veio pondo em funcionamento uma ação de prevenção ao crime denominada “Saturação da área”, iniciando suas atividades na cidade de União dos Palmares. A exemplo da sua atuação, durante o tempo em que foi o titular da pasta da Segurança Pública pela primeira vez, o Secretario participou pessoalmente da operação que utilizou mais de 10 viaturas policiais e um helicóptero.

POLICIA MONTADA: Segurança a cavalo
Uma cena que chama a atenção das pessoas que passeiam e praticam atividades físicas, à noite, no Bosque das Arapiracas, pela elegância e pela sensação de segurança que transmite, é o policiamento montado da Policia Militar de Alagoas, realizado naquele e nos demais logradouros públicos do centro da cidade de Arapiraca.
Quatro policiais, elegantemente montados em belos animais, percorrem todo o logradouro, prontos para atuarem a qualquer instante, quando a ação policial se fizer necessária. De parabéns o comando do 3º BPM de Arapiraca, por esta e por todas as demais ações executadas no combate ao crime e na manutenção da lei e da ordem, na sua área de atuação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Telegram.
Encontrou algum erro? Entre em contato